Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA

2024
Dissertações
1
  • CAMILA DE SOUZA FILGUEIRA DANTAS
  • A CORRUPÇÃO E SEU IMPACTO NA ECONOMIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.

  • Orientador : LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • JORGE DA SILVA CORREIA NETO
  • PATRÍCIA VERÔNICA PINHEIRO SALES LIMA
  • Data: 08/01/2024

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo abordou a relação entre corrupção e desenvolvimento, explorando diversas perspectivas e análises de diferentes estudiosos, enfatizando o impacto da corrupção na economia e evidenciando as consequências negativas para o crescimento econômico e o investimento estrangeiro. Buscou oferecer uma visão abrangente da corrupção, destacando suas causas multifacetadas, impactos na economia e na sociedade, utilizando a pandemia de COVID-19 como um estudo de caso significativo. Firmamos como objetivo principal a análise dos efeitos diretos da pandemia na performance das empresas, internalizando características a nível-macro, com ênfase na corrupção, no desempenho dessas empresas em momentos de crise. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos, a observação das características microeconômicas e como elas tiveram impactos significativos no crescimento, bem como qual a correlação das variáveis macroeconômicas com o crescimento das vendas durante a pandemia. A metodologia aplicada foi por meio de um modelo econométrico e os dados foram obtidos da base de dados COVID-19 Enterprise Survey Follow-Up do Grupo Banco Mundial. Foi realizada uma pesquisa descritiva, onde revelou-se uma ampla variação no crescimento das empresas durante a pandemia. A matriz de correlação destacou relações significativas entre o crescimento e várias variáveis. Os resultados do modelo econômico mostraram que o suporte do governo e características microeconômicas tiveram impactos significativos no crescimento, bem como na performance das firmas durante esse período.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo abordou a relação entre corrupção e desenvolvimento, explorando diversas perspectivas e análises de diferentes estudiosos, enfatizando o impacto da corrupção na economia e evidenciando as consequências negativas para o crescimento econômico e o investimento estrangeiro. Buscou oferecer uma visão abrangente da corrupção, destacando suas causas multifacetadas, impactos na economia e na sociedade, utilizando a pandemia de COVID-19 como um estudo de caso significativo. Para isso, firmamos como objetivo principal a analise dos efeitos diretos da pandemia na performance das empresas, internalizando características a nível-macro, como a corrupção, no desempenho dessas empresas em momentos de crise, assim como estabelecemos a analise dos efeitos da pandemia nas vendas das firmas e os impactos da corrupção na performance das organizações ao longo da pandemia do COVID-19, como objetivos específicos. A metodologia aplicada foi por meio de um modelo econométrico e os dados foram obtidos da base de dados COVID-19 Enterprise Survey Follow-Up do Grupo Banco Mundial. Foi realizada uma pesquisa descritiva, onde revelou-se uma ampla variação no crescimento das empresas durante a pandemia. A matriz de correlação destacou relações significativas entre o crescimento e várias variáveis. Os resultados do modelo econômico mostrou que o suporte do governo e características microeconômicas tiveram impactos significativos no crescimento, bem como na performance das firmas durante esse período.

2
  • LUIS ALBERTO DA COSTA
  • UMA VISÃO REGIONAL DO FEDERALISMO FISCAL BRASILEIRO: ANÁLISE SOBRE EFEITOS REDISTRIBUTIVOS DAS TRANSFERÊNCIAS DE RECEITAS NOS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO

  • Orientador : LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAURO CESAR BEZERRA NOGUEIRA
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
  • Data: 15/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Na medida em que as receitas fiscais geradas nos municípios refletem sua própria distribuição de riqueza econômica, a distributividade das transferências intergovernamentais torna-se fundamental para o equilíbrio federativo entre municípios e entre regiões. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar os efeitos redistributivos das transferências intergovenamentais nos municípios do semiárido, em comparação com os demais municípios brasileiros. Os procedimentos metodológicos baseiam-se em método estatístico, incluindo ainda análise descritiva, testes de correlação e estimação de modelos de regressão linear com dados em painel, empilhados em séries temporais anuais, de 2003 a 2022, tendo como unidade de observação os 5570 municípios brasileiros. Os resultados confirmam as hipóteses propostas, de que: i) as transferências redistributivas e condicionadas contribuem para reduzir as disparidades de receitas nos municípios do semiárido brasileiro, em relação às médias nacionais, enquanto as transferências devolutivas e compensatórias não contribuem para essa redução de disparidades; ii) indicadores municipais de PIB, renda e de desenvolvimento humano apresentam efeitos preditores positivos sobre a capacidade de arrecadação de receitas nos municípios; e iii) regimes de distribuição do FPM que tenham como parâmetros índices de PIB per capita e renda média tendem a produzir efeito equalizador, beneficiando os municípios com menor capacidade de arrecadação, e produzindo efeitos positivos para os municípios do semiárido. Os resultados do estudo contribuem para compreensão da estrutura redistributiva e seus efeitos sobre as disparidades fiscais regionais, sobre associações entre capacidades de arrecadação e fatores socioeconômicos, bem como sobre possibilidades de desenvolvimento de parâmetros para equalização de receitas no federalismo fiscal brasileiro.


  • Mostrar Abstract
  • Na medida em que as receitas fiscais geradas nos municípios refletem sua própria distribuição da riqueza econômica, o grau de capacidade redistributiva das transferências intergovernamentais se torna um fator decisivo para a ampliação da capacidade de gasto nas jurisdições menos desenvolvidas e para um maior equilíbrio federativo, entre os municípios e entre as regiões. Nesse sentido, os municípios do semiárido brasileiro apresentam indicadores socioeconômicos e níveis de capacidade de arrecadação mais baixos em comparação com as médias nacionais. De tal modo, este estudo terá como objetivo analisar a capacidade redistributiva das transferências intergovernamentais de receitas nos municípios do semiárido brasileiro. Os objetivos específicos serão: analisar o efeito redistributivo das transferências no que se refere à equalização de receitas nos municípios do semiárido; investigar os efeitos preditivos de fatores demográficos e indicadores macroeconômicos sobre a capacidade de arrecadação própria dos municípios; e propor métodos de partilha de receitas municipais, baseados em índices que correspondam aos fatores explicativos da capacidade de arrecadação municipal própria. A metodologia aplicada utiliza coleta de dados secundários, abordagem quantitativa, técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, e método procedimental estatístico, com estimação de modelos de regressão linear com dados estruturados em painel, empilhados em séries temporais anuais, de 2003 a 2022, tendo como unidade de observação os 5570 municípios brasileiros. Os métodos quantitativos incluem ainda: análise descritiva de dados em séries históricas e em recortes anuais, com aplicação de medidas de desvio-padrão, média, coeficientes de variação, coeficiente de Gini e testes de correlação. Os possíveis resultados poderão trazer evidências para o conhecimento sobre a estrutura redistributiva da federação e suas disparidades fiscais regionais, sobre as associações entre capacidades de arrecadação e fatores socioeconômicos, e sobre possibilidades de desenvolvimento de parâmetros de equalização de receitas no federalismo fiscal brasileiro.

3
  • MARCELO CARLOS DE ARAUJO
  • FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: uma análise do impacto das receitas próprias.

  • Orientador : ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • FABIO CHAVES NOBRE
  • LUCIANA SANTOS COSTA VIEIRA DA SILVA
  • Data: 17/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto dos recursos oriundos de receitas próprias no orçamento das IES Federais brasileiras no período de 2014 a 2023. Aborda a importância da educação superior no desenvolvimento de uma nação, destacando o financiamento das universidades a partir das fontes de receitas próprias. No contexto brasileiro, as Universidades Federais desempenham um papel crucial na produção científica e tecnológica, contudo enfrentam desafios financeiros, especialmente devido a cortes orçamentários e à Emenda Constitucional 95/2016, que limitou os gastos públicos por um período de 20 anos. Seu procedimento metodológico é de abordagem de método misto, com coleta e uso de dados secundários, raciocínio dedutivo e finalidade aplicada. As técnicas de pesquisa utilizadas são documentais e bibliográficas, e o método procedimental é estatístico, com técnicas da estatística descritiva e da análise de correlação. O estudo foi feito com base no orçamento das 69 universidades federias. Teve como resultado a arrecadação própria no período que correspondeu a 11,46% dos recursos da Matriz OCC. Os dados mostraram uma disparidade na capacidade de arrecadação entre as universidades, influenciada por fatores diversos. Observou-se o impacto negativo da Emenda Constitucional 95/2016 nas receitas, com hipótese de recuperação após a Emenda Constitucional 126/2022. Como contribuição foi elaborado o produto técnico no formato de recomendações para o aumento de receita própria na UFERSA. Limitou-se a trabalhar com dados quantitativos coletados em plataformas governamentais abertas. Recomenda-se analisar a execução das fontes próprias, assim como os anos após 2023 e avaliar a hipótese de recuperação das receitas.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho tem como tema a participação e o perfil de captação de receitas próprias das universidades brasileiras, e aborda a importância da educação superior no desenvolvimento de uma nação, destacando o financiamento das universidades a partir das fontes de receitas próprias. Para compreensão do assunto, são abordados aspectos referentes ao orçamento público, o financiamento do ensino superior, receitas provenientes de arrecadação própria, e sobre as emendas constitucionais 95/2016 e 126/2022. No contexto brasileiro, as Universidades Federais desempenham um papel crucial na produção científica e tecnológica. Contudo, enfrentam desafios financeiros, especialmente devido a cortes orçamentários e à Emenda Constitucional 95/2016, que limitou os gastos públicos por um período de 20 anos. A proposta de exceção para despesas financiadas por receitas próprias, convênios ou doações busca mitigar essas limitações. Também destaca a tendência global de redução do financiamento público para o ensino superior e a necessidade de universidades brasileiras buscarem recursos próprios para garantir sua função social com qualidade. O estudo será feito com base no orçamento das 69 universidades federias, com dados do período de 2014 até 2023, e busca observar principalmente as mudanças mais significativas nesse período, como os efeitos da pandemia e da Emenda Constitucional 95/2016, sobre a receita própria. Os dados foram coletados no Portal da Transparência, no Painel do Orçamento Federal, e por meio de Solicitação de Informação às universidades. De forma complementar, também foram consultados documentos como o Censo da Educação Superior 2022 e os relatórios de gestão das universidades. Os resultados serão mostrados após a análise dos dados, porém já se pode observar que houve um encolhimento da participação de recursos provenientes de receitas próprias a partir do exercício de 2017 até 2021, com leve recuperação no exercício de 2022, seguida em 2023.

2023
Dissertações
1
  • LEONEL RITCHIE DE SOUZA MOURA
  • ASPECTOS DE CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO: UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ-RN.

  • Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • DIMAS BARRETO DE QUEIROZ
  • THAISEANY DE FREITAS REGO
  • Data: 28/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • A convergência às normas internacionais trouxe à Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) inúmeros desafios, sendo o principal deles a mudança do enfoque orçamentário para o patrimonial. Neste contexto, foi aprovado, pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP), que estabelece procedimentos contábeis obrigatórios para todos os entes da federação. Assim, observando o desafio da adoção dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PCP’s), por parte dos municípios, esta pesquisa teve como objetivo geral propor um plano de ação para a implementação dos PCP’s na Prefeitura Municipal de Mossoró-RN. No que tange à metodologia, a presente pesquisa classificou-se, quanto à abordagem do problema, em pesquisa qualitativa, quanto à natureza, tratou-se de uma pesquisa aplicada, no tocante aos objetivos, uma pesquisa descritiva e, no que se refere à coleta de dados, foram realizadas pesquisas documentais, entrevista e estudo de caso. Assim, por meio do mapeamento quantitativo dos PCP’s e de entrevista com o Contador Geral do ente governamental para a validação das informações analisadas inicialmente, a pesquisa mostrou que a Prefeitura Municipal de Mossoró-RN cumpriu, considerando as Contas Anuais do exercício de 2021, 48% do Plano de Implementação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP), promulgado pela Portaria STN nº 548/2015. Por fim, conclui-se que, embora Prefeitura
    Municipal de Mossoró-RN reconheça os benefícios advindos da convergência das normas contábeis, ainda não conseguiu adotar todos os PCP’s na medida do que preceitua a legislação vigente.


  • Mostrar Abstract
  • A convergência às normas internacionais trouxe à Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) inúmeros desafios, sendo o principal deles a mudança do enfoque orçamentário para o patrimonial. Neste contexto, foi aprovado o Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP), que estabelece procedimentos contábeis obrigatórios para todos os entes da federação. Assim, observando o desafio da adoção dos procedimentos contábeis patrimoniais (PCP), por parte dos municípios, o projeto de pesquisa se propõe ao seguinte objetivo geral: elaborar um plano de implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP) para a Prefeitura Municipal de Mossoró-RN. No que tange à metodologia, a presente pesquisa classifica-se, quanto à abordagem do problema, em pesquisa qualitativa, quanto à natureza trata-se de uma pesquisa aplicada, no tocante aos objetivos, uma pesquisa descritiva e, no que se refere à coleta de dados, serão realizadas entrevistas, pesquisas bibliográficas, documentais e estudo de caso. Os resultados da pesquisa contribuirão para que os órgãos normalizadores e de controle acompanhem a implementação do plano, promovendo o aperfeiçoamento da informação contábil, a evidenciação patrimonial e a transparência na prestação de contas da Prefeitura Municipal de Mossoró-RN.

2
  • LUIZ EDUARDO MOURA BARBALHO
  • O ESTADO FRENTE À VULNERABILIDADE SOCIAL: O PAPEL DA UFERSA CAMPUS ANGICOS NO COMBATE À VULNERABILIDADE POR MEIO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO MAGALHAES SILVA
  • MARA BETANIA JALES DOS SANTOS
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • THAISEANY DE FREITAS REGO
  • Data: 31/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa se dedica à análise do fenômeno da vulnerabilidade social e sua relação com a universidade pública. Assim, o objetivo principal da pesquisa consiste em analisar qual foi o papel do Estado, por meio da UFERSA, no sentido de prover condições para amenizar a vulnerabilidade social em face da pandemia da Covid-19, através da política de assistência estudantil, executada durante o biênio 2020-2021, no âmbito do campus da UFERSA Angicos. Para a análise do fenômeno da vulnerabilidade social, a metodologia pautou-se teoricamente na abordagem de Rúben Kaztman e seu Paradigma Ativos, Vulnerabilidade e Estruturas de Oportunidades. Nesse sentido, a relevância da pesquisa resgata a importância de explorar o cenário pandêmico e seus efeitos locais, que afetaram o ensino superior público federal, exigindo da esfera pública ações de contenção da vulnerabilidade social entre os alunos. Logo, este exame parte da compreensão de que o Estado operacionalizou, por meio da UFERSA e no contexto da pandemia da Covid-19, o Programa Nacional de Assistência Estudantil, conforme disposto no Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010, que tem como objetivo ampliar as condições de permanência dos jovens no ensino superior público federal. Em termos metodológicos, a pesquisa se trata de um estudo de caso de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, e que utilizou como fonte de dados os documentos oficiais da instituição, como regimentos, resoluções, editais, relatórios, dentre outros. A técnica utilizada para a interpretação dos dados foi a análise documental, que foi realizada por meio da observação indireta. Os resultados revelaram que, diante do cenário pandêmico, a UFERSA campus Angicos desempenhou a função de provedora direta de capital físico, na forma de subvenções financeiras para à aquisição de equipamentos digitais e planos de internet para os discentes mais vulneráveis, predominantemente através do Programa Institucional de Assistência Estudantil. Por meio da concessão destes recursos, permitiu-se o acesso desses estudantes ao capital humano que reside em suas estruturas de oportunidade.


  • Mostrar Abstract
  • Esta pesquisa se dedicará à análise do fenômeno da vulnerabilidade social e suas expressões no ensino superior público brasileiro. Para isto, utiliza-se da abordagem teórica proposta por Rúben Katzman, o Paradigma Ativos, Vulnerabilidade e Estruturas de Oportunidades. Especificamente, analisa como o Estado operacionalizou, no contexto da pandemia da Covid-19, durante o biênio 2020-2021, o Programa Nacional de Assistência Estudantil, disposto no Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010, que tem como objetivo ampliar as condições de permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior público federal. Ao passo que, considera o contexto histórico no qual se vive desde o fim do século XX, considerado como um dos intervalos singulares na história da humanidade, o qual foi marcado pela eclosão de um novo paradigma tecnológico estruturado em torno da tecnologia da informação. Nesse sentido, o objetivo principal dessa pesquisa consiste em analisar qual foi o papel do Estado, por meio da UFERSA, no sentido de prover condições para amenizar a vulnerabilidade social em face da pandemia da Covid-19, através da política de assistência estudantil, executada durante o biênio 2020-2021, no âmbito do campus da UFERSA Angicos. Por meio dos objetivos específicos, pretende-se: a) Identificar, à luz dos documentos oficiais da UFERSA, quais foram os principais impactos da pandemia da Covid-19 sobre os programas institucionais de assistência estudantil da instituição executados no âmbito do campus Angicos; b) Examinar como ocorreu a concessão do Auxílio Inclusão Digital e de que forma este pode reduzir a vulnerabilidade social, bem como propiciar ativos e o acesso às estruturas de oportunidades; e, c) Propor a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFERSA, na qualidade de um produto técnico, diretrizes para o aperfeiçoamento da concessão do Auxílio Inclusão Digital, no âmbito do Programa Institucional de Assistência Estudantil. A pesquisa se mostra relevante, pois explora um cenário incomum que afetou o ensino superior público federal no qual se revelou mais um traço de vulnerabilidade social. Logo, trata-se de um estudo de caso que tem caráter qualitativo, descritivo e exploratório, e que se utiliza da análise documental, como fonte de dados e técnica para a interpretação dos dados, os quais serão obtidos através dos documentos oficiais, como regimentos, resoluções, editais, relatórios, dentre outros.

3
  • JAILTON FERNANDES DE AZEVEDO
  • SERVINDO A DOIS SENHORES? UM PANORAMA SOBRE SERVIDORES REQUISITADOS NA DESPESA COM PESSOAL DA JUSTIÇA ELEITORAL

  • Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • THAISEANY DE FREITAS REGO
  • DIMAS BARRETO DE QUEIROZ
  • Data: 29/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • No Brasil, leis específicas permitem que órgãos públicos requisitem servidores de outros órgãos para atender suas demandas, o que pode causar uma dupla perda para os órgãos de origem, que não podem contar com esses servidores e ainda precisam inicialmente arcar com sua remuneração. O objetivo deste estudo é identificar o panorama das requisições de servidores públicos no orçamento de despesa com pessoal e encargos sociais da Justiça (JE). Foi realizado um levantamento nas páginas de transparências dos Tribunais Eleitorais do quantitativo de servidores e empregados não integrantes do quadro próprio que foi comparado com o montante de despesas liquidadas no elemento de despesa 96 (Ressarcimento de Pessoal Requisitado) no exercício de 2022. Além desse comparativo, tentou se identificar a correlação entre a despesa executada com a quantidade de municípios, zonas eleitorais, eleitorado e cargos efetivos providos das Unidades que compõem a JE. Foram identificadas correlações negativas moderadas e fortes com o quantitativo de zonas eleitorais, de municípios, de cargos efetivos providos e do eleitorado Tribunais Regionais Eleitorais. Também foi calculado o custo mínimo de substituição desses servidores por cargos de provimento efetivo da carreira, que representaria um incremento de aproximadamente 15% nas despesas com pessoal e encargos sociais previstas no orçamento para 2023 da JE. Esses resultados contribuem para uma melhor compreensão da dependência de servidores requisitados por parte da instituição e podem auxiliar no planejamento orçamentário para os próximos exercícios financeiros.


  • Mostrar Abstract
  • No Brasil, leis específicas permitem que órgãos públicos requisitem servidores de outros órgãos para o desenvolvimento de suas atividades, e assim atender suas demandas. É o caso da Justiça Eleitoral – JE, que pode requisitar pessoal das esferas federal, estadual, distrital e municipal, podendo causar uma dupla perda para os órgãos de origem, que não podem contar com servidores do seu quadro e têm de arcar com a sua remuneração. Este estudo terá como objetivo identificar o potencial de impacto orçamentário das requisições de servidores públicos nas despesas com pessoal da JE. Nesse sentido, esta pesquisa se mostra necessária na medida em que se observa, na última década, uma tendência de crescimento aliado a iniciativas legislativas que tornam mais restritivo o uso desse instituto, o que pode impactar o planejamento e na execução orçamentária da JE. No que compete à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e documental. Serão utilizados métodos qualitativos e quantitativos, com delineamento transversal, e os procedimentos obedecerão duas etapas. Na primeira, serão coletadas as informações relativas ao quantitativo de pessoal requisitado pela JE disponíveis nos portais de transparência dos 28 Tribunais Eleitorais, bem como o quantitativo de cargos efetivos, consolidados quadrimestralmente no portal de transparência da JE. Essa composição da mão-de-obra identificada será comparada a informações demográficas, como o eleitorado e a quantidade de municípios da jurisdição. Na segunda etapa, será verificada a dimensão orçamentária por meio da execução do elemento de despesa 96 – Ressarcimento de Pessoal Requisitado, obtida no portal Siga Brasil. Além disso, será estimado o potencial impacto orçamentário dos servidores requisitados por meio de informações do Atlas do Estado Brasileiro (IPEA). Por fim, será emitido um relatório situacional com os principais achados da pesquisa a ser encaminho à Unidade Setorial de Orçamento da JE.

