Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGINEIDE GOMES DE FREITAS

DISCENTE : ROGINEIDE GOMES DE FREITAS
DATA : 27/06/2024
LOCAL: meet.google.com/mnh-bmma-vvp

OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs) DA AGENDA 2030 EM PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA UFERSA.

ODSs; Universidade; Ensino; Pesquisa; Extensão.

O debate em torno da questão ambiental tem ampliado seu relevo desde a segunda metade do século XX, devido à magnitude de sua dimensão e à urgência de busca por soluções. Sendo assim, é reconhecida a necessidade de uma atuação coletiva com participação dos diversos atores sociais, especialmente das IES, por conta da relevante função social que desempenham na sociedade, seja no âmbito educacional ou através da gestão de seus campi. Deve-se considerar, ainda, que estas instituições podem assumir diferentes classificações a depender da sua organização e prerrogativas acadêmicas, podendo assumir a configuração de faculdades, centros universitários ou universidades as quais vão implicar em diferentes vieses de atuação. O contexto universitário, que está vinculado legalmente à operacionalização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, e, portanto, tem capacidade de produzir, testar e compartilhar conhecimentos úteis para a implementação da Agenda 2030, será a ótica de análise adotada nesta pesquisa. Desse modo, foi definida como pergunta norteadora: Quais os ODSs da Agenda 2030 que constam em práticas de ensino, pesquisa e extensão do campus da UFERSA, em Mossoró/RN? Com isso, buscará atingir o seu objetivo geral que consiste na análise dos ODSs da Agenda 2030 que constam em práticas de ensino, pesquisa e extensão do campus da UFERSA em Mossoró/RN. Os aspectos metodológicos selecionados para o desenvolvimento do estudo foram a abordagem qualitativa; o caráter exploratório e descritivo; e o método documental - que permite a construção de novas interpretações a partir da análise dos diversos documentos. Para viabilização do processo, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, um roteiro - o qual será aplicado para examinar os PPCs - e um formulário para investigar as iniciativas de pesquisa e extensão da universidade. A análise dos dados adquiridos será realizada por meio da técnica da análise de conteúdo, seguindo os pressupostos de Bardin (1977).

Externa à Instituição - DIONE IARA SILVEIRA KITZMANN - UFRN
Externa à Instituição - ANA PAULA PERLIN - UFSM