samara martins nascimento goncalves

ATI - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - ANGICOS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
É doutora em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Ceará e obteve título de mestre em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (Cin/UFPE). Concludente do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal da Paraíba. Foi integrante do grupo de pesquisa ARIDa (Advanced Research in Databases). No mestrado, propôs um benchmark para Data Warehouse Geográfico (DWG). O problema considerado envolve o desempenho de um ambiente DWG, levando em consideração a variação da complexidade e volume de dados. No doutorado, propôs um modelo de predição para computar tempos de viagens dos objetos móveis. Em 2015, foi aluna visitante na Universidade de Piraeus, na Grécia, e em 2016 foi aluna visitante na PUC-Rio de Janeiro. Antes de sua entrada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), atuou como professora substituta no Instituto Federal da Paraíba, Campus Campina Grande. Entrou em exercício na UFERSA no dia 14 de junho de 2019, com lotação no Campus de Pau dos Ferros. Atualmente, é professora Adjunta e ministrou diversas disciplinas, tais como: Teste de Software, Qualidade de Software, Bancos de Dados Avançados e Python. É uma das líderes dos Grupos de Pesquisas Laboratório de Inovações em Software (LIS) e Laboratório de Inteligência Computacional (CiLab). Durante todo o período de atuação profissional na UFERSA, participou ativamente de atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Foi coordenadora do curso de Engenharia de Software de 30 de março de 2021 a 27 de julho de 2022. As suas principais áreas de interesse são Engenharia de Software, Qualidade de Software, Teste de Software, Métricas de Software, Banco de Dados, Big Data, Data Streams, Bancos de Dados NoSQL, Gerenciamento de Dados e Análise de Sistemas.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutora em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC);
Mestre em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Graduada em Ciência da Computação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Engenharia de Software, Qualidade de Software, Teste de Software, Métricas de Software, Banco de Dados, Big Data, Data Streams, Bancos de Dados NoSQL, Gerenciamento de Dados e Análise de Sistemas.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0083236246614173

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Campus Angicos
Rua Gamaliel Martins Bezerra, Angicos - RN, 59515-000
Sala
21
Telefone/Ramal
4590
Endereço eletrônico
samara.nascimento@ufersa.edu.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01 v4.11.3