4
  • ELIS ELAINE SOUSA E SILVA
  • SUPERANDO O SUBAPROVEITAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS: proposições com base nos adicionais de qualificação pagos pelos Ministérios Públicos da Região Nordeste.

  • Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
  • Data: 29/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Gestão por Competências tem sido o modelo utilizado como referência pela administração pública brasileira. O modelo abrange os conceitos de conhecimentos, habilidades e atitudes, e os posiciona como o meio para o alcance dos objetivos organizacionais. Porém, assim como os objetivos sofrem variação, o mesmo ocorre com as estratégias utilizadas por cada instituição para sua implementação. Um exemplo dessa diversidade é o caso do Ministério Público, que teve recomendada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a implementação da Política Nacional de Gestão de Pessoas. Dentro dessa política está o
    Adicional de Qualificação, que é uma política de incentivo financeiro à aquisição de conhecimento praticada por diversos Ministérios Públicos estaduais. Tendo em vista os diversos processos de implementação e seus diferentes resultados, surge a necessidade de mensurar os resultados e condensar formas de fortalecer o engajamento dos servidores após a aquisição do nível de qualificação. Assim, a pesquisa teve como objetivo propor um conjunto de práticas que promovam o engajamento e reduzam o subaproveitamento dos servidores, com base nos resultados gerados pelo Adicional de Qualificação nos Ministérios Públicos da Região Nordeste. Para alcançar o objetivo, inicialmente foi realizada uma busca na literatura, visando identificar conceitos e práticas que fortalecem o engajamento de servidores, tendo se destacado a clareza estratégica e a possibilidade de os servidores cometerem erros honestos. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa junto aos Ministérios Públicos da Região
    Nordeste, buscando identificar os níveis de qualificação organizacional gerados pelo Adicional de Qualificação. Em seguida, buscou-se verificar quais os valores adotados pelos Ministérios Públicos da Região Nordeste como ferramenta de clareza estratégica. Como resultado foi gerado um Plano de Ação visando colaborar com os gestores organizacionais no fortalecimento do engajamento dos servidores, com ênfase naqueles com maior qualificação, manter o capital intelectual institucional e gerar um maior aproveitamento da qualificação dos servidores.


  • Mostrar Abstract
  • A Gestão por Competências tem sido o modelo utilizado como referência pela administração pública brasileira. O modelo abrange os conceitos de conhecimentos, habilidades e atitudes e os posiciona como o meio para o alcance dos objetivos organizacionais. Porém, assim como os objetivos sofrem variação, o mesmo ocorre com as estratégias utilizadas por cada instituição para sua implementação. Um exemplo dessa autonomia é o caso do Ministério Público, que teve recomendada pelo CNMP a implementação da Política Nacional de Gestão de Pessoas. Esse processo de implementação, contudo, tem apresentado vários desafios, em virtude da dificuldade em transformar em práticas organizacionais o que é preconizado pelo modelo. Assim, a pesquisa tem como objetivo identificar os Ministérios Públicos da Região Nordeste que possuem altos níveis de qualificação, o qual é a base da gestão por competências e propor estratégias que permitam um melhor aproveitamento do conhecimento existente, respeitando os valores organizacionais, que são norteadores da ação, declarados pela instituição. Para alcançar o objetivo, será realizada inicialmente uma pesquisa junto aos Ministérios Públicos, buscando identificar os níveis de qualificação organizacional gerados pelo Adicional de Qualificação, que é uma política de incentivo à aquisição de conhecimento praticada por diversos Ministérios Públicos estaduais. Posteriormente, será realizado mapeamento da missão, visão e valores organizacionais dos Ministérios Públicos com maior índice de qualificação. Por fim será realizada busca na literatura, visando identificar conceitos e práticas que se adequassem aos objetivos pretendidos e ao nível de conhecimento da instituição.

5
  • MONALIZA FERREIRA RODRIGUES DE PAULA
  • A INFLUÊNCIA DA ESTABILIDADE POLÍTICA E DA ACCOUNTABILITY NA GOVERNANÇA ECONÔMICA: UM ESTUDO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.

  • Orientador : NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JORGE DA SILVA CORREIA NETO
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • RICARDO GEORGE DE ARAUJO SILVA
  • Data: 24/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • A COVID-19 trouxe consequências econômicas significativas, e, por vezes, irreversíveis para o mundo inteiro. A governança de um país, portanto, possui papel fundamental no enfrentamento de períodos de crise. Nesse cenário, este estudo dedica-se à análise macroeconômica dos efeitos da governança sobre as vendas das empresas durante a pandemia do novo Coronavírus, tendo como objetivo principal demonstrar que seu impacto é positivo e significativo. Como objetivos específicos nos propusemos a: a) demonstrar que estabilidade política e ausência de violência/terrorismo e voz/accountability são indicadores eficazes de governança em um país b) ratificar o impacto positivo da estabilidade política e ausência de violência/terrorismo sobre as vendas das empresas durante o ano de 2020; c) comprovar o impacto significativo da voz/accountability sobre as vendas das empresas durante o ano de 2020; e d) mapear o impacto desses dois indicadores de governança sobre outras subáreas da economia como mão-de-obra, método de trabalho e gênero. Para tanto, foram adotados dois indicadores principais: estabilidade política e ausência de violência/terrorismo, e voz/accountability. A metodologia aplicada foi por meio da construção de um modelo econométrico e os dados, de natureza secundária, foram obtidos do Enterprise Surveys (ES) e do The Worldwide Governance Indicators (WGI) project, incluindo mais de 160 mil empresas de pequeno, médio e grande porte. As quais são distribuídas em mais de 140 países, sendo sua análise por meio de métodos estatísticos econométricos. A relevância do estudo se justifica pelo fato de suscitar o debate acerca de ação da governança sobre a economia diante de uma crise devastadora e atual, analisando influência da estabilidade política e accountability sobre o crescimento de vendas das empresas durante o ano pandêmico de 2020.


  • Mostrar Abstract
  • A COVID-19 trouxe consequências econômicas significativas, e, por vezes, irreversíveis para o mundo inteiro. A governança de um país, portanto, possui papel fundamental no enfrentamento de períodos de crise. Nesse cenário, este estudo dedica-se à análise macroeconômica dos efeitos da governança sobre as vendas das empresas durante a pandemia do novo Coronavírus, tendo como objetivo principal demonstrar que seu impacto é positivo e significativo. Como objetivos específicos nos propusemos a: a) demonstrar que estabilidade política e ausência de violência/terrorismo e voz/accountability são indicadores eficazes de governança em um país b) ratificar que a estabilidade política e ausência de violência/terrorismo impactam direta e indiretamente as vendas das empresas; c) comprovar que voz e accountability impactam direta e indiretamente as vendas das empresas; e d) mapear como esses dois indicadores de governança afetam outras subáreas da economia como mão-de-obra, método de trabalho e viés de gênero. Para tanto, adotou-se dois indicadores principais: estabilidade política e ausência de violência/terrorismo, e voz/accountability. A metodologia aplicada foi por meio da construção de um modelo econométrico e os dados, de natureza secundária, foram obtidos do Enterprise Surves (ES) e do The Worldwide Governance Indicators (WGI) project, incluindo mais de 160 mil empresas distribuídas em mais de 140 países, sendo sua análise por meio de métodos estatísticos econométricos. A relevância do estudo se justifica pelo fato de suscitar o debate acerca de ação da governança sobre a economia diante de uma crise devastadora e atual, analisando influência da estabilidade política e accountability sobre o crescimento de vendas das empresas durante o ano pandêmico de 2020.

6
  • TALITA DE OLIVEIRA E SOUZA
  • POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO TELETRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA DO TELETRABALHADOR

  • Orientador : LUCIANA BATISTA SALES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA
  • LUCIANA BATISTA SALES
  • MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • Data: 09/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades e desafios, em relação à Qualidade de Vida no Teletrabalho, percebidos pelos gestores e pelos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Campus Pau dos Ferros/RN. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória, descritiva e com recorte temporal transversal. Para o seu desenvolvimento, foi aplicado o estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do qual procedeu-se a triangulação dos dados mediante entrevista, análise documental e observação. Os dados primários foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, considerando os princípios da análise de conteúdo. Para tal propósito, primeiramente, realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, foram importadas para o Software Atlas ti 23 1.2. Por meio da técnica de observação, analisou-se os processos de trabalho, a fim de averiguar as potencialidades e desafios do teletrabalho e seu impacto na qualidade de vida do teletrabalhador. Simultaneamente, realizou-se a análise documental dos normativos externos e internos que disciplinam a relação das universidades e o exercício do teletrabalho compulsório, durante o período de pandemia e do teletrabalho planejado, reiterado após o período pandêmico. Como resultado, identificou-se o perfil dos entrevistados, qual o entendimento deles sobre a Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT), qual a percepção da Qualidade de Vida no Teletrabalho no Campus Pau dos Ferros da UFERSA, quais as potencialidades e desafios do teletrabalho que impactam na qualidade de vida do teletrabalhador e, por fim, analisou-se as sugestões de melhoria da e-QVT do objeto de estudo. Estas sugestões dos entrevistados foram utilizadas na elaboração do produto técnico dessa pesquisa, a fim de ser entregue à Direção e à Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Campus Pau dos Ferros. Concluiu-se que as definições de e-QVT apresentadas na coleta de dados são compatíveis com a definição de teletrabalho adotada por este estudo, que foi elaborada por Andrade (2020). Com relação ao impacto do teletrabalho exercido no Campus Pau dos Ferros na qualidade de vida dos teletrabalhadores, observou-se que os possíveis ganhos de qualidade de vida inerentes ao teletrabalho foram praticamente anulados pelas adversidades impostas pela pandemia e pelo caráter compulsório e sem planejamento do teletrabalho desenvolvido durante esse intervalo de tempo. De forma geral, percebe-se que os desafios do teletrabalho apresentados relativos aos três eixos temáticos (Práticas de Gestão do Trabalho, Saúde Integral e Estilo de Vida) podem ser mitigados com o caráter planejado desta modalidade de trabalho, bem como por meio do amparo legal da Resolução Consuni/UFERSA Nº 69/2022 e demais normativos relacionados ao teletrabalho no âmbito do Poder Executivo Federal.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades e desafios, em relação à Qualidade de Vida no Teletrabalho, percebidos pelos gestores e pelos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Campus Pau dos Ferros/RN. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa será qualitativa, exploratória, descritiva e com recorte temporal transversal. Para o desenvolvimento deste estudo, será aplicado o estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do qual desenvolver-se-á a triangulação dos dados mediante entrevista, análise documental e observação. Os dados primários serão coletados por meio de entrevista semiestruturada e serão tratados atendendo os princípios da análise de conteúdo. Para tal propósito, primeiramente, serão transcritas as entrevistas e, posteriormente, serão importadas para o Software Atlas ti 8.4. Por meio da técnica de observação, serão analisados os processos de trabalho de cada setor, a fim de averiguar o fluxo de trabalho. Simultaneamente, será realizada a análise documental dos normativos externos e internos que disciplinam a relação das universidades e o exercício do trabalho remoto, durante o período de pandemia e do teletrabalho, reiterado após o período pandêmico. Os resultados da pesquisa contribuirão para sistematizar sugestões de ações, a partir das respostas dos entrevistados, que fortalecerão as potencialidades e venham a suprir as dificuldades organizacionais observadas no teletrabalho realizado pelos servidores do Campus Pau dos Ferros, a fim de construir um plano de ação a ser entregue à Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, o qual será o produto técnico dessa pesquisa.

7
  • MARILLIA GABRIELLY DANTAS DE MORAIS
  • ANÁLISE DA GESTÃO DE RISCOS NA COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO DO CEARÁ - CAGECE

  • Orientador : ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • ANTONIA WIGNA DE ALMEIDA RIBEIRO
  • FABIO CHAVES NOBRE
  • MARCOS EDUARDO ZAMBANINI
  • Data: 17/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Os riscos são parte do dia a dia no ambiente corporativo, seja ele público ou privado. Esses riscos precisam ser gerenciados e é nesse contexto que a gestão de riscos se torna uma aliada. Diante da importância dessa temática e buscando-se entender como a gestão de riscos passou a auxiliar a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é que surge o objetivo dessa pesquisa: Analisar os benefícios da adoção da gestão de riscos como ferramenta de controle na Cagece. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e exploratória sendo classificada também como um estudo de caso. Como fontes de evidências o estudo contou com as documentações publicadas pela Companhia e por meio de entrevista semiestruturada com três gestoras de riscos da Gerência de Riscos e Conformidade da empresa. Pôde-se então perceber que a Gestão de Riscos vem se destacando como ferramenta importante no decorrer dos anos na Companhia. A possibilidade de sua incorporação ao serviço público, mesmo que de forma lenta vem agregando e mostrando ser possível implementar objetivos que antes só eram utilizados pelo setor privado para auxiliar os gestores públicos em seus processos decisórios, contribuindo assim com a melhoria do desempenho organizacional.


  • Mostrar Abstract
  • Os riscos estão presentes tanto na vida cotidiana, em decisões do dia a dia, quanto no universo corporativo, seja ele público ou privado. Esses riscos precisam ser gerenciados e é nesse contexto que a gestão de riscos se torna uma aliada. No Brasil, as discussões foram iniciadas em âmbito federal com a publicação de normas infralegais como o Acordão nº 1.273/15 do Tribunal de Contas da União (TCU). Outro marco importante aconteceu em 2016 com a promulgação da Lei 13.303/16, conhecida como a Lei das Estatais, que pontuou sobre a necessidade da observância de regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, práticas de gestão de riscos e de controle interno por parte das empresas públicas, das sociedades de economia mista e das suas subsidiárias. Diante da importância dessa temática e buscando-se entender como a gestão de riscos passou a auxiliar a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte é que surgem os objetivos desse projeto, tendo como objetivo geral: Avaliar a estrutura de gestão de riscos na CAERN e analisar a percepção dos gestores quanto aos desafios e benefícios da adoção da gestão de riscos como ferramenta de controle. Já como objetivos específicos tem-se os seguintes: identificar os fatores inibidores e facilitadores à implementação da gestão de riscos; descrever as principais práticas de gestão de riscos na CAERN; especificar os principais impactos da gestão de riscos na companhia; e propor um modelo de plano de gerenciamento de riscos para a Unidade de Operação e Manutenção de Águas de Mossoró.

8
  • FRANCISCO FELIPE RAMOS RODRIGUES LIMA
  • EFETIVIDADE NA GESTÃO MUNICIPAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INDICADORES TEMÁTICOS EM MUNICÍPIOS DE GRANDE PORTE.

  • Orientador : ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • FABIO CHAVES NOBRE
  • ALEXANDRE WALLACE RAMOS PEREIRA
  • Data: 27/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • Os índices de avaliação da gestão, como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), são ferramentas de grande importância para a administração pública, pois fornecem uma avaliação objetiva do desempenho e dos resultados alcançados pelos órgãos governamentais e suas políticas. Tais índices ajudam a medir o impacto real das ações governamentais sobre a qualidade de vida dos cidadãos, além de ajudar a reduzir o conflito de agência no serviço público ao aproximar os interesses dos gestores com os interesses da sociedade, contribuindo para uma administração mais responsável, eficiente e alinhada com as necessidades e aspirações da população. A partir da compreensão da necessidade de avaliação do desempenho da gestão pública e, centralizando a análise na esfera municipal, este estudo tem como objetivo geral identificar fatores que permitam prever, com razoável grau de precisão, o nível de efetividade da gestão nos municípios brasileiros, indicado pelo IEGM. Para isso, adotou-se como metodologia uma abordagem quantitativa. A amostra foi composta por municípios com populações superiores a 150 mil habitantes, ranqueados pelo IEGM ano-base 2019. A utilização de técnicas estatísticas aliadas ao aprendizado de máquina mostrou-se eficaz na análise dos dados e na criação de um modelo de predição para o nível de efetividade baseado em variáveis ligadas ao tamanho do setor público. Além dessa abordagem, os resultados indicaram uma correlação significante entre o índice de efetividade e o PIB per capita dos municípios, assim como com a localização geográfica. Através de comparações entre indicadores que analisam dimensões similares, evidenciou-se a relação entre efetividade e gestão fiscal, transparência e desenvolvimento dos municípios. Numa perspectiva intradimensional, concluiu-se que municípios com melhores índices ligados a educação e gestão fiscal apresentam melhor efetividade. Dessa forma, este estudo contribuiu para o aprofundamento da análise na literatura sobre avaliação de desempenho no âmbito do setor público, especificamente em relação à efetividade na gestão das administrações municipais e a descoberta de elementos que podem fornecer suporte aos tomadores de decisão públicos no aprimoramento do processo de decisão, visando à eficácia na execução de políticas governamentais.


  • Mostrar Abstract
  • Os índices de efetividade da gestão, como o IEGM, são ferramentas de grande importância para administração pública, pois fornecem uma avaliação objetiva do desempenho e dos resultados alcançados pelos órgãos governamentais e suas políticas. Tais índices ajudam a medir o impacto real das ações governamentais sobre a qualidade de vida dos cidadãos além de ajudar a reduzir o conflito de agência no serviço público ao aproximar os interesses dos gestores com os interesses da sociedade, contribuindo para uma administração mais responsável, eficiente e alinhada com as necessidades e aspirações da população. A partir da compreensão da necessidade de avaliação do desempenho da gestão pública e, centralizando a análise na esfera municipal, este estudo tem como objetivo geral identificar fatores que permitam prever, com razoável grau de precisão, o nível de efetividade da gestão nos municípios brasileiros, indicado pelo IEGM. Para isso adotou-se como metodologia uma abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por munícipios com populações superiores a 150 mil habitantes, ranqueados pelo IEGM ano-base 2019. A utilização de técnicas de aprendizado de máquina mostrou-se eficaz nas análises dos dados e na criação de um modelo de previsão. Além desse modelo, os resultados indicaram uma correlação significante entre o índice de efetividade e o PIB per capita dos municípios, juntamente com variáveis relativas ao tamanho do setor público, como liquidez, gastos com pessoal e autonomia. Dessa forma, este estudo contribuiu para o aprofundamento da análise na literatura sobre avaliação de desempenho no âmbito do setor público, especificamente em relação à efetividade na gestão das administrações municipais e a descoberta de elementos que podem fornecer suporte aos tomadores de decisão públicos no aprimoramento do processo de decisão, visando a eficácia na execução de políticas governamentais.

9
  • SÂMELLA MEDLEY BEZERRA TEIXEIRA DE LIMA
  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA A AMBIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO.

  • Orientador : NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE MIRIÃ FONTES MARTINS
  • ANDREIA MOREIRA DA FONSECA BOECHAT
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • Data: 28/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo tem como principal foco abordar a Educação Corporativa como estratégia para a ambientação e integração de novos servidores nas Instituições Federais de Ensino. O objetivo geral do estudo é mapear as melhores práticas para o desenvolvimento de programas de ambientação e integração de servidores em outras instituições de ensino, identificando as tecnologias digitais mais utilizadas para a ambientação e integração de novos servidores. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as necessidades e expectativas dos servidores em relação à ambientação e integração na instituição de ensino; b) analisar como a educação corporativa pode ser utilizada como estratégia para aprimorar o processo de ambientação e integração de novos servidores nas Instituições Federais de Ensino; e c) definir as etapas e os elementos-chave para a estruturação de um programa de ambientação e integração de servidores na instituição de ensino. Em um contexto de evolução das práticas de gestão de pessoas no setor público, o estudo busca aperfeiçoar a integração e colaboração dos servidores, impactando a qualidade do serviço prestado. O estudo consiste em pesquisa exploratória e descritiva, coletando dados primários por meio de questionários e informações institucionais. Os resultados revelaram que algumas instituições possuem boas práticas de integração e lideranças eficazes, mas também revelam falta de uniformização das práticas e a sobrecarga de trabalho dos gestores e carência de pessoal na área de Gestão de Pessoas. O estudo também apontou que a adoção de tecnologias nos programas foi positiva, porém os programas ainda carecem de uso de uma maior diversidade de métodos e avaliação mais robusta. A adoção das recomendações alinhadas às diretrizes da Universidade Corporativa em Rede pode aprimorar a eficácia dos programas, beneficiando os servidores, as organizações e a sociedade como um todo. O impacto se estende a sociedade, visto que as IFEs desempenham um papel tão importante na formação educacional e profissional para o país.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo tem como principal foco abordar a Educação Corporativa como estratégia para a ambientação e integração de novos servidores nas Instituições Federais de Ensino. O objetivo geral do artigo é analisar como essa ferramenta pode ser utilizada como estratégia para aprimorar o processo de ambientação e integração de novos servidores nas Instituições Federais de Ensino, contribuindo para a adaptação, engajamento, desenvolvimento profissional, e consequente, sucesso da organização. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as necessidades e expectativas dos servidores em relação à ambientação e integração na instituição de ensino; b) mapear as melhores práticas para o desenvolvimento de programas de ambientação e integração de servidores em outras instituições de ensino, identificando as tecnologias digitais mais utilizadas para a ambientação e integração de novos servidores; e c) definir as etapas e os elementos-chave para a estruturação de um programa de ambientação e integração de servidores na instituição de ensino. Abordar os processos de ambientação e integração na Rede Federal de Ensino é relevante por serem fatores que afetam a adaptação e engajamento dos servidores e consequentemente a qualidade do serviço prestado, e por isso as instituições precisam buscar mecanismos e tecnologias para aprimorar esses processos. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter explicativo, com elementos exploratórios e descritivos em sua condução, com resultados tratados de maneira quantitativa, a partir da coleta de dados primários por meio de questionários aplicados a servidores das Instituições estudadas, bem como informações fornecidas pelas instituições sobre seus programas de ambientação e integração de servidores. Com o levantamento de informações que serão trabalhadas ao longo da pesquisa e da análise, os resultados poderão fornecer novas perspectivas as instituições no que diz respeito aos processos de ambientação e integração, bem como impactar na qualidade de ensino e aprendizagem dos servidores, fortalecendo a qualidade do serviço prestado.

