DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA AUXÍLIO DO DIAGNÓSTICO E APOIO NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autismo, Ontologia, OWL, Diagnóstico, TEA.
A crescente prevalência do transtorno do espectro autista (TEA) destaca a necessidade de ferramentas que ajudem os profissionais de saúde na obtenção do diagnóstico do autismo. A ausência de um exame específico para a identificação do TEA pode resultar em diagnósticos tardios. Além disso, há uma dificuldade significativa da população em reconhecer e entender o autismo, o que reforça a importância de métodos acessíveis que forneçam suporte no processo de diagnóstico para médicos e informações para familiares a respeito dos pacientes autistas.A realização do estudo a ser feito por especialistas na área TEA durante o processo de tomada de decisão a respeito do fechamento do laudo autista pertencente a uma determinada pessoa, é construído por aplicação de diversos métodos e entre eles, pode-se citar a descrição dos termos para definir as características presentes no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5, que abrange aspectos de comunicação, interação social e comportamentos repetitivo e restritivos. Com isso a presente pesquisa tem como objetivo central a estruturação das informações a respeito das características do autismo por meio de uma análise dos dados presentes na documentação aplicada ao manual DSM-5 em uma ontologia, com a finalidade de atribuir uma linguagem clara e objetiva, visto que o manual possui termos técnicos que podem dificultar o acesso e entendimento da informação por parte da população. A aplicação ontológica também facilitará o compartilhamento dos dados do DSM-5 no âmbito médico e de pesquisa, promovendo assim futuras aplicações e realização de estudos profundos para o entendimento da pessoa TEA. No desenvolvimento do presente estudo foi adotado o métodos epistemológico ontológico com o uso da ferramenta protégé, para estruturar os conceitos abordados no manual contendo informações a respeito dos padrões característicos definidos nos critérios de diagnósticos A e B que se refere aos tipos de interação social, linguagem e comportamentos, garantindo uma compreensão detalhada a respeito do conhecimento, permitindo uma representação rica por meio da validação e estruturação dos dados aplicados e manipulados na linguagem OWL. Os resultados foram validados por psicólogos e psicopedagogos, que objetivaram a forma em que as informações contidas estavam organizadas, verificando a atribuição e ligação das classes definidas, ressaltando a clareza dos dados, com o intuito de promover uma sociedade mais inclusiva. A presente ontologia obteve resultados satisfatórios, os termos apresentados referentes às características autistas estão categorizados de forma simples, e as inferências realizadas possibilitam obter respostas para as questões de competências estabelecidas, tais como: Quais características compõem o critério B? Quais são os tipos de comportamentos, e quais são os tipos de comunicação verbal? Com as respostas obtidas por meio das questões é possível permitir o acesso e compartilhamento das informações de forma simples e eficiente por profissionais ligados a área do TEA, contribuindo para futuras pesquisas e, consequentemente, para uma sociedade mais informada sobre as características autistas.