Banca de DEFESA: DHOUGO ARAGONES AMARO DA SILVA

DISCENTE : DHOUGO ARAGONES AMARO DA SILVA
DATA : 29/09/2023
LOCAL: meet.google.com/zag-tvah-bqr

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Um Estudo de Caso na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Governança Pública. Gerenciamento de Processos. Implementação de Gerenciamento de Processos.

No mundo corporativo, o gerenciamento de processos é tema recorrente, consistindo em uma ferramenta importante no auxílio do mapeamento, na execução e no monitoramento dos desempenhos de processos, com aplicações que vão além do mundo empresarial, alcançando também as instituições públicas. A Governança Pública adaptou-se ao modelo de governança corporativa, como alternativa para superar as dificuldades do Estado em efetivar a entrega de serviços. O Gerenciamento de Processos (GP) é uma ferramenta útil à governança pública, com vista à melhoria contínua, necessária para atender as necessidades e expectativas dos beneficiários com maior garantia de qualidade. Imerso nesse contexto, este estudo investiga o gerenciamento de processos em Instituições de Ensino Superior, por meio de um estudo de caso na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O esforço investigativo de caráter qualitativo, com interpretação de dados orientados pela Análise de Conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas dirigidas da área de Gestão de Pessoas, aos quais foram dirigidas questões relacionadas à percepção e conhecimento dos servidores sobre o Gerenciamento de Processos (GP) para o alcance das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (2021 – 2025) da UFERSA. Os resultados mostraram que a maioria dos servidores não detém domínio da técnica de GP, bem como a instituição não dispõe de quadro de servidores suficiente e estrutura adequada para implementar o GP de forma efetiva. Apesar das dificuldades relatadas, a pesquisa mostra que algumas unidades administrativas da UFERSA possuem fases do Gerenciamento de Processos implementadas, a exemplo do mapeamento de processos. Identificou-se ainda que os maiores facilitadores para a implementação do GP na UFERSA é a assessoria prestada por seu Escritório de Processos, a sensibilidade e apoio da alta gestão da universidade. Espera-se que os resultados obtidos possam auxiliar a administração da UFERSA em busca de uma implementação adequada da técnica do Gerenciamento de Processos na área de gestão de pessoas, com melhoria continua e maior efetividade.

Externa à Instituição - ALESSANDRA CABRAL NOGUEIRA LIMA
Presidente - ***.115.804-** - FRANCISCO CARLOS CARVALHO DE MELO - UERN
Externo à Instituição - JOSÉ SUELDO CÂMARA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 15:03