10
  • LUCAS GRANDI FERNANDES
  • A EFETIVIDADE DA GARANTIA CONTRATUAL EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA: O CASO DO DNIT NO CEARÁ.

  • Orientador : ANDREIA MOREIRA DA FONSECA BOECHAT
  • MEMBROS DA BANCA :
  • Rodilon Teixeira
  • ANDREIA MOREIRA DA FONSECA BOECHAT
  • JOSÉ DE LIMA ALBUQUERQUE
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • Data: 28/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • A garantia de execução dos contratos firmados pela Administração Pública é prevista pela legislação brasileira conforme a lei de licitações e contratos, que faculta à Administração a exigir essa garantia da empresa a ser contratada, após finalizado todo o procedimento licitatório. Um dos problemas mais graves enfrentados pelas organizações públicas é a não conclusão de obras públicas, causando danos ao erário e por consequência à população. Essa dissertação objetiva identificar a efetividade da garantia contratual em obras de infraestrutura no âmbito do DNIT entre 2012 e 2021 no Estado do Ceará. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva tendo como método um estudo de caso avaliativo no âmbito da administração pública federal indireta, mais especificamente na Superintendência Regional do DNIT localizada em Fortaleza/CE. Durante a análise dos dados obtidos, verificou-se que em todas as sanções administrativas pecuniárias impostas pela Administração às empresas contratadas tiveram seus valores superiores ao valor garantido pela apólice do seguro garantia entregue no início do contrato. Dessa forma, verificou-se a baixa efetividade da garantia de execução contratual uma vez que o valor garantido na apólice não foi suficiente para garantir à Administração a cobertura total dos danos ocasionados.


  • Mostrar Abstract
  • A garantia de execução dos contratos firmados pela Administração Pública é prevista pela legislação brasileira conforme a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que faculta à Administração a exigir a garantia de execução contratual da empresa a ser contratada, após finalizado todo o procedimento licitatório. Um dos problemas mais graves enfrentados pelas organizações públicas é a não conclusão de obras públicas que, por vezes, ficam anos paralisadas por questões diversas, tais como dificuldade financeira da empresa, ausência de capacidade técnica necessária para o tipo de intervenção de engenharia, quantitativo de mão-de-obra inferior para a consecução do objeto contratado no prazo previsto, desmobilização total ou parcialmente de equipe de trabalho para outras obras ou serviços, tendo como consequência o desperdício de recursos públicos, bem como o impacto ambiental e social, já que parte do recurso foi gasto e não teve o seu objetivo atingido, quando tal recurso poderia ter sido utilizado de maneira eficaz, eficiente e efetiva em outra política pública. Assim, entende-se que a exigência e gestão adequada da garantia contratual por parte da administração pública federal brasileira reduziria as chances de haver obras públicas inacabadas, bem como o desperdício de recursos públicos, o que contribuiria para o alcance dos resultados estipulados pelas políticas públicas legalmente estabelecidas. Diante da importância dessa temática e buscando entender melhor a efetividade da garantia contratual nos contratos de obras públicas a cargo do DNIT, é que surgem os objetivos desse projeto, tendo como objetivo geral: identificar a efetividade da garantia contratual em obras de infraestrutura no âmbito do DNIT entre 2012 e 2021 no Estado do Ceará. Para atingir o objetivo, a pesquisa se desenvolveu no âmbito da administração pública federal indireta, mais especificamente na Superintendência Regional do DNIT localizada em Fortaleza/CE.

11
  • DHOUGO ARAGONES AMARO DA SILVA
  •  

    GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Um Estudo de Caso na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Orientador : FRANCISCO CARLOS CARVALHO DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRA CABRAL NOGUEIRA LIMA
  • FRANCISCO CARLOS CARVALHO DE MELO
  • JOSÉ SUELDO CÂMARA FERREIRA
  • Data: 29/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • No mundo corporativo, o gerenciamento de processos é tema recorrente, consistindo em uma ferramenta importante no auxílio do mapeamento, na execução e no monitoramento dos desempenhos de processos, com aplicações que vão além do mundo empresarial, alcançando também as instituições públicas. A Governança Pública adaptou-se ao modelo de governança corporativa, como alternativa para superar as dificuldades do Estado em efetivar a entrega de serviços. O Gerenciamento de Processos (GP) é uma ferramenta útil à governança pública, com vista à melhoria contínua, necessária para atender as necessidades e expectativas dos beneficiários com maior garantia de qualidade. Imerso nesse contexto, este estudo investiga o gerenciamento de processos em Instituições de Ensino Superior, por meio de um estudo de caso na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O esforço investigativo de caráter qualitativo, com interpretação de dados orientados pela Análise de Conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas dirigidas da área de Gestão de Pessoas, aos quais foram dirigidas questões relacionadas à percepção e conhecimento dos servidores sobre o Gerenciamento de Processos (GP) para o alcance das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (2021 – 2025) da UFERSA. Os resultados mostraram que a maioria dos servidores não detém domínio da técnica de GP, bem como a instituição não dispõe de quadro de servidores suficiente e estrutura adequada para implementar o GP de forma efetiva. Apesar das dificuldades relatadas, a pesquisa mostra que algumas unidades administrativas da UFERSA possuem fases do Gerenciamento de Processos implementadas, a exemplo do mapeamento de processos. Identificou-se ainda que os maiores facilitadores para a implementação do GP na UFERSA é a assessoria prestada por seu Escritório de Processos, a sensibilidade e apoio da alta gestão da universidade. Espera-se que os resultados obtidos possam auxiliar a administração da UFERSA em busca de uma implementação adequada da técnica do Gerenciamento de Processos na área de gestão de pessoas, com melhoria continua e maior efetividade.


  • Mostrar Abstract
  • A pesquisa estuda a percepção dos gestores sobre o processo de implantação do modelo de Gerenciamento de Processos na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Trata-se de estudo qualitativo, com emprego de entrevistas semiestruturadas, interpretadas pela ótica da análise de conteúdo, operacionalizada com o auxílio do software Atlas ti. Assim, será possível entender a compreensão dos gestores acadêmicos e administrativos da Ufersa sobre como o gerenciamento de processos pode contribuir para alcançar os objetivos do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (2021-2025).

2022
Dissertações
1
  • MARIA HELENA DA COSTA SILVA
  • GOVERNANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NAS AQUISIÇÕES PÚBLICAS: O CASO DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE UPANEMA/RN

  • Orientador : FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • DIMAS BARRETO DE QUEIROZ
  • FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
  • THAISEANY DE FREITAS REGO
  • Data: 18/01/2022

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a aprendizagem organizacional pode fortalecer a governança nos processos de aquisição pública, para isso buscou identificar se os aspectos relacionados aos princípios de Governança pública são adotados nos processos de aquisições, se os pareceres contidos nesses processos e as experiências anteriores contribuem com a aprendizagem, bem como buscou averiguar o atual cenário da Prefeitura quanto aos aspectos de aprendizagem organizacional, com finalidade de propor um projeto de intervenção visando o fortalecimento da governança pública. A fundamentação teórica cobriu os aspectos conceituais dos temas centrais relacionados ao escopo da pesquisa, tais quais, as aquisições públicas, a governança pública, controladoria e aprendizagem organizacional. No tocante ao aspecto metodológico, esta pesquisa configura-se como um estudo exploratório, sendo uma pesquisa ex-post-facto, este estudo tem o formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorre por meio da análise documental e aplicação de entrevista semiestruturada aprofundada. Os resultados permitiram concluir que a Prefeitura implementou poucas práticas de governança recomendadas pelo TCU no que tange às dimensões de liderança, estratégia, controle, pessoas, processos, planos, informações e conhecimento, e que, pela percepção do Controlador as dificuldades em aplicar as normas de Governança nos processos de aquisição pública são oriundas da capacitação deficiente dos servidores. A Aprendizagem Organizacional pode contribuir com a melhoria desses resultados e, consequentemente, na governança no processo. Assim, é recomendável que a instituição direcione esforços para implementar as práticas ausentes e melhorar aquelas já implementadas, e utilize a aprendizagem organizacional como ferramenta alinhada a tais práticas.


  • Mostrar Abstract
  • A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a aprendizagem organizacional pode fortalecer a governança nos processos de aquisição pública, para isso buscou identificar se os aspectos relacionados aos princípios de Governança pública são adotados nos processos de aquisições, se os pareceres contidos nesses processos e as experiências anteriores contribuem com a aprendizagem, bem como buscou averiguar o atual cenário da Prefeitura quanto aos aspectos de aprendizagem organizacional, com finalidade de propor um projeto de intervenção visando o fortalecimento da governança pública. A fundamentação teórica cobriu os aspectos conceituais dos temas centrais relacionados ao escopo da pesquisa, tais quais, as aquisições públicas, a governança pública, controladoria e aprendizagem organizacional. No tocante ao aspecto metodológico, esta pesquisa configura-se como um estudo exploratório, sendo uma pesquisa ex-post-facto, este estudo tem o formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorre por meio da análise documental e aplicação de entrevista semiestruturada aprofundada. Os resultados permitiram concluir que a Prefeitura implementou poucas práticas de governança recomendadas pelo TCU no que tange às dimensões de liderança, estratégia, controle, pessoas, processos, planos, informações e conhecimento, e que, pela percepção do Controlador as dificuldades em aplicar as normas de Governança nos processos de aquisição pública são oriundas da capacitação deficiente dos servidores. A Aprendizagem Organizacional pode contribuir com a melhoria desses resultados e, consequentemente, na governança no processo. Assim, é recomendável que a instituição direcione esforços para implementar as práticas ausentes e melhorar aquelas já implementadas, e utilize a aprendizagem organizacional como ferramenta alinhada a tais práticas.

2
  • CARLA PATRÍCIA SILVA DE FARIAS
  • FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA: Análise do processo no IFRN campus Ipanguaçu

  • Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • THAISEANY DE FREITAS REGO
  • Data: 04/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • A terceirização de serviços das atividades-meio pela administração pública, a libera para se concentrar na execução de suas atividades finalísticas. No entanto, ao terceirizar é preciso acompanhar a execução contratual, com vista a garantir níveis satisfatórios de execução dos serviços pactuados. A fiscalização é composta por procedimentos diversos que exigem dos fiscais e gestores contratuais designados para essa função conhecimentos específicos relacionados ao objeto contratado, legislações aplicáveis, esquematização e execução de procedimentos, além de posturas comportamentais. Diante da complexidade e vultuosidade das tarefas de fiscalização é comum que sem a devida capacitação e normatização ocorram falhas durante o processo de fiscalização. Neste contexto, esta pesquisa analisou do ponto de vista dos fiscais e gestores contratuais de serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu, como é realizado o processo e quais os pontos considerados críticos no acompanhamento da execução dos contratos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e análise documental dos processos que deram o suporte necessário a elaboração do roteiro de entrevista semiestruturada aplicado junto aos fiscais e gestores dos contratos, sendo captadas as suas impressões sobre os procedimentos adotados desde sua designação a finalização do contrato, abordando aspectos de preparação, capacitação, apoio administrativo ofertado, descrição das atividades desempenhadas, perfil ideal a ser considerado para a escolha dos agentes fiscalizadores, percepção sobre responsabilidades e riscos, além de levantar pontos críticos e fortes do processo. Como resultado ficou evidenciado que no momento de designação não há uma notificação e preparação prévia, as capacitações são ofertadas apenas após o início das atividades de fiscalização, que o perfil do fiscal e a disponibilidade para a realização da tarefa ficam em segundo plano. Não há segregação de funções entre fiscais e gestores, haja vista haver uma concentração de indicações em um mesmo grupo de pessoas, além de identificada a necessidade de padronização institucional e criação do setor sistêmico que auxilie principalmente os agentes que atuam como gestores. A partir do resultado foi elaborado um plano com sugestões de melhorarias para aperfeiçoar o processo de gestão e fiscalização contratual.

  • Mostrar Abstract
  • The outsourcing of support activities services by the public administration, frees it to concentrate on the execution of its final activities. However, when outsourcing it is necessary to monitor the contractual execution, in order to guarantee satisfactory levels of execution of the agreed services. Inspection is composed of different procedures that require from inspectors and contractual managers assigned to this function specific knowledge related to the contracted object, applicable laws, schematization and execution of procedures, in addition to behavioral postures. Given the complexity and bulk of inspection tasks, it is common for failures to occur during the inspection process without proper training and regulation. In this context, this research analyzed from the point of view of inspectors and contractual managers of continuous services with exclusive dedication of manpower of the Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu campus, how the process is carried out and which points are considered critical in the monitoring of the execution of the contracts. To this end, a bibliographic research and documental analysis of the processes that gave the necessary support to the elaboration of the semi-structured interview script applied with the inspectors and contract managers were carried out, and their impressions on the procedures adopted from their designation to the completion of the contract were captured. contract, covering aspects of preparation, training, administrative support offered, description of the activities performed, ideal profile to be considered for the choice of inspection agents, perception of responsibilities and risks, in addition to raising critical and strong points of the process. As a result, it was evident that at the time of designation there is no notification and prior preparation, training is only offered after the start of inspection activities, that the profile of the inspector and the availability to perform the task are in the background. There is no segregation of functions between inspectors and managers, given that there is a concentration of indications in the same group of people, in addition to identifying the need for institutional standardization and creation of the systemic sector that mainly helps agents who act as managers. Based on the results, a plan was prepared with suggestions for improvements to improve the contractual management and inspection process.

3
  • PRISCILLA EVEN ALVES BRAGA
  • A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semiárido.

  • Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
  • Data: 24/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • As organizações públicas e privadas passaram por transformações ao longo do tempo, sempre
    tentando acompanhar o dinamismo das relações sociais. As atenções nos últimos anos
    concentraram-se no capital humano em primeiro lugar. Em tempos remotos o capital mais
    importante estava relacionado aos ativos tangíveis, os bens materiais, os imóveis. Atualmente,
    o ativo mais importante para a organização é o humano. Dentro desse contexto de mudanças e
    de valorização do capital humano é que nasce a sociedade do conhecimento. O conhecimento
    passa a ser bem precioso e a gestão do conhecimento torna-se ferramenta necessária dentro de
    toda organização. Nas organizações públicas, a gestão do conhecimento ganha importância à
    medida em que as mudanças trazem a necessidade de aumento na eficiência e eficácia da
    prestação dos serviços. Diante deste novo cenário, o presente estudo busca compreender o
    universo das práticas administrativas na tentativa de demonstrar quais as dificuldades
    vivenciadas pelos servidores da Universidade Federal Rural do Semiárido na mudança de setor
    e quais ferramentas podem ser utilizadas para melhorar o compartilhamento do conhecimento
    dentro da Instituição. Para tanto, foram investigadas as práticas de compartilhamento do
    conhecimento das atividades administrativas, os atores, as barreiras e facilitadores de
    conhecimento. No diagnóstico das dificuldades, foram realizadas entrevistas semiestruturadas
    com 10 servidores da Instituição, especificamente aqueles servidores que mudaram de setor nos
    últimos dois anos. A natureza metodológica da pesquisa é qualitativa, com método de estudo
    de caso. Os dados foram coletados levando em consideração a entrevista semiestruturada e
    análise documental. Para análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo utilizando o
    software ATLAS.TI para criação de redes. Os resultados encontrados refletiram a realidade
    vivenciada em muitos setores da Universidade e a deficiência que ainda persiste na forma de
    compartilhamento do conhecimento, apesar das medidas já implementadas na instituição. As
    dificuldades estão relacionadas ao compartilhamento do conhecimento tácito, aos fluxos
    administrativos, ao acesso às legislações e documentos oficiais, e operacionalização de sistemas
    em virtude de ausência de treinamento. Como produto técnico foi apresentado um plano de
    ação, que sugere um manual wiki de rotinas administrativas, um checklist, e páginas amarelas.
    O manual e o checklist já existiam na Universidade, contudo, a pesquisa pôde contribuir com o
    aperfeiçoamento e maior difusão da existência e importância das práticas.


  • Mostrar Abstract
  • As organizações públicas e privadas passaram por transformações ao longo do tempo, sempre tentando acompanhar o dinamismo das relações sociais. As atenções nos últimos anos concentraram-se no capital humano em primeiro lugar. Em tempos remotos o capital mais importante estava relacionado aos ativos tangíveis, os bens materiais, os imóveis. Atualmente, o ativo mais importante para a organização é o humano. Dentro desse contexto de mudanças e de valorização do capital humano é que nasce a sociedade do conhecimento. O conhecimento passa a ser bem precioso e a Gestão do Conhecimento torna-se ferramenta necessária dentro de toda organização. Nas organizações públicas, a Gestão do Conhecimento ganha importância à medida em que as mudanças trazem a necessidade de aumento na eficiência e eficácia da prestação dos serviços. Diante deste novo cenário, o presente estudo busca compreender o universo das práticas administrativas na tentativa de demonstrar quais as dificuldades vivenciadas pelos servidores da Universidade Federal Rural do Semiárido na mudança de setor e quais ferramentas podem ser utilizadas para melhorar o compartilhamento do conhecimento dentro da Instituição. Para o diagnóstico das dificuldades, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores da Instituição, especificamente lotados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. A natureza metodológica da pesquisa é qualitativa, com método de estudo de caso. As práticas e ferramentas a serem adotadas devem estar voltadas para a difusão do conhecimento que os servidores dispõem para que, na ausência destes, os setores possam manter as atividades administrativas com presteza.

4
  • MYCHELLE DO MONTE MORAIS BARBOSA
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO SERVIDOR PÚBLICO: UM ESTUDO NO IFCE

  • Orientador : ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • KALLYSE PRISCILA SOARES DE OLIVEIRA FREIRE
  • JOSÉ RODOLFO TENÓRIO LIMA
  • LUCIANA SANTOS COSTA VIEIRA DA SILVA
  • Data: 19/04/2022

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa a seguir busca analisar se o Bem-Estar Financeiro influencia na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), de uma instituição pública brasileira. Os dados relativos aos construtos Bem-Estar Financeiro e os fatores que afetam a Qualidade de Vida no Trabalho foram coletados junto ao quadro efetivo dos servidores do Instituto Federal (IF) do Ceará, por meio de aplicação de questionário estruturado e validado. Os dados foram analisados valendo-se de estatísticas descritivas, bem como por meio de técnicas relacionais, como análise de equações estruturais com o uso do Software SmartPLS. Os resultados estimados mostraram que Bem-Estar Financeiro possui influência direta na qualidade de vida do trabalho, considerando um nível de significância estatística de 5%. Ainda, ao analisar o perfil dos respondentes verificou-se que a maioria são docentes do sexo masculino, com idade entre 31 e 40 anos, casado com dependentes, renda acima de R$10.000,00 reais e que expressaram Qualidade de Vida no Trabalho como Respeito e Condições de Trabalho, mas também com Desmotivação. Isso reflete que as condições de trabalho oferecidas atualmente no IFCE têm gerado desmotivação e necessitam de maior orientação para o Bem-Estar Financeiro. Pensando nisso, como produto gerado após as análises, foi criada uma cartilha de Educação Financeira para os servidores de todas as unidades do Instituto Federal do Ceará com o propósito de proporcionar o Bem-Estar Financeiro e, por consequência, auxiliar na melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho. Para futuras pesquisas sugere-se fazer testagens de acordo com o perfil sociodemografico do público estudado, sendo assim possivel verificar o que uma váriavel interfere na outra (bem-estar financeiro e qualidade de vida no trabalho) sendo assim mais fácil direcionar programas para cada perfil sociodemográfico.


