DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO TELETRABALHO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Teletrabalho. Técnicos Administrativos. Servidores Públicos. Instituição de Ensino.
A presente pesquisa objetiva analisar a percepção dos servidores técnicos administrativos quanto ao teletrabalho em uma Instituição Federal de Ensino, focando nos servidores que aderiram a essa modalidade. Em relação aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo, composto por 4 etapas: 1 - Estruturação do Instrumento; 2 -Coleta de dados; 3 - Tratamento e análise dos dados e 4 - Interpretação dos resultados. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário direcionado aos servidores que desempenharam atividades em teletrabalho até agosto de 2023, aplicado em forma de Censo. Juntamente com o questionário, composto por 45 questões fechadas em escala Likert, foi enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e os dados foram analisados por meio do software Excel. Os resultados indicam que o teletrabalho oferece diversas oportunidades, como maior flexibilidade, redução de deslocamentos, maior interação familiar, aumento da produtividade e da qualidade dos serviços, além da redução de faltas ao trabalho, possivelmente relacionada à flexibilidade de horários. No entanto, alguns desafios foram apontados, incluindo o aumento dos custos domésticos, maior cobrança por resultados e dificuldades com distrações no ambiente domiciliar. Além disso, alguns servidores relataram receios com uma má avaliação, porém de forma menos expressiva. Os dados apontam que 95% dos servidores confirmam terem se adaptado ao teletrabalho, mesmo com seus desafios. Os achados da pesquisa indicam que os benefícios do teletrabalho superam seus desafios, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos servidores e para a eficiência institucional. No âmbito organizacional, essa pesquisa fornece subsídios para conhecimento da gestão quanto a percepção dos servidores sobre o teletrabalho, fornecendo subsídios que podem promover aprimoramento de políticas e práticas que firmam o teletrabalho entre os servidores, melhorando o bem-estar dos profissionais envolvidos nesse tipo de atividade, consequentemente, um melhor resultado para a instituição das atividades desenvolvidas.