INTEGRAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO BÁSICO: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA NO SOFTWARE SCIENCE E NA ESTRUTURAÇÃO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS.
Robótica Educacional, Ensino Básico, Software SCIENCE, Tecnologias Educacionais.
A robótica educacional tem se consolidado como uma ferramenta relevante noensino de disciplinas básicas, promovendo engajamento e aprendizado significativo. Noentanto, sua adoção ainda encontra entraves, como a ausência de diretrizes claras, apacitação docente limitada e dificuldades na integração ao currículo escolar. Este trabalho propõe-se a investigar, aprimorar e validar o software SCIENCE, um sistema baseado em ontologias (desenvolvido originalmente para apoiar a geração de planos de aula em matemática), ampliando seu escopo e consolidando funcionalidades dispersas em pesquisas anteriores. A pesquisa, fundamentada na abordagem do Design Science, visa integrar os módulos existentes, adaptar o SCIENCE a diferentes realidades escolares e propor mecanismos eficazes de avaliação de impacto educacional. Para tanto, serão utilizados revisão sistemática da literatura, testes diagnósticos com alunos (pré e pós), aplicação de questionários baseados no modelo TAM com professores, além de uma fase de intervenção prática em sala de aula com acompanhamento por protocolo COPUS. Espera-se com isso contribuir para a estruturação de uma metodologia robusta de adoção da robótica educacional, ampliando sua aceitação e eficácia no ensino e no contexto escolar.