  • Mostrar Abstract
  • A pesquisa a seguir buscará analisar se a educação financeira influencia na qualidade de vida no trabalho (QVT), de uma instituição pública brasileira. Pretende-se verificar se o servidor público possui educação financeira, e os que possuem problemas financeiros se têm o desempenho comprometido no trabalho devido à ausência de educação financeira. Assim como, buscará avaliar a importância da educação financeira na qualidade de vida do servidor, como também da organização pública e do servidor, são afetados pela não compreensão da educação financeira ou dos seus princípios. Esta pesquisa analisará o nível de conhecimento financeiro, os fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho, do quadro efetivo dos servidores do Instituto Federal (IF) do Ceará, através de aplicação de questionário. Foi realizada uma pesquisa como todos os IF´S, a fim de identificar quais IF´S possuem implantada a política institucional do programa de qualidade de vida voltada para o servidor. Além disso, também foram analisado quais IF´S que incluem a educação financeira como parte do programa de QVT institucional. A partir dos resultados encontrados, será elaborado um plano de ação com uma proposta de implantação de um programa continuado de educação financeira aplicado aos servidores do IFCE.

5
  • ALBERLAN FERNANDES DA SILVA
  • PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS: UMA PROPOSTA PARA O SETOR DE MANUTENÇÃO DA UFERSA

  • Orientador : ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • MARCOS EDUARDO ZAMBANINI
  • PAULO AUGUSTO RAMALHO DE SOUZA
  • Data: 20/04/2022

  • Mostrar Resumo
  •  A Gestão de Riscos é um tema que vem ganhando cada vez mais importância dentro da Gestão Pública, atuando seja de forma preventiva ou como mecanismo de correção. Considerando que para cumprir os fins a que as instituições se propõem, a busca por uma melhoria na Gestão de Riscos implica uma melhoria no processo de eficácia organizacional. Tendo em vista que a ausência desse tipo de gestão na Divisão de Manutenção e Instalações Físicas (DMIF) da UFERSA poderá prejudicar a eficiência organizacional ao falhar no funcionamento de algum setor ou serviço junto à comunidade acadêmica, esta pesquisa tem como foco propor um modelo de plano de gerenciamento de riscos voltado para os procedimentos de manutenção na instituição. Para tanto, é necessário identificar como está a implementação da Gestão de Riscos na UFERSA, analisar o funcionamento da Divisão de Manutenção e Instalações Físicas da UFERSA, analisar o processo de atendimento das demandas do setor, identificando os pontos que causam impactos e que podem afetar a eficiência organizacional, e construir um modelo de Gestão de Riscos para a DMIF. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa para percorrer um processo exploratório, indutivo e de observação, através de um estudo de caso na Divisão. Diante disso, verifica-se que não há conhecimento, no setor de manutenção, sobre a implantação da Gestão de Riscos na UFERSA. Além disso, a falta de um plano de manutenção preventiva, o que faz com que o trabalho seja realizado sempre de forma corretiva emergencial, não tendo um processo mapeado do seu atendimento, o que gera vários riscos ao setor no alcance dos seus objetivos, constatando-se a importância da implantação de um modelo de gerenciamento de riscos no setor.


  • Mostrar Abstract
  • gestão de risco é um tema que vem ganhando notoriedade em todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. As organizações utilizam a gestão de riscos como meio de aperfeiçoar seu planejamento estratégico, sendo um mecanismo que produz agilidade no enfrentamento das dificuldades e alcance dos objetivos traçados (ORANGE BOOK, 2020).
    O risco está presente em toda e qualquer atividade, sendo impossível de eliminar. Segundo Vieira e Barreto (2019) destacam que “há inúmeros riscos inerentes à gestão dos recursos públicos, às operações das agências públicas, à fiscalização dos resultados desses processos etc. É a gestão desse risco que é o elemento-chave para a gestão das agências públicas que visam efetivamente gerar valor para a sociedade”.
    A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2019) define risco como sendo o efeito que as incertezas causam nos objetivos organizacionais, e que independentemente do tipo de organização, estas estão sujeitas às influências internas e externas que causam essas incertezas.
    Segundo Spósito et al. (2017) define os riscos como todo e qualquer evento ou expectativa de incertezas que possam agir sobre o meio estratégico, podendo ser pessoas, processos, informação e comunicação, trazendo como efeito no meio corporativo o desperdício de dinheiro, sendo que se for bem gerenciado, gera criatividade e o surgimento de novas oportunidades.
    De acordo com Àvila (2016), para responder aos desafios gerados pelo ambiente complexo e dinâmico que se encontra as organizações, com constantes imprevisibilidades, a principal ação de combate a esse risco, seria a implantação de uma ferramenta chamada gestão do risco.
    No que se refere aos órgãos públicos, o gerenciamento do risco tem sido uma importante ferramenta para prática de gestão, aliado aos estudos de governança, através de diretrizes como transparência, equidade, conformidade e accountability (RAMOS, 2020).
    O Brasil tem tido avanços na administração pública, com novas formas de gestão baseados em eficiência, controles e transparência na utilização dos bens públicos, de forma que essa prática de governança busca uma melhor prestação de serviço à sociedade (ARAÚJO & CALLADO, 2019)
    O tema é bastante relevante pelo fato da administração pública está submetida ao princípio da eficiência, de acordo com art. 37 da Constituição Federal de 1988, em que seu
    11
    objetivo principal é o bem coletivo (BRASIL, 1988). E mesmo com todos os avanços na gestão, de uma forma geral, não conseguiu eliminar os riscos dos processos nas organizações públicas, que em razão de suas características próprias, dificulta esse processo de gestão (RORATO E DIAS, 2011). Dessa forma, a gestão de riscos tornou-se um mecanismo necessário para as organizações públicas, criando procedimentos que identificam, analisam, avaliam, tratam e monitoram os riscos que podem afetar negativamente o alcance dos objetivos (VIEIRA E BARRETO, 2019).
    No Brasil, foi lançado em 2016, a Instrução Normativa Conjunta Nº 1, de 10 de maio de 2016, numa tentativa de sistematizar a prática da gestão de risco, como destaca seu artigo 1º: “Os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal deverão adotar medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança” (BRASIL, 2016).
    Mediante esse cenário de incertezas, é importante fazer o seguinte questionamento: como a Gestão de Riscos no setor de Divisão de Manutenção e Instalações Físicas pode contribuir com a melhoria no alcance da eficiência organizacional da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)?
    A pesquisa propõe um plano de gerenciamento de riscos voltado ao setor de Divisão de Manutenção e Instalações Físicas (DMIF) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral propor um modelo de plano de gerenciamento de riscos voltado para os procedimentos de manutenção na UFERSA. A partir do objetivo geral delimitaram-se os seguintes objetivos específicos:
    ● Apresentar os normativos e documentos internos relacionados a gestão de riscos da UFERSA;
    ● Identificar como está a implementação da gestão de risco na UFERSA;
    ● Analisar o funcionamento da Divisão de Manutenção e Instalações Físicas da UFERSA;
    ● Aplicar as etapas propostas pelo COSO ERM na Divisão de Manutenção e Instalações Físicas da UFERSA
    ● Analisar o processo de atendimento das demandas do setor, identificando os pontos que causam impactos e pode afetar os objetivos a serem alcançados.
    A pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP, e como tal, busca solucionar problemas práticos, oferecendo soluções aos gestores das instituições públicas.
    12
    Este trabalho é organizado em cinco capítulos. No primeiro, é apresentada uma descrição sobre a pesquisa a pesquisa, destacando seu o problema, as justificativas, o objetivo geral e os específicos. O segundo capítulo traz o referencial teórico, sobre a eficiência na gestão pública, conceituação de riscos, apresentando as principais normas vigentes, bem como os principais métodos utilizados para gestão dos riscos. No terceiro capítulo, mostra o passo a passo da metodologia empregada na pesquisa, apresentando o estudo de caso. No quarto capítulo, apontam-se os resultados da pesquisa, observando se os normativos internos adotados na UFERSA estão de acordo com a IN conjunta MP/CGU nº 01/2016, e se os processos realizados pela DMIF estão alinhados com a metodologia do COSO ERM. E para finalizar é apresentado as considerações finais, alinhando os resultados encontrados com as propostas de intervenção, de estudos futuros e opinião final do autor.
    No que se refere aos órgãos públicos, o gerenciamento do risco tem sido uma importante ferramenta para prática de gestão, aliado aos estudos de governança, através de diretrizes como transparência, equidade, conformidade e accountability (RAMOS, 2020).
    O estudo da gestão de riscos no setor de manutenção é justificado pela importância que norteia o setor dentro da Universidade. Uma gestão estratégica das ações de manutenção é fundamental para o serviço público. Há pouco estudo sobre o tema, e pouco controle sobre as atividades do setor de manutenção, que geralmente são pautadas em ações corretivas, ao acaso das ocorrências, o que gera muitas vezes ineficiência nos resultados, aumentando o desperdício e consequentemente os custos das operações de manutenção.
    A adoção de uma manutenção preventiva garantirá o bom funcionamento da instituição (UFERSA), melhoria da utilização dos recursos, eliminando ou diminuindo as falhas, e consequentemente diminuindo os riscos de uma parada de atividades não programada.
    Aliado a importância do estudo da gestão de risco no setor de manutenção como ferramenta para o bom funcionamento da instituição, está à exigência da Instrução Normativa Conjunta Nº 1. de 10 de maio de 2016, que determina que os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal adotem medidas para sistematização de políticas relacionadas à gestão de risco em todos os setores das instituições.

6
  • AURITONY CAMURÇA DA SILVA
  • AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA TÉCNICA DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

  • Orientador : FRANCISCO CARLOS CARVALHO DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO CARLOS CARVALHO DE MELO
  • JOSÉ MAIRTON FIGUEIREDO DE FRANÇA
  • THAISEANY DE FREITAS REGO
  • Data: 26/04/2022

  • Mostrar Resumo
  • No contexto brasileiro, a administração pública tem o compromisso legal de utilizar instrumentos de apoio à tomada de decisão por ocasião da formulação e implementação das políticas públicas, bem como no monitoramento e avaliação dos seus resultados, para melhorar a eficiência dos seus programas e projetos, com a consequente realização de melhor entrega em termos de benefícios para a sociedade. Nestes termos, considerando que o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) executado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) não possui nenhum instrumento ou estudo local realizado com o objetivo de avaliar sua eficiência, presente trabalho propõe como objetivo geral, avaliar a eficiência técnica deste programa, no período de 2016 a 2020. Subsidiariamente, se propõe elaborar uma proposta de intervenção, apontando ações que possam contribuir para melhorar a utilização dos recursos e a qualidade da gestão e o controle social do PNAES. Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, utilizando-se de critérios de avaliação de análise da eficiência com uso de Data Envelopment Analysis.


  • Mostrar Abstract
  • No contexto brasileiro, a administração pública tem o compromisso legal de utilizar instrumentos de apoio à tomada de decisão por ocasião da formulação e implementação das políticas públicas, bem como no monitoramento e avaliação dos seus resultados, para melhorar a eficiência dos seus programas e projetos, com a consequente realização de melhor entrega em termos de benefícios para a sociedade. Nestes termos, considerando que o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) executado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) não possui nenhum instrumento ou estudo local realizado com o objetivo de avaliar sua eficiência, presente trabalho propõe como objetivo geral, avaliar a eficiência técnica deste programa, no período de 2016 a 2020. Subsidiariamente, se propõe elaborar uma proposta de intervenção, apontando ações que possam contribuir para melhorar a utilização dos recursos e a qualidade da gestão e o controle social do PNAES. Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, utilizando-se de critérios de avaliação de análise da eficiência com uso de Data Envelopment Analysis.

7
  • ADRIANO RAINER ALMEIDA CARNEIRO
  • TERCEIRIZAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NAS RELAÇÕES EMPREGATÍCIAS E SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

  • Orientador : RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLARINDO EPAMINONDAS DE SA NETO
  • JUSSARA MARIA MORENO JACINTHO
  • RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • Data: 28/04/2022

  • Mostrar Resumo
  • As relações trabalhistas têm passado por reiteradas mudanças. Entre elas, está a terceirização, mais especificadamente, a permissão de terceirizar as atividades meio no âmbito da Administração Pública. Diante do avanço da terceirização, defendida pelos empresários e, ao mesmo passo, criticada pelos principais órgãos de defesa dos trabalhadores (Ministério Público do Trabalho - MPT, sindicatos, Tribunal Superior do Trabalho – TST, entre outros), o problema da pesquisa busca responder a seguinte pergunta: há falhas no processo de terceirização de mão de obra no serviço público responsáveis por consequências negativas para os empregados nas relações empregatícias e sociais? Admitindo a possibilidade de que a terceirização pode precarizar as condições trabalhistas e sociais, o objetivo geral da pesquisa é descobrir se a terceirização de mão de obra no serviço público é responsável por consequências negativas para os empregados nas relações empregatícias e sociais. A metodologia terá um caráter qualitativo de pesquisa aplicada e descritiva com método indutivo. Quanto aos procedimentos, serão realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema e sobre as ações judiciais em que a UFERSA responde subsidiariamente em contratos de terceirização. Após as análises, pretende-se apresentar o nexo causal entre terceirização, direitos trabalhistas e direitos sociais.


  • Mostrar Abstract
  • As relações trabalhistas têm passado por reiteradas mudanças, entre elas está a terceirização, mais especificadamente, a permissão de terceirizar as atividades meio no âmbito da Administração Pública. Diante do avanço da terceirização, defendida pelos empresários e, ao mesmo passo, criticada pelos principais órgãos de defesa dos trabalhadores (MPT, sindicatos, ANAMATRA, TST entre outros), o problema da pesquisa é investigar as consequências da terceirização nas relações empregatícias e sociais na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa. Admitindo a possibilidade de que a terceirização pode precarizar as condições trabalhistas e sociais, o objetivo geral da pesquisa é propor ações e procedimentos para melhorar o processo de fiscalização dos contratos terceirizados no âmbito da Ufersa, a fim de evitar a mitigação de direitos trabalhistas e melhorar a relação entre empregados e empregadores nos processos de terceirização, de modo que ambas as partes possam perceber vantagens. A metodologia terá um caráter qualitativo de pesquisa aplicada e descritiva; quanto aos procedimentos, serão realizadas entrevistas semiestruturadas, pesquisas bibliográficas, análise sobre a votação dos principais institutos jurídicos que regulam a terceirização e das ações em que a Ufersa responde subsidiariamente em contratos de terceirização. Após as análises, pretende-se apresentar o nexo causal entre terceirização, direitos trabalhistas e direitos sociais.

8
  • FABIO EZEQUIEL AZEVEDO BRAGA
  • TRABALHO REMOTO E PERSPECTIVAS SOBRE TELETRABALHO: Estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

  • Orientador : FRANCISCO CARLOS CARVALHO DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA KALIANY DA COSTA LIMA
  • FLÁVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
  • FRANCISCO CARLOS CARVALHO DE MELO
  • Data: 29/04/2022

  • Mostrar Resumo
  • A implementação do teletrabalho no serviço público federal está sendo ampliada a partir da expedição de normas específicas, especialmente em decorrência da pandemia de Covid-19, cujo contexto exigiu a adoção de um regime trabalho a distância, como medida preventiva de distanciamento social nas repartições públicas. O trabalho remoto como medida sanitária transformou de forma repentina o serviço público em um grande laboratório de trabalho a distância. Imerso nessa realidade, este estudo busca compreender a adaptação dos servidores com o objetivo de sintetizá-las, de forma a contribuir para os planos de implantação do teletrabalho no pós-pandemia. Houve um esforço investigativo de caráter qualitativo, com interpretação dos dados orientados pela Análise de Conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti. Foram aplicados questionários semiestruturados dirigidos aos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) com questões focadas no aprofundamento dos impactos do fenômeno na vida desses servidores, para colher suas percepções do momento em isolamento social compreendido entre março de 2019 e fevereiro de 2022. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para um entendimento que oriente os responsáveis pela implementação do teletrabalho, nos termos da Instrução Normativa Nº 65, em vista da melhoria das necessidades reais dos servidores.


  • Mostrar Abstract
  • A implementação de teletrabalho no serviço público federal está sendo ampliada em decorrência da expedição de normas específicas e, em especial, em decorrência da pandemia de COVID-19, cujo contexto exigiu a adoção de um regime também não presencial, como medida preventiva de distanciamento social nas repartições públicas. O trabalho remoto como medida sanitária transforma de forma repentina o serviço público num grande laboratório de trabalho à distância. Imerso nessa realidade, este estudo busca identificar as estratégias de adaptação dos trabalhadores com o objetivo de sintetizá-las de forma a contribuir para os planos de implantação do teletrabalho no pós-pandemia. Trata-se de esforço investigativo de caráter qualitativo, com método de coleta, análise e interpretação dos dados orientados pela Teoria Fundamentada nos Dados, de acordo com a abordagem construtivista de Charmaz (2009), cujos dados foram codificados e categorizados com auxílio do software Atlas ti. Foram aplicados questionários semi-estruturados dirigidos aos servidores ativos da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) e focadas em tipos chaves de servidores em busca de aprofundamento dos impactos do fenômeno na vida desses servidores, para colher suas percepções do momento em afastamento social compreendido entre março de 2019 e fevereiro de 2022. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para o entendimento que sensibilize os responsáveis pela implementação do teletrabalho, com vista à melhoria da qualidade do trabalho e às necessidades reais dos servidores.

9
  • LARISSE RAFHAELY DA SILVA LOPES
  • A efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA Campus Mossoró/RN.

  • Orientador : LUCIANA BATISTA SALES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIANA BATISTA SALES
  • KAIO CESAR FERNANDES
  • MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
  • Data: 29/04/2022

  • Mostrar Resumo
  • As recentes políticas públicas de acesso ao ensino superior, bem como a expansão das universidades públicas, trouxeram mais oportunidades de ingresso aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Fato este, que tornou as universidades um espaço mais diversificado, com estudantes de várias classes e gêneros. Junto à educação, a política de assistência estudantil deve cooperar para a diminuição dos efeitos das desigualdades sociais, criando meios que viabilizem a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica nas universidades. O perfil socioeconômico dos estudantes vem sofrendo transformações desde o início do processo de democratização do acesso às universidades federais. Assim, de acordo com a pesquisa realizada, pelo Fórum Nacional de Pró-reitores Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), estudantes do sexo feminino são a maioria absoluta nas universidades federais, desde a primeira pesquisa. Muitas dessas estudantes são mães e, precisam de suporte para enfrentar, além das dificuldades decorrentes da situação de vulnerabilidade socioeconômica, as dificuldades de serem mães e estudantes. Ante o exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com as estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche da UFERSA e com profissionais lotados na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Como resultado foi identificado perfil das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche, suas condições de permanência, quais as ações de assistência estudantil direcionadas às estudantes-mães são executadas na UFERSA, como são avaliadas essas ações e quais são as possibilidades, limites e desafios da assistência estudantil, no que diz respeito ao público das estudantes-mães.


  • Mostrar Abstract
  • As recentes políticas de acesso ao ensino superior, bem como a expansão das universidades públicas, trouxeram mais oportunidades de ingresso aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Fato este, que tornou as universidades um espaço mais diversificado, com estudantes de várias classes e gêneros. Junto à educação, a política de assistência estudantil deve cooperar para a diminuição dos efeitos das desigualdades sociais, criando meios que viabilizem a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica nas universidades. O perfil socioeconômico e cultural dos estudantes vem sofrendo transformações desde o início do processo de democratização do acesso às universidades federais. Assim, de acordo com a pesquisa realizada, pelo Fórum Nacional de Pró-reitores Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), estudantes do sexo feminino são maioria absoluta nas universidades federais, desde a primeira pesquisa. Ante o exposto, este trabalho se propõe a avaliar a atuação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na percepção das estudantes-mães, beneficiárias do auxílio-creche na UFERSA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados será por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com as estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche da UFERSA.

10
  • FRANCISCO XAVIER NUNES DA ROCHA FILHO
  •  

    A INFLUÊNCIA DA INSTALAÇÃO DOS PRESÍDIOS FEDERAIS NA CRIMINALIDADE LOCAL PELA PERSPECTIVA DOS HOMICÍDIOS 

  • Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO MAGALHAES SILVA
  • FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
  • RICHARDSON LEONARDI MOURA DA CAMARA
  • THAISEANY DE FREITAS REGO
  • Data: 02/05/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo geral verificar qual a relação entre a presença de
    Penitenciárias Federais e o número de homicídios, antes e após a instalação desses
    presídios, nos municípios de instalação, e como os objetivos específicos: (1) Apontar
    em qual contexto as Penitenciárias Federais se situam; (2) Coletar informações
    referentes aos índices de homicídios no município e no Estado onde se localizam as
    Penitenciárias; (3) Analisar os dados com o uso das ferramentas estatísticas (teste T
    de student); e (4) Avaliar indicadores de acompanhamento e avaliação dos índices
    de criminalidade, com a inserção de Penitenciárias federais. Há, na população, nos
    gestores públicos e na sociedade em geral, o estigma do aumento dos índices de
    violência, assim como, uma percepção generalizada de sensação de insegurança
    nas cidades onde presídios estaduais são instalados, além da nítida desconfiança
    sobre os parentes e pessoas ligadas aos presos. Essa sensação de insegurança
    não diferencia as penitenciárias comuns das recém-criadas penitenciárias federais
    de segurança máxima, em que pese a população e mídia afirmarem que com o
    sistema de segurança local não tem meios de prover a criminalidade. Neste
    trabalho, a metodologia por meio estudo quantitativo, no pensamento indutivo, o
    argumento passa do particular para o geral, uma vez que as generalizações derivam
    de observações de casos realidade concreta (KÖCHE, 2006) com o uso do
    aplicativo Bioestat 5.3 e Teste estatístico T de student. O teste foi aplicado em 3
    (três) indicadores (homicídios por arma de fogo, óbitos por arma de fogo e mortes
    violentas por causa indeterminadas) ocorridos 5 anos antes e 5 anos depois da
    instalação de presídios federais em quatro cidades brasileiras (Catanduvas/PR,
    Campo Grande/MS, Porto Velho/RO e Mossoró/RN) e a relação entre variação
    desses índices com a presença das instalações prisionais. Os resultados apontam
    não influência da presença de presídios federais no aumento de homicídios, exceto
    em uma das cidades.


