O uso de materiais inteligentes em aplicações avançadas principalmente na área Aeroespacial é foco de muitas empresas e organizações que desenvolve altas tecnologias como a NASA, Boeing e por que não a empresa Brasileira Embraer. O projeto UFERSA PEG0001-2017 (Desenvolvimento de Fixadores Inteligentes Baseados em Ligas com Memória de Forma Visando Aplicações Aeroespaciais e Biomédicas) o qual integro conta com a cooperação técnica da UFCG/PB (http://www.ufcg.edu.br) e da Embraer S.A. (http://www2.embraer.com.br) visa desenvolver dispositivos, tecnologias e aplicações a partir desses materiais para uso na área Aeroespacial. Desta forma, qualificar mão de obra especializada para atuar nessa área é de extrema importância e tem interesse estratégico do governo brasileiro que tem lançados editais específicos. Assim, o evento 3th Olympiad of Smart Firecrackers visa informar as aplicações de materiais avançados nos mais diversos setores da engenharia e promover a participação de alunos nas Olimpíadas de foguetes que têm se mostrado um meio capaz de estimular o ingresso de novos alunos no curso de engenharia pelo Brasil afora. O evento vem crescedo na região e superou as expectativas de público para 2018. Nesse evento os alunos da rede privada e pública da região do meso oeste portiguar poderão participar de palestra de convidados, participar da competição de lançamentos de foguetes e gincanas. Um evento com duração de 10 horas muito proveitoso servindo além da troca de conhecimento de divulgador dos cursos de extensão da UFERSA.
As competições com foguetes à água ou vinagre são experimentos didáticos construídos com materiais de baixo custo e podem se constituir em interessantes motivadores de estudo de conteúdos de Física, seja em seu manuseio ou em sua construção. Os foguetes podem ainda ser utilizados nos Ensino Fundamental e Médio, adequando - se a linguagem e o aprofundamento de cálculos envolvidos. Com essa atividade conceitos como inércia, pressão, força, ação e reação e resistência do ar, podem ser discutidos e em observações práticas promover o aprimoramento do desempenho do foguete. Várias possibilidades de modificação podem ser realizadas na construção como no formato do foguete ou nas condições de utilização (como a quantidade de água) e com elas analisar as alterações do protótipo. O trabalho didático discutido nesse evento em parceiras com as escolas de ensino públicas e privadas proporcionará que professores da rede Municipal de Ensino da mesorregião do oeste potiguar juntamente com os docentes dos cursos tecnológicos da UFERSA Caraúbas, reduzam as taxas de evasão por meio da realização da competição que será realizada com materiais de baixo custo. Para isso, conceitos físicos e matemáticos envolvidos no experimento, suas dificuldades práticas de funcionamento e eventuais erros será objeto de interação entre aluno-professor, destacamos as Leis de Newton, queda livre e impulso. Ainda, podem-se destacar em nível mais avançado outros conceitos como a perda de massa durante o seu trajeto no ar. A utilização nesta competição de cálculos matemáticos e equações para explicar o funcionamento do foguete não será obrigatória nos projetos dos alunos e professores dos Ensinos Médio e Fundamental.
As atividades para que essa Olimpíada ocorra está dividida em 5 etapas:
1° Elaboração de Edital - até Agosto de 2019;
2° Divulgação e Inscrições - Setembro e Outubro de 2019;
3° Olimpíada (Competição) - Outubro de 2019;
5° Prestação de Contas - Novembro de 2019;
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
3st Olympiad of Smart Firecrackers – UFERSA
Programação Vide documento em Anexo
DISCENTES ENVOLVIDOS NO PROJETO DE EXTENSÃO DOS CURSOS DE TECNLOGIA
DISCENTES DA REDE PUBLICA E PRIVADA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REGIÃO
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa07.sigaa07 v4.11.3