Banca de DEFESA: SUSYARA KARINE MENEZES OLIVEIRA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUSYARA KARINE MENEZES OLIVEIRA RODRIGUES
DATA : 29/04/2025
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/ozw-girj-jcb
TÍTULO:

A estruturação do problema do baixo índice de conclusão de curso em uma escola técnica a partir da utilização do método SODA (Strategic Options Development and Analysis).


PALAVRAS-CHAVES:

evasão escolar; ensino técnico; método SODA; IFRN; curso de Mecânica.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

A evasão escolar representa um desafio significativo para as instituições educacionais. No ensino técnico, afeta diretamente a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento regional. Esta dissertação tem como objetivo estruturar os problemas que contribuem para o baixo índice de conclusão do curso Técnico em Mecânica, na modalidade subsequente, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró. Para tanto, utilizou-se o método SODA (Strategic Options Development and Analysis), pertencente à abordagem da Pesquisa Operacional Soft, que permite mapear as percepções dos diversos stakeholders envolvidos no processo educacional, como professores, alunos e egressos. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, fundamentada na análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários, tendo como período de referência os anos de 2013 a 2023. Os resultados indicam que os fatores que mais contribuem para a evasão incluem o modelo da grade curricular, a estrutura dos laboratórios, problemas financeiros e a dificuldade nas disciplinas, além da perda de atratividade da área técnica de petróleo e mecânica na região. A partir da construção dos mapas cognitivos, foi possível identificar construtos dominantes e propor ações estratégicas que visem mitigar o problema da evasão, fortalecendo o vínculo dos estudantes com o curso e promovendo uma formação mais alinhada às demandas do mercado. Este estudo contribui para o aprimoramento das políticas institucionais e reforça a importância da escuta ativa dos atores envolvidos no processo educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1028844 - THOMAS EDSON ESPINDOLA GONCALO
Interna - 1046754 - PRISCILA DA CUNHA JACOME VIDAL
Externa à Instituição - FABIANA GOMES DOS PASSOS - PESQUISADOR
Notícia cadastrada em: 16/04/2025 14:47
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