  • Mostrar Abstract
  • Há, na população, nos gestores públicos e na sociedade em geral, o estigma do aumento dos índices de violência, assim como, uma percepção generalizada de sensação de insegurança nas cidades onde presídios estaduais são instalados, além da nítida desconfiança sobre os parentes e pessoas ligadas aos presos. Essa sensação de insegurança não diferencia as penitenciárias comuns das recém criadas penitenciárias federais de segurança máxima, em que pese a população e mídia afirmarem que com o sistema de segurança local não tem meios de prover a criminalidade. Avaliamos, neste trabalho, os índices de homicídios ocorridos antes e depois da instalação de presídios federais em quatro cidades brasileiras e a relação entre variação desses índices com a presença das instalações prisionais. Os resultados apontam não influência da presença de presídios federais no aumento de homicídios, exceto em uma das cidades.

11
  • ANANAYRA MIRELLA GOIS E SILVA
  • EFICIÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS EM SAÚDE NO COMBATE AO CORONAVÍRUS: UM ESTUDO NOS ESTADOS NORDESTINOS

  • Orientador : LUCIANA BATISTA SALES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • FABIANO DA COSTA DANTAS
  • JOSÉ IRIVALDO ALVES OLIVEIRA SILVA
  • Data: 29/07/2022

  • Mostrar Resumo
  • Desde seu início, o Coronavírus se apresentou de forma muito rigorosa no Brasil, tornando o país como um dos epicentros mundiais da pandemia. Era difícil calcular o desafio que o maior sistema público de saúde, entre os países emergentes, estava para enfrentar. Analisando de maneira regional, especificamente na Região Nordeste, os problemas a serem enfrentados previam ser ainda maiores, por se tratar de uma Região com menor infraestrutura na área de saúde, apesar dos avanços que obteve nos últimos tempos. Com um dos dois menores índices regionais de desenvolvimento humano-IDH do país, juntamente com a Região Norte, segundo o IBGE, a Região Nordeste estaria propicia a ter um dos piores quadros da pandemia no Brasil. Considerando-se o número de mortos por coronavírus, o quantitativo de leitos criados para o tratamento de pessoas infectadas, o número pessoas recuperadas da doença e os recursos financeiros recebidos na saúde pelos estados nordestinos nos anos de 2020 e 2021, este estudo busca identificar se estes demonstraram eficiência na utilização dos gastos públicos destinados à saúde no combate ao coronavírus, através da análise na utilização dos gastos públicos nos anos de 2020 e 201. Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA). Essa técnica permite calcular a eficiência a partir dos recursos recebidos e dos resultados desses recursos, input e output, respectivamente. No ano de 2020 os Estados mais eficientes foram: Bahia, Ceará e Maranhão. No ano de 2021 os mais eficientes foram: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe.


  • Mostrar Abstract
  • Desde seu início, o Coronavírus se apresentou de forma muito rigorosa no Brasil, tornando o país como um dos epicentros mundiais da pandemia. Era impossível calcular o desafio que o maior sistema público de saúde, entre os países em desenvolvimento, estava para enfrentar. Analisando de maneira local, especificamente na Região Nordeste, os problemas a serem enfrentados previam ser ainda maiores, por se tratar de uma região com menor infraestrutura na área de saúde, apesar dos avanços que obteve nos últimos tempos. Com um dos dois menores índices regionais de desenvolvimento humano-IDH do país, juntamente com a região Norte, segundo o IBGE, a Região Nordeste estaria propicia a ter um dos piores quadros de desenvolvimento da pandemia no Brasil. Considerando-se o número de mortos por coronavírus no ano de 2021 e os recursos financeiros recebidos pelos Estados Nordestinos, este estudo busca identificar qual Estado foi o mais eficiente no combate à pandemia, através da análise na utilização dos gastos públicos no ano de 2021. Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA). Essa técnica permite calcular a eficiência a partir dos recursos recebidos e dos resultados desses recursos, input e output, respectivamente.

12
  • MARIA DE FATIMA SANTOS OLIVEIRA DUARTE
  • GOVERNANÇA PÚBLICA E LEGITIMIDADE PARA CONCURSOS PÚBLICOS DE CARREIRA DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.

  • Orientador : FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MILER FRANCO D’ANJOUR
  • ANGELO MAGALHAES SILVA
  • FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
  • THAISEANY DE FREITAS REGO
  • Data: 08/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • A Administração Pública Brasileira foi demarcada historicamente por um contexto de reformas administrativas que tinham por finalidade alcançar um modelo de gestão que contribuísse para melhorar a gestão da “coisa pública”. No entanto, apesar dos esforços para desenvolver um modo de gerir que subsidiasse o Estado no cumprimento de sua finalidade, observa-se uma reprodução de condutas adotadas nos distintos moldes de gestão da administração pública brasileira, inclusive daquelas inerentes a administração pública patrimonialista. Tal fato merece atenção, uma vez que tais práticas corroboram para o surgimento de condutas nefastas, que comprometem a credibilidade e a legitimidade da ação estatal. No que tange ao provimento de cargos públicos, no decorrer da história da administração pública brasileira foram adotados métodos inerentes às práticas patrimonialistas tais como a compra e venda a sucessão hereditária e o arrendamento. No entanto com a CF/1988, o provimento destes cargos passou a se dar, obrigatoriamente, através de Concursos Públicos, os quais pretendiam proporcionar aos cidadãos brasileiros, condições equilibradas de concorrência e acesso. Apesar da obrigatoriedade Constitucional, não se vislumbra na legislação brasileira, um normativo específico para tratar de forma ampla sobre os temas inerentes aos Concursos Públicos. sendo então responsabilidade de cada órgão, dado o seu poder discricionário, regulamentar seus certames, em consonância com a Constituição, os princípios da administração pública e demais normativos referentes ao tema. No que cerne aos concursos públicos para carreira docente nas Instituições Federais de Ensino Superior, a carência de normativos que tratem o tema de forma ampla e aplicável a todos os órgãos públicos e a presença de práticas disfuncionais advindas do patrimonialismo ainda visíveis na administração pública brasileira, é possível que a legitimidade destes processos se encontre prejudicada. Torna-se necessário, portanto, adotar condutas a fim de conferir maior legitimidade aos concursos públicos para carreira docente das IFES, especificamente da Universidade Federal Rural do Semi – Árido (UFERSA). Neste sentido, a adoção de práticas de Governança Pública (GP), surge como um modo mais assertivo de coordenar a atuação pública, ao mesmo tempo que mantém a flexibilidade essencial para corrigir suas condutas e objetivos. Deste modo, as práticas de governança dentro da esfera pública, têm caráter relevante para a legitimidade dos atos administrativos. A presente pesquisa tem como objetivo estudar os normativos referentes aos concursos públicos para carreira docente na UFERSA, a fim de descrever as práticas de governança pública adotadas pela instituição e propor, à luz da governança pública, ajustes e melhorias aos procedimentos adotados na realização dos certames, a fim de conferir maior legitimidade ao processo. Para consecução dos objetivos, adotar-se-á uma pesquisa descritiva, analítica propositiva e de abordagem qualitativa e análise documental.


  • Mostrar Abstract
  • A presente pesquisa tem como objetivo estudar os normativos referentes aos concursos públicos para carreira docente na UFERSA, a fim de descrever as práticas de governança pública adotadas pela instituição, bem como apresentar novas práticas que podem ser implementadas na perspectiva de conferir maior legitimidade ao processo.

    Para consecução dos objetivos, adotar-se-á uma pesquisa descritiva, analítica propositiva e de abordagem documental qualitativa. Quanto à coleta de dados será feita por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. 

    A pesquisa ainda será desenvolvida em quatro etapas: a primeira etapa consistirá em  estudo exploratório baseado na revisão teórica; a segunda etapa corresponderá na mapeamento documental das práticas de governança pública adotadas pela UFERSA e especificadas nos regimentos, resoluções, editais, portarias, perfis dos candidatos e bancas examinadoras dos concursos para provimento de cargo docente nos últimos cinco anos, estabelecendo a relação entre estas e os princípios de governança pública; a terceira etapa será compreendida pela análise e interpretação dos dados, tabulados e categorizados. Por fim, na quarta etapa, será criada a proposta de intervenção com sugestão de práticas e protocolo de Governança Pública a serem sugeridas à instituição, visando à melhoria da legitimidade dos certames, corroborando ao interesse público e social.

2021
Dissertações
1
  • ROBERTO CARVALHO DE OLIVEIRA FREITAS FILHO
  • CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: Uma Proposta de Implantação do Sistema de Custos da Universidade Federal Rural do Semiárido

  • Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • RENATO HENRIQUE GURGEL MOTA
  • THAISEANY DE FREITAS REGO
  • Data: 23/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • A busca constante pelo aumento da eficiência do setor público tem demandado transformações no modo de administrar as organizações públicas. Sendo assim, as Universidades Federais precisam constantemente desenvolver seus instrumentos de gestão para o alcance de seus objetivos visando à qualidade no gasto, responsabilidade social e transparência com os recursos públicos. Nesse sentido, a UFERSA instituiu uma comissão de custos, que por sua vez, elaborou o Manual de Apuração de Custos (MAC), este contém o sistema de custos da instituição, porém, ainda não está sendo utilizado, necessitando da sua implantação. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o fluxo das informações ligadas ao processo de custos da instituição, de forma a elaborar o plano de ação para implantar o sistema de apuração de custos previsto no Manual de Apuração de Custos da UFERSA. No que compete à metodologia, a presente pesquisa classifica-se quanto à abordagem do problema em pesquisa qualitativa, quanto à natureza tratou-se de uma pesquisa aplicada, no tocante aos objetivos, uma pesquisa descritiva, e no que se refere aos procedimentos, foram realizadas entrevistas, pesquisas bibliográficas, documentais e estudo de caso. Os resultados do estudo permitiram a descrição do Manual de Custos da UFERSA; o mapeamento de cada processo envolvendo os custos de acordo com as Variações Patrimoniais Diminutivas, contendo o fluxo atual, mediante centro de custo genérico e o fluxo de acordo com a presente proposta, indicando centro de custo definitivo ou para tratamento; apresentou-se como a informação de custo deve ser tratada para ser alocada aos cursos de graduação e pós-graduação da UFERSA; e, por fim, propôs-se um Plano de Ação para a implantação do Sistema de Apuração de Custos, podendo a Gestão optar pela criação de uma Divisão responsável ou anualmente nomear Comissão para apurar os custos da instituição, realizando o tratamento das informações para aquelas despesas que necessitam. Outra ação foi a criação de um questionário de múltipla escolha para que os requisitantes consigam no momento que estão fazendo sua solicitação, gerar corretamente o respectivo código do centro de custo, com o intuito de alocar o custo de forma discriminada.


  • Mostrar Abstract
  • A busca constante pelo aumento da eficiência do setor público tem demandado transformações no modo de administrar as organizações públicas. Sendo assim, as Universidades Federais precisam constantemente desenvolver seus instrumentos de gestão para o alcance de seus objetivos visando à qualidade no gasto, responsabilidade social e transparência com os recursos públicos. Nesse sentido, a UFERSA instituiu uma comissão de custos, que por sua vez, elaborou o Manual de Apuração de Custos (MAC), este contém o sistema de custos da instituição, porém, ainda não está sendo utilizado, necessitando da sua implantação. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o fluxo das informações ligadas ao processo de custos da instituição, de forma a elaborar o plano de ação para implantar o sistema de apuração de custos previsto no Manual de Apuração de Custos da UFERSA. No que compete à metodologia, a presente pesquisa classifica-se quanto à abordagem do problema em pesquisa qualitativa, quanto à natureza tratou-se de uma pesquisa aplicada, no tocante aos objetivos, uma pesquisa descritiva, e no que se refere aos procedimentos, foram realizadas entrevistas, pesquisas bibliográficas, documentais e estudo de caso. Os resultados do estudo permitiram a descrição do Manual de Custos da UFERSA; o mapeamento de cada processo envolvendo os custos de acordo com as Variações Patrimoniais Diminutivas, contendo o fluxo atual, mediante centro de custo genérico e o fluxo de acordo com a presente proposta, indicando centro de custo definitivo ou para tratamento; apresentou-se como a informação de custo deve ser tratada para ser alocada aos cursos de graduação e pós-graduação da UFERSA; e, por fim, propôs-se um Plano de Ação para a implantação do Sistema de Apuração de Custos, podendo a Gestão optar pela criação de uma Divisão responsável ou anualmente nomear Comissão para apurar os custos da instituição, realizando o tratamento das informações para aquelas despesas que necessitam. Outra ação foi a criação de um questionário de múltipla escolha para que os requisitantes consigam no momento que estão fazendo sua solicitação, gerar corretamente o respectivo código do centro de custo, com o intuito de alocar o custo de forma discriminada.

2
  • DANIELLE FRANCA RIBEIRO
  • EDUCAÇÃO E TRABALHO FEMININO: Impactos sociais e econômicos da desigualdade de gênero

  • Orientador : NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • JORGE DA SILVA CORREIA NETO
  • RICARDO GEORGE DE ARAUJO SILVA
  • Data: 14/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • A desigualdade de gênero impacta no bem-estar das mulheres e de toda a sociedade, assim como, também tem efeito sobre o desempenho econômico dos países. Por ser um fenômeno social complexo, é reforçada por variados eventos que ocorrem ao longo da vida das mulheres. Consistindo em um problema histórico e atual, deve ser objeto de reflexão a fim de diminuir as distâncias sociais e econômicas entre os homens e mulheres. Dessa forma, este estudo tem como objetivo discutir, a nível internacional e sob perspectiva de gênero, as relações entre educação das mulheres, trabalho feminino e economia dos países. Para isso, esta dissertação é formada por três ensaios: i) o primeiro mede a relação entre o trabalho infantil feminino e a evasão na educação básica; ii) o segundo mensura o impacto da força de trabalho feminina no crescimento econômico; iii) o terceiro investiga o efeito dos anos de escolaridade das mulheres sobre o nível de desemprego feminino. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Serão utilizados dados secundários da base de pesquisa internacional Quality of Government Institute (QoG) e a análise ocorrerá por meio de métodos estatísticos e econométricos.


  • Mostrar Abstract
  • A desigualdade de gênero impacta no bem-estar das mulheres e de toda a sociedade, assim como, também tem efeito sobre o desempenho econômico dos países. Por ser um fenômeno social complexo, é reforçada por variados eventos que ocorrem ao longo da vida das mulheres. Consistindo em um problema histórico e atual, deve ser objeto de reflexão a fim de diminuir as distâncias sociais e econômicas entre os homens e mulheres. Dessa forma, este estudo tem como objetivo discutir, a nível internacional e sob perspectiva de gênero, as relações entre educação das mulheres, trabalho feminino e economia dos países. Para isso, esta dissertação é formada por três ensaios: i) o primeiro mede a relação entre o trabalho infantil feminino e a evasão na educação básica; ii) o segundo mensura o impacto da força de trabalho feminina no crescimento econômico; iii) o terceiro investiga o efeito dos anos de escolaridade das mulheres sobre o nível de desemprego feminino. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Serão utilizados dados secundários da base de pesquisa internacional Quality of Government Institute (QoG) e a análise ocorrerá por meio de métodos estatísticos e econométricos.

3
  • RODRIGO JORGE CARNEIRO LEITE
  • A QUALIDADE DO REGIME DEMOCRÁTICO NO MUNDO ATUAL: UMA ANÁLISE DA LIBERDADE, IGUALDADE E LEGALIDADE DAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS

  • Orientador : LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • JORGE DA SILVA CORREIA NETO
  • RICARDO GEORGE DE ARAUJO SILVA
  • Data: 14/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo teve como objetivo analisar, perante certas dimensões, a qualidade do regime democrático desenvolvido na atualidade pela sociedade mundial. Nesse intuito, este trabalho abordou o objeto pesquisado por meio de três ensaios distintos, os quais investigaram como estariam, contemporaneamente, as principais vertentes que estabelecem a democracia como sistema de governo de muitas nações do globo terrestre, quais sejam: primeiro, a liberdade, princípio fundamental que se encontra em conflito devido a avalanche de (des)informações veiculadas neste período de extrema difusão tecnológica de comunicação; segundo, a igualdade, fator também primordial para a consolidação legítima da democracia, tendo em vista a necessidade de participação de todos os cidadãos diante das diretrizes governamentais na democracia representativa; terceiro e último, a legalidade, parâmetro que serve de base para a consolidação do regime democrático, visto que todos devem obedecer às regras que regem a democracia, particularmente, debatemos, neste ponto, a influência do poder financeiro em desvirtuar a equidade e lisura do processo político-eleitoral. A metodologia empírica utilizada para comprovação da fundamentação teórica exposta foi a econométrica. Nessa abordagem quantitativa, manuseou-se dados de relatórios internacionais condensados pela organização The Quality of Goverment Institute (QoG), os quais permitiram inferências e comprovações das hipóteses formuladas.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo teve como objetivo analisar, perante certas dimensões, a qualidade do regime democrático desenvolvido na atualidade pela sociedade mundial. Nesse intuito, este trabalho abordou o objeto pesquisado por meio de três ensaios distintos, os quais investigaram como estariam, contemporaneamente, as principais vertentes que estabelecem a democracia como sistema de governo de muitas nações do globo terrestre, quais sejam: primeiro, a liberdade, princípio fundamental que se encontra em conflito devido a avalanche de (des)informações veiculadas neste período de extrema difusão tecnológica de comunicação; segundo, a igualdade, fator também primordial para a consolidação legítima da democracia, tendo em vista a necessidade de participação de todos os cidadãos diante das diretrizes governamentais na democracia representativa; terceiro e último, a legalidade, parâmetro que serve de base para a consolidação do regime democrático, visto que todos devem obedecer às regras que regem a democracia, particularmente, debatemos, neste ponto, a influência do poder financeiro em desvirtuar a equidade e lisura do processo político-eleitoral. A metodologia empírica utilizada para comprovação da fundamentação teórica exposta foi a econométrica. Nessa abordagem quantitativa, manuseou-se dados de relatórios internacionais condensados pela organização The Quality of Goverment Institute (QoG), os quais permitiram inferências e comprovações das hipóteses formuladas.

2019
Dissertações
1
  • RENATA ALBUQUERQUE DE CARVALHO
  • Cultura Organizacional em instituições de ensino superior: do foco no cidadão ao cumprimento das normas.

  • Orientador : NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • Data: 31/01/2019

  • Mostrar Resumo
  • Considerando a coexistência dos modelos de gestão burocrática e gerencial no cotidiano das Instituições de Ensino Superior (IES), este trabalho pretende explorar, por meio da percepção dos servidores públicos e à luz da cultura organizacional, as práticas administrativas das Pró-Reitorias de uma Universidade Federal em relação ao cumprimento de normas e o foco no cidadão. Isto é, pretende-se observar a valorização (ou desvalorização) da formalidade, da impessoalidade, da hierarquia e do foco nas necessidades dos usuários, visando a melhor compreender de que maneira o apego dos servidores a tais elementos influencia nas práticas das organizações públicas, no que diz respeito à consecução de seu principal objetivo: o bem-estar social. Os procedimentos
    metodológicos da dissertação incluíram, além de pesquisa bibliográfica, entrevistas com servidores da instituição estudada, compondo um estudo de caso do tipo exploratório. Foi possível observar o apego dos servidores entrevistados às características da burocracia, em especial o formalismo e a impessoalidade. O estudo demonstra que a burocracia, por meio de suas normas escritas, atua como ferramenta de proteção dos servidores contra uma desconfiança generalizada em relação às suas práticas. Desse modo, pôde-se concluir que os servidores da Universidade estudada direcionam suas práticas muito mais ao cumprimento de normas do que ao foco nas necessidades dos usuários de seus serviços.


  • Mostrar Abstract
  • Considerando a coexistência dos modelos de gestão burocrática e gerencial no cotidiano das Instituições de Ensino Superior (IES), este trabalho pretende explorar, por meio da percepção dos servidores públicos e à luz da cultura organizacional, as práticas administrativas das Pró-Reitorias de uma Universidade Federal em relação ao cumprimento de normas e o foco no cidadão. Isto é, pretende-se observar a valorização (ou desvalorização) da formalidade, da impessoalidade, da hierarquia e do foco nas necessidades dos usuários, visando a melhor compreender de que maneira o apego dos servidores a tais elementos influencia nas práticas das organizações públicas, no que diz respeito à consecução de seu principal objetivo: o bem-estar social. Os procedimentos
    metodológicos da dissertação incluíram, além de pesquisa bibliográfica, entrevistas com servidores da instituição estudada, compondo um estudo de caso do tipo exploratório. Foi possível observar o apego dos servidores entrevistados às características da burocracia, em especial o formalismo e a impessoalidade. O estudo demonstra que a burocracia, por meio de suas normas escritas, atua como ferramenta de proteção dos servidores contra uma desconfiança generalizada em relação às suas práticas. Desse modo, pôde-se concluir que os servidores da Universidade estudada direcionam suas práticas muito mais ao cumprimento de normas do que ao foco nas necessidades dos usuários de seus serviços.

