Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DAS CHAGAS SILVEIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO DAS CHAGAS SILVEIRA SOUZA
DATA : 05/08/2024
LOCAL: Sala 24 – PROPPG - Universidade Federal Rural do Semi-Arido

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: influência dos vieses comportamentais na tomada de decisão em projetos de investimentos em ativos reais

Viés do Excesso de Confiança, Viés do Otimismo, Escolha de projetos, Tomada de decisão.

Esta pesquisa tem como objetivo identificar a presença dos vieses comportamentais, o efeito do excesso de confiança e o viés otimismo na decisão de investimentos em ativos reais, com análise conjunta dos aspectos financeiros, estratégicos, comerciais e organizacionais da companhia. Por muito tempo, a teoria do mercado eficiente versou e descreveu que os indivíduos não possuíam limitações em suas análises e que estes tomavam sempre as melhores decisões, porém, com o surgimento das finanças comportamentais através dos estudos de Kahnenam e Tversky, passou a verificar que tais precedentes não eram em sua totalidade verdadeiros, notou-se que os indivíduos possuem capacidades limitadas de processamento e que sua decisão pode ser influenciada por diversos fatores intrínsecos ao tomador da decisão. A presença de vieses no processo decisório é tida como certa e difícil de extrair, portanto, a necessidade de conhecimento prévio acerca dos vieses que podem interferir na decisão para seu controle. Logo, parte da questão: há influência dos vieses comportamentais na tomada de decisão em projetos de investimentos em ativos reais? Tem como objetivos específicos: investigar os efeitos causados pelos vieses excesso de confiança e do otimismo; compreender o papel modelador, nos gestores responsáveis pela tomada de decisão de investimentos em ativos reais, dos vieses comportamentais; analisar a influência dos aspectos financeiro, estratégico, comercial e organizacional na escolha de projetos. O método escolhido para alcance dos objetivos foi o uso da estatística descritiva, testes estatísticos, análise fatorial confirmatória e regressão. Espera-se contribuir para o entendimento das heurísticas na tomada de decisão quando envolver ativos reais considerando os aspectos financeiro, comercial, organizacional e estratégico.

Interno - 1500639 - ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
Presidente - 2015250 - FABIO CHAVES NOBRE