PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS E DRONES COM ENTREGAS FRACIONADAS.
VRPD. Entregas Fracionadas. Programação Linear Inteira Mista. Entrega de última milha.
Avanços tecnológicos recentes vêm transformando setores como medicina, comunicação e logística, impactando a forma de viver e consumir. A pandemia de Covid-19 evidenciou a importância de estratégias como o e-commerce e a logística de última milha. Nesse cenário, o uso de drones na logística de entrega surge como uma alternativa promissora para reduzir custos e aumentar a eficiência. Contudo, desafios como a capacidade de carga e a duração limitada da bateria dos drones ainda impõem restrições. A integração de drones no sistema de roteamento de veículos apresenta-se como uma solução inovadora, motivando pesquisas que buscam otimizar as operações híbridas caminhão-drone, explorando variáveis e técnicas para superar limitações e contribuir com o avanço logístico. Desse modo, este estudo tem como objetivo otimizar o roteamento de veículos com o auxílio de drones, sobretudo no contexto de entrega de última milha. Para aprofundar o conhecimento sobre o estado da arte do tema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com o intuito de identificar tendências, desafios e avanços relacionados ao VRPD em diferentes contextos. A revisão apontou, entre outros resultados, uma lacuna na aplicação de modelos existentes para o cenário de entregas fracionadas. Para suprir essa necessidade, foi proposto um modelo matemático de programação linear inteira mista, que considera a fracionalidade das cargas e a utilização de drones para entrega, permitindo que mais de um veículo visite o mesmo cliente, com o objetivo de reduzir os custos logísticos. Os testes computacionais, conduzidos com o uso do solver CPLEX, indicaram que o modelo que integra drones ao sistema de entregas fracionadas se mostrou mais econômico em comparação com o modelo que utiliza exclusivamente caminhões. Devido à complexidade do problema, identificou-se a necessidade do desenvolvimento de algoritmos, como heurísticas e metaheurísticas, para viabilizar testes em instâncias de grande porte. Por fim, o trabalho destaca que a inclusão de drones no roteamento de veículos pode gerar economias significativas e vantagens competitivas, além de sugerir a incorporação de novas características ao modelo, como a limitação de voo dos drones, e a realização de testes em instâncias maiores para validação adicional do modelo.