2
  • FRANCISCO HELDER ALVES PRAXEDES JUNIOR
  • Vulnerabilidade Social e Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Oeste Potiguar

  • Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO MAGALHAES SILVA
  • BERTULINO JOSE DE
  • FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
  • Data: 18/02/2019

  • Mostrar Resumo
  • Reconhecendo o papel do Estado como provedor das ações públicas sociais e enxergando o Esporte e Lazer como possível fator de redução da Vulnerabilidade Social, a presente pesquisa teve como propósito tratar sobre o tema da Vulnerabilidade Social e sua relação com as políticas públicas de Esporte e Lazer. Por meio da mensuração do índice de Vulnerabilidade Social – IVS, utilizado pelo atlas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, assim como dos dados obtidos por meio dos questionários aplicados pelo Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer – Rede CEDES aos gestores municipais do Esporte e Lazer, buscou-se debater como essas duas variáveis estão inseridas nos municípios estudados. O universo da pesquisa é composto por doze municípios da Mesorregião do Oeste Potiguar. Foi realizada uma pesquisa documental nos bancos de dados do IPEA e da Rede CEDES e em seguida, foi realizada uma análise de conteúdo, bem como um ranqueamento dos municípios quanto às informações obtidas para cada variável. Na construção do ranking dos municípios quanto às políticas públicas de Esporte e Lazer foi utilizada uma adaptação do modelo de utilidade de multiatributos. Dessa forma, os resultados indicam, no geral, uma desproporcionalidade entre o índice de Vulnerabilidade Social e as políticas públicas de Esporte e Lazer dos municípios, sendo divididos em três categorias: aqueles que obtiveram baixos graus de vulnerabilidade; aqueles que apresentaram melhor situação em políticas públicas descritivas de Esporte e Lazer e os que mantiveram o mesmo padrão de desempenho nos dois aspectos. Esses resultados foram discutidos e analisados frente ao debate acerca da vulnerabilidade social e feitas proposições no intuito de colaborar com essas ações de políticas públicas. Assim, essa discussão traz uma grande contribuição para os municípios estudados, no que se refere à construção e eecução de políticas públicas em Esporte e Lazer, bem como para um maior aprofundamento nos debates acerca de meios de diminuição da Vulnerabilidade Social de forma geral.


  • Mostrar Abstract
  • Reconhecendo o papel do Estado como provedor das ações públicas sociais e enxergando o Esporte e Lazer como possível fator de redução da Vulnerabilidade Social, a presente pesquisa teve como propósito tratar sobre o tema da Vulnerabilidade Social e sua relação com as políticas públicas de Esporte e Lazer. Por meio da mensuração do índice de Vulnerabilidade Social – IVS, utilizado pelo atlas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, assim como dos dados obtidos por meio dos questionários aplicados pelo Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer – Rede CEDES aos gestores municipais do Esporte e Lazer, buscou-se debater como essas duas variáveis estão inseridas nos municípios estudados. O universo da pesquisa é composto por doze municípios da Mesorregião do Oeste Potiguar. Foi realizada uma pesquisa documental nos bancos de dados do IPEA e da Rede CEDES e em seguida, foi realizada uma análise de conteúdo, bem como um ranqueamento dos municípios quanto às informações obtidas para cada variável. Na construção do ranking dos municípios quanto às políticas públicas de Esporte e Lazer foi utilizada uma adaptação do modelo de utilidade de multiatributos. Dessa forma, os resultados indicam, no geral, uma desproporcionalidade entre o índice de Vulnerabilidade Social e as políticas públicas de Esporte e Lazer dos municípios, sendo divididos em três categorias: aqueles que obtiveram baixos graus de vulnerabilidade; aqueles que apresentaram melhor situação em políticas públicas descritivas de Esporte e Lazer e os que mantiveram o mesmo padrão de desempenho nos dois aspectos. Esses resultados foram discutidos e analisados frente ao debate acerca da vulnerabilidade social e feitas proposições no intuito de colaborar com essas ações de políticas públicas. Assim, essa discussão traz uma grande contribuição para os municípios estudados, no que se refere à construção e eecução de políticas públicas em Esporte e Lazer, bem como para um maior aprofundamento nos debates acerca de meios de diminuição da Vulnerabilidade Social de forma geral.

3
  • ALINE KELLY DE MENEZES
  • RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO E CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: Um Estudo nas Universidades Federais do Brasil

  • Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • Data: 26/02/2019

  • Mostrar Resumo
  • A busca pela eficiência tem acendido discussões a respeito de mecanismos que subsidie na gestão dos recursos públicos, cada vez mais escassos. Nesse sentido, medidas de desempenho e sistemas de informações de custos têm se mostrado importantes instrumentos de governança, capazes de produzir informações gerenciais úteis para o planejar, controlar e decidir com maior eficiência, além do fornecimento de informações que contribuem para a transparência da gestão. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil. O estudo é caracterizado como uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, já a abordagem do problema foi através da pesquisa quantitativa. Os dados para aferição dos custos foram coletados das Variações Patrimoniais Diminutivas das universidades, obtidas por meio dos Balancetes contábeis, solicitados pelo Serviço de Informação ao Cidadão, e para o desempenho foram coletados os 09 (nove) indicadores de desempenho do Relatório de Gestão recomentados pelo TCU e o indicador IGC obtido no site do INEP/MEC, todos para o período de 2015 a 2017. Para atingir o objetivo geral, primeiramente, foi mensurado os custos das universidades através da metodologia de Santos (2014). Com o custo total obtido foi efetuado o rateio pelo quantitativo de alunos equivalentes, resultando no Custo por aluno equivalente, com objetivo de minimizar os efeitos do porte da universidade. Em seguida foi realizada uma análise descritiva dos 10 (dez) indicadores de desempenho, para, por fim, ser realizada a análise de correlação entre desempenho e custos. A correlação foi verificada pelo SPSS 20.0. Os resultados sugerem que existe relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil, na medida em que dos 10 (dez) indicadores de desempenho utilizados na pesquisa, 07 (sete) tem correlação estatisticamente significante com os custos, sendo 06 (seis) correlações positivas e moderadas e 01 (uma) correlação negativa e fraca. Outro achado importante dessa pesquisa foi na análise regional, onde as regiões sul e sudeste possuem os maiores custos por aluno equivalente, mas também os melhores valores para a maioria dos indicadores de desempenho, em especial os que são positivamente correlacionados com os custos. Isso sugere que os investimentos nas universidades afetam seus resultados, concedendo retorno em melhores desempenhos.


  • Mostrar Abstract
  • A busca pela eficiência tem acendido discussões a respeito de mecanismos que subsidie na gestão dos recursos públicos, cada vez mais escassos. Nesse sentido, medidas de desempenho e sistemas de informações de custos têm se mostrado importantes instrumentos de governança, capazes de produzir informações gerenciais úteis para o planejar, controlar e decidir com maior eficiência, além do fornecimento de informações que contribuem para a transparência da gestão. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil. O estudo é caracterizado como uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, já a abordagem do problema foi através da pesquisa quantitativa. Os dados para aferição dos custos foram coletados das Variações Patrimoniais Diminutivas das universidades, obtidas por meio dos Balancetes contábeis, solicitados pelo Serviço de Informação ao Cidadão, e para o desempenho foram coletados os 09 (nove) indicadores de desempenho do Relatório de Gestão recomentados pelo TCU e o indicador IGC obtido no site do INEP/MEC, todos para o período de 2015 a 2017. Para atingir o objetivo geral, primeiramente, foi mensurado os custos das universidades através da metodologia de Santos (2014). Com o custo total obtido foi efetuado o rateio pelo quantitativo de alunos equivalentes, resultando no Custo por aluno equivalente, com objetivo de minimizar os efeitos do porte da universidade. Em seguida foi realizada uma análise descritiva dos 10 (dez) indicadores de desempenho, para, por fim, ser realizada a análise de correlação entre desempenho e custos. A correlação foi verificada pelo SPSS 20.0. Os resultados sugerem que existe relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil, na medida em que dos 10 (dez) indicadores de desempenho utilizados na pesquisa, 07 (sete) tem correlação estatisticamente significante com os custos, sendo 06 (seis) correlações positivas e moderadas e 01 (uma) correlação negativa e fraca. Outro achado importante dessa pesquisa foi na análise regional, onde as regiões sul e sudeste possuem os maiores custos por aluno equivalente, mas também os melhores valores para a maioria dos indicadores de desempenho, em especial os que são positivamente correlacionados com os custos. Isso sugere que os investimentos nas universidades afetam seus resultados, concedendo retorno em melhores desempenhos.

4
  • JAIME VIRGINIO CAMARA NETO
  • AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA "E-SUS ATENÇÃO BÁSICA" NO MUNICÍPIO DE APODI-RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (POLICYCYCLE).

     

  • Orientador : KAIO CESAR FERNANDES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DENISON MURILO DE OLIVEIRA
  • FABIO RESENDE DE ARAUJO
  • KAIO CESAR FERNANDES
  • Data: 11/03/2019

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a eficiência do processo de implementação da Estratégia "e-SUS Atenção Básica" no município de Apodi-RN, por meio do modelo do ciclo de políticas públicas (policy cycle). Para isso, traçamos alguns objetivos específicos, como: identificar as características pessoais e a influência do perfil profissional dos participantes do programa no seu processo de implementação; verificar a capacidade operacional das equipes e dos profissionais, e por fim, avaliar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, de acordo com os requisitos da Estratégia e-SUS. A pesquisa consistiu em um estudo de caso de caráter descritivo, baseado no método qualitativo, com emprego da técnica de análise de conteúdo. Teve como atores sociais pesquisados:o ex-coordenador da Atenção Básica; o coordenador atual e os 85 profissionais que integram as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de Saúde Bucal (ESB) e a da equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); todos pertencentes ao município de Apodi-RN. A coleta de dados, em termos secundários, ocorreu por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica especializada, bem como por uma vasta pesquisa documental, através da análise de portarias, notas técnicas e resoluções dos órgãos colegiados. Já, em termos primários, a coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários com os membros das equipes do programa e através da realização de entrevistas semiestruturadas com o ex-coordenador e os atuais gestores da Atenção Básica. Os resultados demonstraram que a maioria dos profissionais eram do sexo feminino, com idades entre 40 e 50 anos e com mais de 15 anos de atuação na atenção básica, revelando que a adesão a Estratégia trouxe forte impacto ao processo de trabalho desses profissionais. Apesar da maioria dos pesquisados relatarem aptidão para uso do computador, alguns ainda utilizam fichas de papel e não sabem manusear os softwares do e-SUS, sobretudo devido deficiências na capacitação. A pesquisa revelou ainda que as UBS não dispõe de infraestrutura mínima para implementação do programa, especialmente pela falta de computadores, tablets e impressoras; ausência de fornecimento de internet de boa qualidade e falta de suporte técnico de informática. Assim, conclui-se que o município de Apodi-RN não conseguiu implementar definitivamente o e-SUS, uma vez que o sistema com PEC, que consiste no sistema permanente do programa, ainda não funciona,permanecendo o sistema com CDS, que de acordo com o Ministério da Saúde, já deveria ter encerrado suas atividades desde o ano de 2016.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a eficiência do processo de implementação da Estratégia "e-SUS Atenção Básica" no município de Apodi-RN, por meio do modelo do ciclo de políticas públicas (policy cycle). Para isso, traçamos alguns objetivos específicos, como: identificar as características pessoais e a influência do perfil profissional dos participantes do programa no seu processo de implementação; verificar a capacidade operacional das equipes e dos profissionais, e por fim, avaliar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, de acordo com os requisitos da Estratégia e-SUS. A pesquisa consistiu em um estudo de caso de caráter descritivo, baseado no método qualitativo, com emprego da técnica de análise de conteúdo. Teve como atores sociais pesquisados:o ex-coordenador da Atenção Básica; o coordenador atual e os 85 profissionais que integram as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de Saúde Bucal (ESB) e a da equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); todos pertencentes ao município de Apodi-RN. A coleta de dados, em termos secundários, ocorreu por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica especializada, bem como por uma vasta pesquisa documental, através da análise de portarias, notas técnicas e resoluções dos órgãos colegiados. Já, em termos primários, a coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários com os membros das equipes do programa e através da realização de entrevistas semiestruturadas com o ex-coordenador e os atuais gestores da Atenção Básica. Os resultados demonstraram que a maioria dos profissionais eram do sexo feminino, com idades entre 40 e 50 anos e com mais de 15 anos de atuação na atenção básica, revelando que a adesão a Estratégia trouxe forte impacto ao processo de trabalho desses profissionais. Apesar da maioria dos pesquisados relatarem aptidão para uso do computador, alguns ainda utilizam fichas de papel e não sabem manusear os softwares do e-SUS, sobretudo devido deficiências na capacitação. A pesquisa revelou ainda que as UBS não dispõe de infraestrutura mínima para implementação do programa, especialmente pela falta de computadores, tablets e impressoras; ausência de fornecimento de internet de boa qualidade e falta de suporte técnico de informática. Assim, conclui-se que o município de Apodi-RN não conseguiu implementar definitivamente o e-SUS, uma vez que o sistema com PEC, que consiste no sistema permanente do programa, ainda não funciona,permanecendo o sistema com CDS, que de acordo com o Ministério da Saúde, já deveria ter encerrado suas atividades desde o ano de 2016.

5
  • DANIEL FREITAS SILVA
  • FÓRUM COMUNITÁRIO PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ/CE

  • Orientador : RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO MAGALHAES SILVA
  • RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • WASHINGTON CESAR SHOITI NOZU
  • Data: 25/03/2019

  • Mostrar Resumo
  • O fomento à participação social é uma das premissas da Constituição Federal (1988) e os fóruns participativos são uma importante ferramenta que viabiliza o controle social. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta estudo de caso sobre o Fórum Comunitário Participativo – FCP implantado no município de Icapuí-CE, com o intuito de verificar até que ponto o FCP promove de fato a democratização e possibilita a participação da população de Icapuí/CE na tomada de decisão da administração pública municipal. Adota-se como método o estudo de caso, classificados quanto ao objetivo como exploratórios e quanto à abordagem como qualitativa, sendo utilizado como técnicas a revisão bibliográfica, a observação participante e a aplicação de questionários. Pretendeu-se com este trabalho verificar a implantação do FCP e seu processo de institucionalização com o intuito de buscar quais ações são necessárias para potencializa-lo como uma política de estado. Foi constatado que o FCP é tido como uma experiência positiva para seus participantes, mas que necessita ser aprimorado, principalmente quanto a sua metodologia de acompanhamento de demandas, prestação de contas, tempo de deliberações e periodicidade. Nesse sentido, propõe-se a produção de regimento interno que regulamente a funcionalidade do Fórum, fundamentado na metodologia da “reunião em espaço aberto” e a sua normatização legal mediante projeto de lei, tornando-o em política pública de estado que vincule o atual e próximos gestores.


  • Mostrar Abstract
  • O fomento à participação social é uma das premissas da Constituição Federal (1988) e os fóruns participativos são uma importante ferramenta que viabiliza o controle social. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta estudo de caso sobre o Fórum Comunitário Participativo – FCP implantado no município de Icapuí-CE, com o intuito de verificar até que ponto o FCP promove de fato a democratização e possibilita a participação da população de Icapuí/CE na tomada de decisão da administração pública municipal. Adota-se como método o estudo de caso, classificados quanto ao objetivo como exploratórios e quanto à abordagem como qualitativa, sendo utilizado como técnicas a revisão bibliográfica, a observação participante e a aplicação de questionários. Pretendeu-se com este trabalho verificar a implantação do FCP e seu processo de institucionalização com o intuito de buscar quais ações são necessárias para potencializa-lo como uma política de estado. Foi constatado que o FCP é tido como uma experiência positiva para seus participantes, mas que necessita ser aprimorado, principalmente quanto a sua metodologia de acompanhamento de demandas, prestação de contas, tempo de deliberações e periodicidade. Nesse sentido, propõe-se a produção de regimento interno que regulamente a funcionalidade do Fórum, fundamentado na metodologia da “reunião em espaço aberto” e a sua normatização legal mediante projeto de lei, tornando-o em política pública de estado que vincule o atual e próximos gestores.

6
  • THIAGO HENRIQUE GOMES DUARTE MARQUES
  • O CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS PARA EDUCAÇÃO: um estudo a partir do Conselho do FUNDEB em Mossoró/RN.

  • Orientador : RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JACIMARA VILLAR FORBELONI
  • RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • RAPHAEL PEIXOTO DE PAULA MARQUES
  • Data: 26/03/2019

  • Mostrar Resumo
  • Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 a participação da sociedade nas ações estatais passou a ganhar maior respaldo chegando a ser institucionalizada em várias áreas. No trato com os recursos públicos voltados para a educação básica instituiu-se o Conselho do Fundeb composto por membros da sociedade e do Estado, com a principal função de exercer o controle social sobre a utilização destes recursos. Pela sua composição hipoteticamente o Conselho deve ser dotado de total legitimidade representativa da sua base e atuar em estrita consonância com a legalidade fazendo uso de todas as prerrogativas que lhe foram atribuídas. Fazendo uso da análise de conteúdo, da observação não participante e da aplicação de formulário aos conselheiros, utilizando ainda como fontes, trabalhos acadêmicos e leis correlatas com o tema, além dos documentos internos do Conselho: seu regimento interno e suas atas, tudo isso em permanente diálogo com a referência teórica devida chegou-se a conclusão de que o Conselho do Fundeb de Mossoró não atua com efetividade, preterindo cerca da metade das suas atribuições, que os documentos apresentados pelo Poder Executivo para prestação de contas é ininteligível para quase totalidade dos Conselheiros, o que impede o efetivo exercício do controle social. Por fim, em que pese maior parte da composição do Conselho ser oriunda da sociedade, concluiu-se que não há efetiva legitimidade dos conselheiros para exercerem a sua função, o que se observa em especial pela ausência de predominância democrática na escolha dos representantes, o que é enfatizado pela falta de interesse dos representados e repercute na ausência de diálogo entre representante e representados.


  • Mostrar Abstract
  • Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 a participação da sociedade nas ações estatais passou a ganhar maior respaldo chegando a ser institucionalizada em várias áreas. No trato com os recursos públicos voltados para a educação básica instituiu-se o Conselho do Fundeb composto por membros da sociedade e do Estado, com a principal função de exercer o controle social sobre a utilização destes recursos. Pela sua composição hipoteticamente o Conselho deve ser dotado de total legitimidade representativa da sua base e atuar em estrita consonância com a legalidade fazendo uso de todas as prerrogativas que lhe foram atribuídas. Fazendo uso da análise de conteúdo, da observação não participante e da aplicação de formulário aos conselheiros, utilizando ainda como fontes, trabalhos acadêmicos e leis correlatas com o tema, além dos documentos internos do Conselho: seu regimento interno e suas atas, tudo isso em permanente diálogo com a referência teórica devida chegou-se a conclusão de que o Conselho do Fundeb de Mossoró não atua com efetividade, preterindo cerca da metade das suas atribuições, que os documentos apresentados pelo Poder Executivo para prestação de contas é ininteligível para quase totalidade dos Conselheiros, o que impede o efetivo exercício do controle social. Por fim, em que pese maior parte da composição do Conselho ser oriunda da sociedade, concluiu-se que não há efetiva legitimidade dos conselheiros para exercerem a sua função, o que se observa em especial pela ausência de predominância democrática na escolha dos representantes, o que é enfatizado pela falta de interesse dos representados e repercute na ausência de diálogo entre representante e representados.

