Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEF KENNEDY ROCHA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEF KENNEDY ROCHA DA SILVA
DATA : 25/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Prédio da PROPPG
TÍTULO:

Avaliação de crescimento e aspectos taxonômicos e funcionais de peixes estuarinos e costeiros presentes em uma região da plataforma continental setentrional do Rio Grande do Norte (RN), Nordeste do Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Estuários hipersalinos. Padrões ecológicos. Conservação e manejo.


PÁGINAS: 25
RESUMO:

O município de Macau, localizado na região setentrional do Rio Grande do Norte, tem como principal fonte de atividade socioeconômica seu sistema de estuários hipersalinos e sua zona costeira. No entanto, o uso desenfreado de recursos biológicos e dos espaços físicos na plataforma continental setentrional do estado tem colocado em questão a falta de estratégias para minimizar impactos ambientais e a urgência de estudos ecológicos para um melhor entendimento dos aspectos taxonômicos e funcionais de assembleias de peixes estuarinos e costeiros. Nesse contexto, esta pesquisa investigará padrões de crescimento e diversidade taxonômica e funcional de três comunidades de peixes presentes na cidade de Macau/RN. Coletas serão realizadas entre janeiro e dezembro de 2025, com periodicidade trimestral. Durante a captura do material biológico, dois métodos serão utilizados: 1) pesca com rede de arrasto; 2) pesca com rede do tipo tarrafa. Para análise de crescimento, os otólitos sagittae serão extraídos, limpos, secos e armazenados. Em seguida, serão emblocados em resina epóxi, seccionados e polidos para observação da espessura dos anéis de crescimento. Será realizada uma ANOVA a fim de comparar os resultados entre as três unidades experimentais, seguido de um teste post hoc para identificar quais tratamentos são significativamente diferentes. A diversidade taxonômica alfa será analisada pelos índices de riqueza de espécies (S) e Shannon-Wiener (H′), enquanto a diversidade funcional alfa será avaliada pelo índice de divergência funcional (FDiv) e pela distância de Gower. A diversidade taxonômica beta será avaliada por índice de Jaccard e ANOSIM, com PCoA para visualização dos agrupamentos. A diversidade funcional beta será investigada por distância de Gower, também visualizada por PCoA. As duas diversidades serão particionadas em aninhamento (NODF) e substituição (Jaccard). A influência da salinidade sobre as comunidades será examinada por correlação de Pearson para a diversidade alfa e por análise multivariada (PERMANOVA) para a diversidade beta. Todas as análises serão realizadas no software R.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2213412 - CRISTIANO QUEIROZ DE ALBUQUERQUE
Interno - 1342048 - JOSE LUIS COSTA NOVAES
Externo à Instituição - MARIO VINICIUS CONDINI - UFES
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 07:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03