Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERNANDA DELFINO DO COUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA FERNANDA DELFINO DO COUTO
DATA : 25/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/gqm-ypqa-gkh
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA MIGRAÇÃO SOBRE AS TAXAS DE CRESCIMENTO DE ROBALOS (Centropomus parallelus), ATRAVÉS DA ANÁLISE DE ANÉIS DE CRESCIMENTO EM OTÓLITOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Otólitos, Migração, Estuários, Crescimento.


PÁGINAS: 17
RESUMO:

Este estudo pretende investigar os efeitos dos padrões migratórios sobre as taxas de crescimento do Centropomus parallelus, conhecido como robalo-peva, uma espécie de grande importância comercial e ecológica nas regiões estuarinas do sudeste e nordeste do Brasil. O objetivo é utilizar otólitos, estruturas calcificadas localizadas no ouvido interno dos peixes, para analisar as marcas de crescimento e determinar a idade e as taxas de crescimento dos indivíduos. O projeto envolve a coleta de espécimes em diversos estuários da Bahia, como Baía de Todos os Santos, Camamu, Canavieiras e Caravelas, ao longo do período de março de 2015 a março de 2017. Os otólitos foram extraídos dos peixes e preparados para análises subsequentes. A metodologia incluirá o uso de microscopia óptica para identificar e contar os anéis de crescimento. Além disso, análises químicas foram realizadas através de um sistema de ablação a laser acoplado a um espectrômetro de massa para avaliar a composição química dos otólitos. A contagem dos anéis de crescimento permitirá distinguir variações nas taxas de crescimento entre peixes migrantes e residentes. Espera-se que os resultados revelem diferenças significativas nas taxas de crescimento entre os grupos migrantes e não migrantes, indicando como os padrões migratórios afetam o crescimento dos indivíduos de C. parallelus. Os dados obtidos proporcionarão uma visão mais detalhada da dinâmica populacional e das influências ambientais sobre a espécie. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais aprofundada das necessidades de conservação e manejo dos recursos pesqueiros na região, oferecendo uma base sólida para futuras investigações sobre a ecologia e biologia do C. parallelus.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2213412 - CRISTIANO QUEIROZ DE ALBUQUERQUE
Interno - 1342048 - JOSE LUIS COSTA NOVAES
Externo à Instituição - MARIO VINICIUS CONDINI - UFES
Notícia cadastrada em: 23/09/2024 07:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03