7
  • ADNA RAQUEL DE MORAIS BARRETO
  • O IMPACTO DA CORRUPÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS BRICS: uma análise de efeito no desempenho das firmas


  • Orientador : LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • LEONARDO QUERIDO CARDENAS
  • Data: 27/03/2019

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo investigar o impacto da corrupção no desenvolvimento das firmas e, por conseguinte, nas nações que formam os BRICS onde estão situadas. São agregadas nesta análise indicadores econômicos e de governança buscando avaliar a forma como cada um destes se relacionam e contribuem para o crescimento econômico. Por meio da análise dos resultados obtidos a partir do estudo das correlações entre os indicadores, foi possível aferir que a Corrupção está mais presente nos contextos onde a Eficácia do Governo, a Qualidade Regulatória e o Estado de Direito são mais ausentes. Ademais, estes indicadores apresentam efeito positivo à Receita das firmas, enquanto que a Corrupção apresenta efeito contrário. A estimativa de um modelo econométrico permitiu observar que inicialmente a corrupção pode ser uma alternativa viável para a superação dos entraves burocráticos, ineficiência e falhas das instituições. No entanto, ao analisar todos os fatores presentes no cenário em que as firmas estão inseridas, é possível concluir que a corrupção não facilita o desenvolvimento, mas leva a ineficiência para dentro das firmas ao desviar recursos e esforços que passam a formar barreiras ao crescimento.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho tem como objetivo investigar o impacto da corrupção no desenvolvimento das firmas e, por conseguinte, nas nações que formam os BRICS onde estão situadas. São agregadas nesta análise indicadores econômicos e de governança buscando avaliar a forma como cada um destes se relacionam e contribuem para o crescimento econômico. Por meio da análise dos resultados obtidos a partir do estudo das correlações entre os indicadores, foi possível aferir que a Corrupção está mais presente nos contextos onde a Eficácia do Governo, a Qualidade Regulatória e o Estado de Direito são mais ausentes. Ademais, estes indicadores apresentam efeito positivo à Receita das firmas, enquanto que a Corrupção apresenta efeito contrário. A estimativa de um modelo econométrico permitiu observar que inicialmente a corrupção pode ser uma alternativa viável para a superação dos entraves burocráticos, ineficiência e falhas das instituições. No entanto, ao analisar todos os fatores presentes no cenário em que as firmas estão inseridas, é possível concluir que a corrupção não facilita o desenvolvimento, mas leva a ineficiência para dentro das firmas ao desviar recursos e esforços que passam a formar barreiras ao crescimento.

8
  • ESTER MEDLEY BEZERRA TEIXEIRA DE ALMEIDA
  • Corrupção e o Valor das Firmas

  • Orientador : LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • LEONARDO QUERIDO CARDENAS
  • Data: 27/03/2019

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo propõe-se a analisar os efeitos da corrupção no valor das firmas em diferentes ambientes institucionais, que propiciam níveis distintos de exposição à burocracia e regulamentações excessivas. Para isso, utilizou-se a técnica de regressão linear, com disposição de dados em painel e a técnica de regressão quantílica, que permite a distribuição da amostra investigada em grupos compostos desde as empresas com menor valor de mercado até abranger aquelas com maior valor. Os resultados apontaram para um efeito heterogêneo no comportamento das variáveis, indicando que a diminuição da exposição ao risco de corrupção tem impacto negativo nas firmas de menor valor, e positivo nas firmas de maior valor. O exame comparativo com os resultados obtidos a partir da regressão convencional mostrou que seu uso pode ser insuficiente para retratar de forma representativa este fenômeno. Por isso, considera-se a contribuição deste estudo relevante para as pesquisas acerca do tema, fornecendo evidências que corroboram com a ideia de que as hipóteses da “graxa” e “areia” na engrenagem não se contradizem, mas se complementam e são possíveis nos diversos contextos em que as firmas podem estar inseridas.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo propõe-se a analisar os efeitos da corrupção no valor das firmas em diferentes ambientes institucionais, que propiciam níveis distintos de exposição à burocracia e regulamentações excessivas. Para isso, utilizou-se a técnica de regressão linear, com disposição de dados em painel e a técnica de regressão quantílica, que permite a distribuição da amostra investigada em grupos compostos desde as empresas com menor valor de mercado até abranger aquelas com maior valor. Os resultados apontaram para um efeito heterogêneo no comportamento das variáveis, indicando que a diminuição da exposição ao risco de corrupção tem impacto negativo nas firmas de menor valor, e positivo nas firmas de maior valor. O exame comparativo com os resultados obtidos a partir da regressão convencional mostrou que seu uso pode ser insuficiente para retratar de forma representativa este fenômeno. Por isso, considera-se a contribuição deste estudo relevante para as pesquisas acerca do tema, fornecendo evidências que corroboram com a ideia de que as hipóteses da “graxa” e “areia” na engrenagem não se contradizem, mas se complementam e são possíveis nos diversos contextos em que as firmas podem estar inseridas.

9
  • ESAU CASTRO DE ALBUQUERQUE MELO
  • CRIME CORPORATIVO, MEIO AMBIENTE E ESFERA PÚBLICA: Uma análise da realidade do município de Mossoró, a partir da perspectiva do Ministério Público.

  • Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO MAGALHAES SILVA
  • MARA BETANIA JALES DOS SANTOS
  • MARCUS TULLIUS LEITE FERNANDES DOS SANTOS
  • WILLIAM EUFRÁSIO NUNES PEREIRA
  • Data: 29/03/2019

  • Mostrar Resumo
  • As corporações modernas tornaram-se um dos traços da sociedade contemporânea. O seu protagonismo avançou concomitante as questões relacionadas ao crime ambiental e aos recursos utilizados pela esfera pública para contê-lo. Esta premissa orienta este trabalho, e questiona em que medida crimes ambientais podem ser cometidos por empresas, assumindo, assim, a tipologia de crime corporativo. Este trabalho, objetiva, assim, compreender como e a incidência de crimes corporativos ambientais ocorrem no município de Mossoró/RN, e sua relação com a esfera pública. Especificamente, esta compreensão parte de um olhar crítico sobre o Ministério Público mossoroense, de como se organiza, que características marcam a gestão e como seus agentes compreendem e lidam com crime corporativo ambiental na cidade. Metodologicamente discutem-se os conceitos de esfera pública, tipologias de crimes corporativos, com ênfase nos estudos organizacionais. A pesquisa bibliográfica e documental; a pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas com representantes do Ministério Público mossoroense, são outros recursos metodológicos usuais nesta pesquisa. Isto nos permitiu constatar ao nível local tipologias de crimes ambientais que transcendem as ações corporativas, encontrar um rol de transgressões cometidas por agentes individuais; microempresas e empresários individuais. Por outro lado, permitiu também compreender e identificar as características “binarias” que envolve a gestão da esfera pública e seus mecanismos de controle social frente aos crimes corporativos ambientais. Pode-se concluir que as corporações, enquanto grupos que detêm o processo de formação do capital, colocam a maximização de seus lucros a frente do bem-estar coletivo, perpetrando a desigualdade social e ambiental, sendo imperiosa a tutela do meio ambiente e uma gestão mais aperfeiçoada da esfera pública.


  • Mostrar Abstract
  • As corporações modernas tornaram-se um dos traços da sociedade contemporânea. O seu protagonismo avançou concomitante as questões relacionadas ao crime ambiental e aos recursos utilizados pela esfera pública para contê-lo. Esta premissa orienta este trabalho, e questiona em que medida crimes ambientais podem ser cometidos por empresas, assumindo, assim, a tipologia de crime corporativo. Este trabalho, objetiva, assim, compreender como e a incidência de crimes corporativos ambientais ocorrem no município de Mossoró/RN, e sua relação com a esfera pública. Especificamente, esta compreensão parte de um olhar crítico sobre o Ministério Público mossoroense, de como se organiza, que características marcam a gestão e como seus agentes compreendem e lidam com crime corporativo ambiental na cidade. Metodologicamente discutem-se os conceitos de esfera pública, tipologias de crimes corporativos, com ênfase nos estudos organizacionais. A pesquisa bibliográfica e documental; a pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas com representantes do Ministério Público mossoroense, são outros recursos metodológicos usuais nesta pesquisa. Isto nos permitiu constatar ao nível local tipologias de crimes ambientais que transcendem as ações corporativas, encontrar um rol de transgressões cometidas por agentes individuais; microempresas e empresários individuais. Por outro lado, permitiu também compreender e identificar as características “binarias” que envolve a gestão da esfera pública e seus mecanismos de controle social frente aos crimes corporativos ambientais. Pode-se concluir que as corporações, enquanto grupos que detêm o processo de formação do capital, colocam a maximização de seus lucros a frente do bem-estar coletivo, perpetrando a desigualdade social e ambiental, sendo imperiosa a tutela do meio ambiente e uma gestão mais aperfeiçoada da esfera pública.

10
  • ANARA LUANA NUNES GOMES
  •   HABILIDADES SOCIAIS DAS ELITES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO NA JUSTIÇA FEDERAL EM MOSSORÓ/RN

     

  • Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO MAGALHAES SILVA
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • WILLIAM EUFRÁSIO NUNES PEREIRA
  • Data: 29/03/2019

  • Mostrar Resumo
  • A história da administração pública brasileira abriga também a história das elites, grupos de indivíduos detentores de poder, riqueza e elevado status social (MILLS, 1981; BOTTOMORE, 1974). Desde o Império até a República pós Constituição de 1988, as elites se fazem presentes na administração pública brasileira, passando pelo patrimonialismo, burocracia até o gerencialismo. Neste trabalho, a presença de elites na administração pública, especificamente na esfera judiciaria federal local, permitiu a hipótese de que é possível identificar e compreender como e que recursos estes “grupos de poder” utilizam para a sua reprodução. Assim, o objetivo estabelecido neste trabalho foi discutir e identificar as habilidades sociais da elite da administração pública judiciária federal em Mossoró/RN. Para isso, buscou-se relacionar teoricamente elites, campos, habitus e habilidades sociais; descrever a trajetória da administração pública brasileira quanto aos modelos de gestão e seu relacionamento com o conceito de elite; e identificar e caracterizar a elite pública da Justiça Federal em Mossoró/RN. Quanto ao método, foi realizada uma pesquisa social do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica da pesquisa bibliográfica para levantamento do referencial teórico, e posteriormente entrevistas semiestruturadas para coleta dos dados junto aos três Juízes titulares que atuam na Justiça Federal em Mossoró, classificados neste estudo como elite. A análise dos dados coletados foi feita à luz dos conceitos de “habilidades sociais” (FLIGSTEIN, 2007), bem como de “campos”, “habitus” e “poder simbólico” (BOURDIEU, 1983; 1989; 1992; 2009), evitando, assim, generalizações. No rol das habilidades sociais constatadas na elite judiciária de Mossoró, a “cordialidade”, estratégias de gestão moderna e democrática, e um sistema de metas e recompensas constituem apenas alguns dos traços dessa esfera pública judiciária. Essas e outras habilidades sociais terminam por induzir a cooperação no campo e a reprodução social de parte dessa elite do judiciário.


  • Mostrar Abstract
  • A história da administração pública brasileira abriga também a história das elites, grupos de indivíduos detentores de poder, riqueza e elevado status social (MILLS, 1981; BOTTOMORE, 1974). Desde o Império até a República pós Constituição de 1988, as elites se fazem presentes na administração pública brasileira, passando pelo patrimonialismo, burocracia até o gerencialismo. Neste trabalho, a presença de elites na administração pública, especificamente na esfera judiciaria federal local, permitiu a hipótese de que é possível identificar e compreender como e que recursos estes “grupos de poder” utilizam para a sua reprodução. Assim, o objetivo estabelecido neste trabalho foi discutir e identificar as habilidades sociais da elite da administração pública judiciária federal em Mossoró/RN. Para isso, buscou-se relacionar teoricamente elites, campos, habitus e habilidades sociais; descrever a trajetória da administração pública brasileira quanto aos modelos de gestão e seu relacionamento com o conceito de elite; e identificar e caracterizar a elite pública da Justiça Federal em Mossoró/RN. Quanto ao método, foi realizada uma pesquisa social do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica da pesquisa bibliográfica para levantamento do referencial teórico, e posteriormente entrevistas semiestruturadas para coleta dos dados junto aos três Juízes titulares que atuam na Justiça Federal em Mossoró, classificados neste estudo como elite. A análise dos dados coletados foi feita à luz dos conceitos de “habilidades sociais” (FLIGSTEIN, 2007), bem como de “campos”, “habitus” e “poder simbólico” (BOURDIEU, 1983; 1989; 1992; 2009), evitando, assim, generalizações. No rol das habilidades sociais constatadas na elite judiciária de Mossoró, a “cordialidade”, estratégias de gestão moderna e democrática, e um sistema de metas e recompensas constituem apenas alguns dos traços dessa esfera pública judiciária. Essas e outras habilidades sociais terminam por induzir a cooperação no campo e a reprodução social de parte dessa elite do judiciário.

11
  • CARLÚCIO GERMANO DA SILVA
  • GESTÃO PÚBLICA, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EFETIVIDADE PARTICIPATIVA DOS CONSELHOS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA 7ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ.

  • Orientador : RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
  • RAIMUNDO MARCIO RIBEIRO LIMA
  • Data: 03/04/2019

  • Mostrar Resumo
  • A relação gestão pública-democracia-participação é tema cercado de controvérsia e, hoje,
    considerando o quadro político-administrativo brasileiro, mantém-se alvo de discussão
    importante. Nesse contexto, pelo presente trabalho, busca-se avaliar a efetividade
    participativa dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS’s) dos municípios que compõem a
    7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) do Ceará. Faz-se isso em consonância ao
    marco jurídico e político inaugurado pela Constituição Federal de 1988, sob a luz da teoria
    da democracia participativa inclusiva. Para isso, parte-se de uma abordagem que
    arregimenta categorias chave das áreas jurídica e, inelutavelmente, da política, colocando-se
    em pauta questões estruturais e normativas em paralelo com a proposta metodológica da
    participação em 4 D’s (Densidade, Diversidade, Durabilidade e Capacidade Deliberativa).
    Busca-se abordar outras alternativas para além das que centralizam nas categorias como
    cooptação e elites o principal elemento a ser considerado para propor uma imersão qualiquanti sobre o processo decisório no âmbito desses colegiados. No campo dos resultados, observa-se uma série de falhas estruturais e descumprimentos de normas e princípios democráticos em prejuízo de uma participação efetiva nesses Conselhos. Em face disso, foi confirmada a hipótese de pesquisa, segundo a qual os CMS’s analisados funcionam
    essencialmente como um foro chancelador de atos e políticas aprioristicamente costuradas
    pelo Executivo municipal, como consequência da falta de recursos, de uma vocalização
    fraca, do protagonismo de terceiros que não sejam membros destes foros participativos e
    pela sedimentação de um desequilíbrio na partilha de poder objetivada pelo legislador
    constituinte ao instituir a gestão participativa da saúde pública brasileira.


  • Mostrar Abstract
  • A relação gestão pública-democracia-participação é tema cercado de controvérsia e, hoje,
    considerando o quadro político-administrativo brasileiro, mantém-se alvo de discussão
    importante. Nesse contexto, pelo presente trabalho, busca-se avaliar a efetividade
    participativa dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS’s) dos municípios que compõem a
    7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) do Ceará. Faz-se isso em consonância ao
    marco jurídico e político inaugurado pela Constituição Federal de 1988, sob a luz da teoria
    da democracia participativa inclusiva. Para isso, parte-se de uma abordagem que
    arregimenta categorias chave das áreas jurídica e, inelutavelmente, da política, colocando-se
    em pauta questões estruturais e normativas em paralelo com a proposta metodológica da
    participação em 4 D’s (Densidade, Diversidade, Durabilidade e Capacidade Deliberativa).
    Busca-se abordar outras alternativas para além das que centralizam nas categorias como
    cooptação e elites o principal elemento a ser considerado para propor uma imersão qualiquanti sobre o processo decisório no âmbito desses colegiados. No campo dos resultados, observa-se uma série de falhas estruturais e descumprimentos de normas e princípios democráticos em prejuízo de uma participação efetiva nesses Conselhos. Em face disso, foi confirmada a hipótese de pesquisa, segundo a qual os CMS’s analisados funcionam
    essencialmente como um foro chancelador de atos e políticas aprioristicamente costuradas
    pelo Executivo municipal, como consequência da falta de recursos, de uma vocalização
    fraca, do protagonismo de terceiros que não sejam membros destes foros participativos e
    pela sedimentação de um desequilíbrio na partilha de poder objetivada pelo legislador
    constituinte ao instituir a gestão participativa da saúde pública brasileira.

12
  • ERANDI CANAFÍSTULA ARAÚJO
  • ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS NO CAMPUS DO PICI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

  • Orientador : LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
  • JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO
  • Adryane Gorayeb Nogueira Caetano
  • Data: 24/04/2019

  • Mostrar Resumo
  • A Lei 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, traz em seu texto a responsabilidade de atuação do poder público no combate aos principais problemas ambientais decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Já o Decreto nº 5.940, de 2006, determina que a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública deve ser feita na fonte geradora e sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Diante desse cenário, emerge a seguinte questão: como a universidade lida com os resíduos recicláveis tendo em vista a sustentabilidade ambiental? A presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o gerenciamento de tais resíduos no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará sob o aspecto sustentável. Especificamente, propõe identificar os principais resíduos recicláveis gerados no referido Campus; realizar um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis; determinar os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, identificar práticas sustentáveis já existentes e propor diretrizes de gestão ambiental relacionadas aos resíduos recicláveis. Trata-se, quanto à abordagem, de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de técnicas como entrevista, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica. Como resultados, foram identificados os principais resíduos recicláveis gerados no Campus, com destaque para o papel branco, principal resíduo produzido, seguido de papel misto, jornal, papelão e vidro. Também foi realizado um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis, apresentando os 42 pontos de coletas presentes no campus em dezembro de 2018 e suas distribuições. Determinaram-se também os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, como a própria coleta em si, que representa um impacto positivo e a doação do material reciclável às associações e cooperativas de catadores, proporcionando, além de uma fonte de renda, inclusão social. Foram identificadas também as práticas sustentáveis já existentes na universidade, como: existência de guia com boas práticas sustentáveis; presença de departamento para gestão ambiental interna; construções e reformas na instituição seguindo padrões sustentáveis. Além disso, foram propostas diretrizes no sentido de promover a melhoria da gestão ambiental na temática relacionada aos resíduos recicláveis, como: promover a inclusão de demais áreas da universidade, como lanchonetes, pátios e salas de aula na coleta de materiais recicláveis; disponibilização de coletores com as cores correspondentes às da resolução CONAMA 275; promoção de programas de capacitação junto às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e aumento de programas de conscientização junto à comunidade acadêmica no que diz respeito ao consumo consciente e preocupação com o meio ambiente e saúde pública.


  • Mostrar Abstract
  • A Lei 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, traz em seu texto a responsabilidade de atuação do poder público no combate aos principais problemas ambientais decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Já o Decreto nº 5.940, de 2006, determina que a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública deve ser feita na fonte geradora e sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Diante desse cenário, emerge a seguinte questão: como a universidade lida com os resíduos recicláveis tendo em vista a sustentabilidade ambiental? A presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o gerenciamento de tais resíduos no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará sob o aspecto sustentável. Especificamente, propõe identificar os principais resíduos recicláveis gerados no referido Campus; realizar um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis; determinar os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, identificar práticas sustentáveis já existentes e propor diretrizes de gestão ambiental relacionadas aos resíduos recicláveis. Trata-se, quanto à abordagem, de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de técnicas como entrevista, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica. Como resultados, foram identificados os principais resíduos recicláveis gerados no Campus, com destaque para o papel branco, principal resíduo produzido, seguido de papel misto, jornal, papelão e vidro. Também foi realizado um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis, apresentando os 42 pontos de coletas presentes no campus em dezembro de 2018 e suas distribuições. Determinaram-se também os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, como a própria coleta em si, que representa um impacto positivo e a doação do material reciclável às associações e cooperativas de catadores, proporcionando, além de uma fonte de renda, inclusão social. Foram identificadas também as práticas sustentáveis já existentes na universidade, como: existência de guia com boas práticas sustentáveis; presença de departamento para gestão ambiental interna; construções e reformas na instituição seguindo padrões sustentáveis. Além disso, foram propostas diretrizes no sentido de promover a melhoria da gestão ambiental na temática relacionada aos resíduos recicláveis, como: promover a inclusão de demais áreas da universidade, como lanchonetes, pátios e salas de aula na coleta de materiais recicláveis; disponibilização de coletores com as cores correspondentes às da resolução CONAMA 275; promoção de programas de capacitação junto às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e aumento de programas de conscientização junto à comunidade acadêmica no que diz respeito ao consumo consciente e preocupação com o meio ambiente e saúde pública.

13
  • ISAC DANTAS DINIZ
  • CONTRATAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS COMO INDUTORAS AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL: UM ESTUDO COM EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

  • Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • LUCIANA BATISTA SALES
  • Data: 03/05/2019

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo principal deste trabalho foi de analisar como se dá a participação das empresas localizadas do município de Mossoró/RN, nas licitações públicas realizados por órgãos do governo federal localizados em sua região, de forma a identificar os fatores que dificultam ou desestimulam a participação das empresas locais no mercado das contrações públicas. O estudo tem uma abordagem qualitativa, utilizando-se da triangulação na coleta de dados por meio de observação, análise documental e entrevistas. Em conseguinte, valeu-se da estatística descritiva e do método de análise de conteúdo para se analisar os dados coletados. A etapa da coleta de dados secundários foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, além de pesquisa documental, com dados extraídos do Painel de Compras do Governo Federal. No caso dos dados primários, a coleta ocorreu mediante entrevistas junto a empresas que atuam na venda de insumos e equipamentos agropecuários, sediados no município de Mossoró/RN. Verificou-se que apesar dos avanços trazidos pelas plataformas eletrônicas de compras, quanto à transparência e publicidade nas contratações públicas do governo federal, bem como o incremento de legislações específicas que tratam de incentivos a participação de micro e pequenas empresas locais nessas contratações, essas ações não fomentaram de forma satisfatória e efetiva a participação do empresariado local nas contratações públicas do governo federal.


  • Mostrar Abstract
  • O objetivo principal deste trabalho foi de analisar como se dá a participação das empresas localizadas do município de Mossoró/RN, nas licitações públicas realizados por órgãos do governo federal localizados em sua região, de forma a identificar os fatores que dificultam ou desestimulam a participação das empresas locais no mercado das contrações públicas. O estudo tem uma abordagem qualitativa, utilizando-se da triangulação na coleta de dados por meio de observação, análise documental e entrevistas. Em conseguinte, valeu-se da estatística descritiva e do método de análise de conteúdo para se analisar os dados coletados. A etapa da coleta de dados secundários foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, além de pesquisa documental, com dados extraídos do Painel de Compras do Governo Federal. No caso dos dados primários, a coleta ocorreu mediante entrevistas junto a empresas que atuam na venda de insumos e equipamentos agropecuários, sediados no município de Mossoró/RN. Verificou-se que apesar dos avanços trazidos pelas plataformas eletrônicas de compras, quanto à transparência e publicidade nas contratações públicas do governo federal, bem como o incremento de legislações específicas que tratam de incentivos a participação de micro e pequenas empresas locais nessas contratações, essas ações não fomentaram de forma satisfatória e efetiva a participação do empresariado local nas contratações públicas do governo federal.

14
  • OSKARINE DAS CHAGAS OLIVEIRA
  • BUROCRACIA E CUSTO DE TRANSAÇÃO ECONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO NOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)

  • Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA
  • ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • LUCIANA BATISTA SALES
  • Data: 31/05/2019

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como objetivo identificar o efeito da burocracia no custo de transação econômica nos projetos de extensão, com financiamento externo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Nessa perspectiva, utilizou-se o método qualitativo, bem como o plano de enquete exploratório e descritivo. Para o desenvolvimento deste trabalho, aplicou-se o estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no qual empregou a triangulação dos dados mediante observação, entrevista e análise documental. Nesse ínterim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela tramitação, celebração e execução dos projetos de extensão com financiamento externo. Os participantes envolvidos nesta pesquisa são: Divisão de Projetos (DDP) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Divisão de Convênios (DICONV) da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Fundação Guimarães Duque (FGD), que atua como apoio técnico operacional na execução de projetos e três coordenadores de projetos de extensão. Os dados foram tratados, com vistas a atender aos preceitos da análise de conteúdo; para isso, primeiramente, foram transcritas as entrevistas que, posteriormente, foram importadas para o Software Atlas ti 8.4. Logo foi realizado o trabalho de codificação que, com a finalização, empregou-se a categorização dos dados, com o propósito de criar famílias, de acordo com as dimensões estudadas. Em seguida, foi possível conceber redes, para a devida análise e discussões. Os resultados evidenciaram que as normas e regulamentos, as quais regimentam a relação dos sujeitos da pesquisa, atenuam os efeitos da racionalidade limitada, da incerteza e do oportunismo. No entanto, identificou-se que o uso excessivo das normas e regulamentos ocasionam as disfunções da burocracia e acarretam custos de transação entre os agentes. Portanto, a contribuição desta pesquisa corresponde à evidenciação de que o exagero do uso da burocracia, ou seja, a sua disfunção, provoca implicações na relação entre os agentes, atuantes na tramitação dos projetos de extensão, acentuando o aumento dos custos de transação econômica.


  • Mostrar Abstract
  • Esta pesquisa tem como objetivo identificar o efeito da burocracia no custo de transação econômica nos projetos de extensão, com financiamento externo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Nessa perspectiva, utilizou-se o método qualitativo, bem como o plano de enquete exploratório e descritivo. Para o desenvolvimento deste trabalho, aplicou-se o estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no qual empregou a triangulação dos dados mediante observação, entrevista e análise documental. Nesse ínterim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela tramitação, celebração e execução dos projetos de extensão com financiamento externo. Os participantes envolvidos nesta pesquisa são: Divisão de Projetos (DDP) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Divisão de Convênios (DICONV) da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Fundação Guimarães Duque (FGD), que atua como apoio técnico operacional na execução de projetos e três coordenadores de projetos de extensão. Os dados foram tratados, com vistas a atender aos preceitos da análise de conteúdo; para isso, primeiramente, foram transcritas as entrevistas que, posteriormente, foram importadas para o Software Atlas ti 8.4. Logo foi realizado o trabalho de codificação que, com a finalização, empregou-se a categorização dos dados, com o propósito de criar famílias, de acordo com as dimensões estudadas. Em seguida, foi possível conceber redes, para a devida análise e discussões. Os resultados evidenciaram que as normas e regulamentos, as quais regimentam a relação dos sujeitos da pesquisa, atenuam os efeitos da racionalidade limitada, da incerteza e do oportunismo. No entanto, identificou-se que o uso excessivo das normas e regulamentos ocasionam as disfunções da burocracia e acarretam custos de transação entre os agentes. Portanto, a contribuição desta pesquisa corresponde à evidenciação de que o exagero do uso da burocracia, ou seja, a sua disfunção, provoca implicações na relação entre os agentes, atuantes na tramitação dos projetos de extensão, acentuando o aumento dos custos de transação econômica.

15
  • ALEXANDRE MIRANDA ROCHA
  • AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS GERADOS COM A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO NO MUNICÍPIO DE ANGICOS-RN

  • Orientador : LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALMIR MARIANO DE SOUSA JUNIOR
  • JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO
  • LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
  • Data: 27/06/2019

  • Mostrar Resumo
  • A evolução da educação pelos séculos com a descoberta da escrita na Mesopotâmia a 6.000 a.C. proporcionou o desenvolvimento dos conhecimentos, estudos e disciplinas às futuras civilizações, destacando-se a egípcia, grega, romana, entre outras que a partir do século IX proporcionaram o surgimento das escolas monásticas e catedrais que tinham na personificação da Igreja uma detentora dos conhecimentos específicos que culminaram na criação das primeiras universidades, com total destaque as universidades de Bolonha (Itália), Paris (França) e Oxford e Cambridge (Grã-Bretanha), sendo a primeira a mais antiga em atividade e com total destaque a realização da Declaração de Bolonha em 1999 que determinava um ambicioso programa de reforma da educação superior na Europa que objetivava fortalecer a partir das bases de inovação, da competitividade e da produtividade, cuja delimitação proporcionou a sua influência no modelo utilizado na América Latina, assim como o Brasil que proporcionou mudanças no Ensino Superior, assim como nas pós-graduações (Lato Sensu e Stricto Sensu), cuja historicidade brasileira se destaca pela criação da Escola de Cirurgia de Salvador em 1808 com a vinda da família real portuguesa, passando pela criação das primeiras universidades ao final do século XIX, desenvolvimento e implantação de inúmeras universidades em pleno período militar na década de 1960 até os anos de 2000 com a adoção do REUNI que promoveu a reestruturação das IFES já existentes e criação de novas pelo interior do país, que em conjunto com o ENEM e o SISU vem promovendo a cada ano uma maior leva de estudantes a ingressarem na IFES, cuja grande maioria provem de famílias com rendas inferiores a 1,5 salários mínimos que contribuem com as economias emergentes de pequenas e médias cidades onde estas Instituições estão presentes. Diante desse cenário vem a tona os impactos socioeconômicos gerados pela presença destas as comunidades, assim como verificado na cidade de Angicos/RN através da presença de um campus da UFERSA, o que vem a ser o principal objetivo desta pesquisa, assim descrever as contribuições desta Instituição e mudanças geradas a dinâmica local e seus agentes modificadores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa-quantitativa, com a utilização de entrevistas por meio de questionários com perguntas objetivas que foram aplicados a 04 grupos distintos de entrevistados (discentes, docentes, técnicos administrativos e laboratoriais e funcionários terceirizados e moradores circunvizinhos ao Campus UFERSA Angicos/RN) que diretamente e indiretamente são influenciados pelas ações realizadas pela Instituição, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica e utilização de registros fotográficos. Cuja análise pode visualizar a participação ativa da Instituição a localidade, reconhecimento dos entrevistados quanto a participação desta e principalmente a visualização do real impacto socioeconômico gerado mesmo num ambiente conturbado e com uma considerável falta de infraestrutura nas áreas de urbanização, saúde e segurança de responsabilidade dos poderes municipal e estadual. Além disso foram analisadas e propostas ações que visem promover o desenvolvimento da região por meio da participação ativa dos níveis governamentais (municipal, estadual e federal), com a participação ativa da comunidade local e principalmente da IFES.


  • Mostrar Abstract
  • A evolução da educação pelos séculos com a descoberta da escrita na Mesopotâmia a 6.000 a.C. proporcionou o desenvolvimento dos conhecimentos, estudos e disciplinas às futuras civilizações, destacando-se a egípcia, grega, romana, entre outras que a partir do século IX proporcionaram o surgimento das escolas monásticas e catedrais que tinham na personificação da Igreja uma detentora dos conhecimentos específicos que culminaram na criação das primeiras universidades, com total destaque as universidades de Bolonha (Itália), Paris (França) e Oxford e Cambridge (Grã-Bretanha), sendo a primeira a mais antiga em atividade e com total destaque a realização da Declaração de Bolonha em 1999 que determinava um ambicioso programa de reforma da educação superior na Europa que objetivava fortalecer a partir das bases de inovação, da competitividade e da produtividade, cuja delimitação proporcionou a sua influência no modelo utilizado na América Latina, assim como o Brasil que proporcionou mudanças no Ensino Superior, assim como nas pós-graduações (Lato Sensu e Stricto Sensu), cuja historicidade brasileira se destaca pela criação da Escola de Cirurgia de Salvador em 1808 com a vinda da família real portuguesa, passando pela criação das primeiras universidades ao final do século XIX, desenvolvimento e implantação de inúmeras universidades em pleno período militar na década de 1960 até os anos de 2000 com a adoção do REUNI que promoveu a reestruturação das IFES já existentes e criação de novas pelo interior do país, que em conjunto com o ENEM e o SISU vem promovendo a cada ano uma maior leva de estudantes a ingressarem na IFES, cuja grande maioria provem de famílias com rendas inferiores a 1,5 salários mínimos que contribuem com as economias emergentes de pequenas e médias cidades onde estas Instituições estão presentes. Diante desse cenário vem a tona os impactos socioeconômicos gerados pela presença destas as comunidades, assim como verificado na cidade de Angicos/RN através da presença de um campus da UFERSA, o que vem a ser o principal objetivo desta pesquisa, assim descrever as contribuições desta Instituição e mudanças geradas a dinâmica local e seus agentes modificadores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa-quantitativa, com a utilização de entrevistas por meio de questionários com perguntas objetivas que foram aplicados a 04 grupos distintos de entrevistados (discentes, docentes, técnicos administrativos e laboratoriais e funcionários terceirizados e moradores circunvizinhos ao Campus UFERSA Angicos/RN) que diretamente e indiretamente são influenciados pelas ações realizadas pela Instituição, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica e utilização de registros fotográficos. Cuja análise pode visualizar a participação ativa da Instituição a localidade, reconhecimento dos entrevistados quanto a participação desta e principalmente a visualização do real impacto socioeconômico gerado mesmo num ambiente conturbado e com uma considerável falta de infraestrutura nas áreas de urbanização, saúde e segurança de responsabilidade dos poderes municipal e estadual. Além disso foram analisadas e propostas ações que visem promover o desenvolvimento da região por meio da participação ativa dos níveis governamentais (municipal, estadual e federal), com a participação ativa da comunidade local e principalmente da IFES.

16
  • HERICA KALIANNY LOPES FIGUEIREDO ROCHA
  • ENTRINCHEIRAMENTO NA CARREIRA: UM ESTUDO NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR.

  • Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • LUCAS LUCIO GODEIRO
  • LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
  • Data: 09/07/2019

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo objetivou investigar a relação entre o entrincheiramento organizacional e a carreira de servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior situada no interior do Nordeste brasileiro. A pesquisa, do tipo survey, possui natureza descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa. Coletou-se dados de 107 técnico-administrativos de uma universidade federal localizada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Utilizou-se, para fins da pesquisa, a Escala de Entrincheiramento na Carreira, de Carson, Carson e Bedeian (1995), adaptada e validada para o Brasil por Magalhães (2008). A escala possui 12 variáveis dispostas em três dimensões, e cada dimensão possui quatro assertivas. As dimensões são Investimentos de Carreira, Custos Emocionais e Limitação de Alternativas. Os dados foram tratados estatisticamente, utilizando-se de módulos de estatística descritivas, bem como a Análise Fatorial e Análise de Variância (ANOVA). Os resultados apontaram para uma relação entre entrincheiramento e a carreira dos servidores estudados. O fator “Investimentos na carreira” prevaleceu entre as demais dimensões do entrincheiramento, mostrando que os investimentos que os técnicos- administrativos realizaram durante sua carreira podem levar muitos desses profissionais a acreditar que investiram demais para quererem enfrentar novos desafios. Constatou-se também que apenas na variável “gênero” houve diferenças significativas entre as médias, números encontrados por meio da ANOVA, em que se evidenciou que os homens tendem a temer mais a mudança de carreira devido aos investimentos realizados, enquanto as mulheres mantêm laços afetivos mais fortes com colegas, o que pode vir a ser um fator impeditivo para possíveis mudanças de carreira. A pesquisa contribuiu teoricamente trazendo a discussão do entrincheiramento para a Administração Pública, visando preencher lacunas existentes em estudos nessa área; e também colaborou com as organizações, no sentido de fazer com que os gestores conheçam melhor seus profissionais e desenvolvam estratégias que minimizem os impactos do problema no ambiente de trabalho e possam criar instrumentos para elevar o comprometimento afetivo de seus servidores, que é um dos grandes desafios de qualquer organização.


  • Mostrar Abstract
  • Este estudo objetivou investigar a relação entre o entrincheiramento organizacional e a carreira de servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior situada no interior do Nordeste brasileiro. A pesquisa, do tipo survey, possui natureza descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa. Coletou-se dados de 107 técnico-administrativos de uma universidade federal localizada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Utilizou-se, para fins da pesquisa, a Escala de Entrincheiramento na Carreira, de Carson, Carson e Bedeian (1995), adaptada e validada para o Brasil por Magalhães (2008). A escala possui 12 variáveis dispostas em três dimensões, e cada dimensão possui quatro assertivas. As dimensões são Investimentos de Carreira, Custos Emocionais e Limitação de Alternativas. Os dados foram tratados estatisticamente, utilizando-se de módulos de estatística descritivas, bem como a Análise Fatorial e Análise de Variância (ANOVA). Os resultados apontaram para uma relação entre entrincheiramento e a carreira dos servidores estudados. O fator “Investimentos na carreira” prevaleceu entre as demais dimensões do entrincheiramento, mostrando que os investimentos que os técnicos- administrativos realizaram durante sua carreira podem levar muitos desses profissionais a acreditar que investiram demais para quererem enfrentar novos desafios. Constatou-se também que apenas na variável “gênero” houve diferenças significativas entre as médias, números encontrados por meio da ANOVA, em que se evidenciou que os homens tendem a temer mais a mudança de carreira devido aos investimentos realizados, enquanto as mulheres mantêm laços afetivos mais fortes com colegas, o que pode vir a ser um fator impeditivo para possíveis mudanças de carreira. A pesquisa contribuiu teoricamente trazendo a discussão do entrincheiramento para a Administração Pública, visando preencher lacunas existentes em estudos nessa área; e também colaborou com as organizações, no sentido de fazer com que os gestores conheçam melhor seus profissionais e desenvolvam estratégias que minimizem os impactos do problema no ambiente de trabalho e possam criar instrumentos para elevar o comprometimento afetivo de seus servidores, que é um dos grandes desafios de qualquer organização.

17
  • LEIA MARA DE MENEZES
  • VULNERABILIDADE E UNIVERSIDADE PÚBLICA: UMA ANÁLISE DOS MECANISMOS DE COMBATE À VULNERABILIDADE SOCIAL NA UFERSA

  • Orientador : ANGELO MAGALHAES SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO MAGALHAES SILVA
  • JOSIVAN BARBOSA MENEZES FEITOZA
  • LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
  • MARA BETANIA JALES DOS SANTOS
  • Data: 15/07/2019

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo se ocupa da temática da vulnerabilidade social e seus traços no ensino superior. A noção de vulnerabilidade social adotada é a proposta por Kaztman (2000). De acordo com esse autor, vulnerabilidade social pode ser entendida como a incapacidade de uma pessoa ou de um domicílio de acessar as oportunidades que se encontram disponíveis nos diversos âmbitos socioeconômicos para melhorar sua situação de bem-estar ou impedir sua deterioração. Com base nisso, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a universidade pública contribui para evitar a vulnerabilidade social através da utilização dos mecanismos de gestão. Através dos objetivos específicos pretende-se: a) Identificar os recursos que, à luz dos documentos oficiais da UFERSA, evitam a vulnerabilidade social. b) Discutir, a partir dos dados coletados, em que medida a evasão e a retenção são traços da eficácia dos mecanismos que evitam a vulnerabilidade social na universidade. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e a escolha por esse lócus de estudo justifica-se pela significativa expansão que a instituição vivenciou nos últimos anos, visto que com a ampliação do acesso, surge o problema da permanência do discente. Optou-se por desenvolver o trabalho em uma universidade pública por entender que essa é parte integrante do Estado, provedora de ativos sociais e estruturas de oportunidades. Para a pesquisa, que possui natureza qualitativa e classifica-se como exploratória, utilizou-se a revisão bibliográfica através de livros, artigos científicos e legislações. Na fase da investigação documental e de campo, a fim de se alcançar os objetivos propostos, foram consultados diversos documentos oficiais e coletados dados referentes aos mecanismos da universidade que reduzem a vulnerabilidade social, contribuindo para a permanência do discente na instituição. Como resultado, identificou-se que a UFERSA dispõe de mecanismos que auxiliam os alunos no enfrentamento da vulnerabilidade social, tais como a Moradia Estudantil, o Restaurante Universitário; o Programa Institucional Permanência (PIP); os Estágios; o Programa de Monitoria e o Programa de Mobilidade Acadêmica. Essas estruturas de oportunidades, apesar de suas limitações, se mostram eficazes à medida que dão acesso a ativos financeiros, humanos e sociais, que viabilizam a permanência do discente no ambiente universitário. No entanto, apesar de eficazes, a análise demonstrou que o acesso é ainda bastante limitado.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo se ocupa da temática da vulnerabilidade social e seus traços no ensino superior. A noção de vulnerabilidade social adotada é a proposta por Kaztman (2000). De acordo com esse autor, vulnerabilidade social pode ser entendida como a incapacidade de uma pessoa ou de um domicílio de acessar as oportunidades que se encontram disponíveis nos diversos âmbitos socioeconômicos para melhorar sua situação de bem-estar ou impedir sua deterioração. Com base nisso, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a universidade pública contribui para evitar a vulnerabilidade social através da utilização dos mecanismos de gestão. Através dos objetivos específicos pretende-se: a) Identificar os recursos que, à luz dos documentos oficiais da UFERSA, evitam a vulnerabilidade social. b) Discutir, a partir dos dados coletados, em que medida a evasão e a retenção são traços da eficácia dos mecanismos que evitam a vulnerabilidade social na universidade. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e a escolha por esse lócus de estudo justifica-se pela significativa expansão que a instituição vivenciou nos últimos anos, visto que com a ampliação do acesso, surge o problema da permanência do discente. Optou-se por desenvolver o trabalho em uma universidade pública por entender que essa é parte integrante do Estado, provedora de ativos sociais e estruturas de oportunidades. Para a pesquisa, que possui natureza qualitativa e classifica-se como exploratória, utilizou-se a revisão bibliográfica através de livros, artigos científicos e legislações. Na fase da investigação documental e de campo, a fim de se alcançar os objetivos propostos, foram consultados diversos documentos oficiais e coletados dados referentes aos mecanismos da universidade que reduzem a vulnerabilidade social, contribuindo para a permanência do discente na instituição. Como resultado, identificou-se que a UFERSA dispõe de mecanismos que auxiliam os alunos no enfrentamento da vulnerabilidade social, tais como a Moradia Estudantil, o Restaurante Universitário; o Programa Institucional Permanência (PIP); os Estágios; o Programa de Monitoria e o Programa de Mobilidade Acadêmica. Essas estruturas de oportunidades, apesar de suas limitações, se mostram eficazes à medida que dão acesso a ativos financeiros, humanos e sociais, que viabilizam a permanência do discente no ambiente universitário. No entanto, apesar de eficazes, a análise demonstrou que o acesso é ainda bastante limitado.

18
  • KADJA KALLYNE COSTA BARBOSA
  • ROYALTIES DE PETRÓLEO E DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: um estudo de eficiência nos municípios do Rio Grande do Norte.

  • Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • DENISON MURILO DE OLIVEIRA
  • FABIANO DA COSTA DANTAS
  • Data: 19/07/2019

  • Mostrar Resumo
  • A exploração do petróleo gera uma receita denominada royalties, uma compensação financeira devida por terceiros a Estados e Municípios. Tendo em vista esse cenário, tal afirmação leva-nos a questionar se as ações públicas ofertadas à população e financiadas com os recursos oriundo do petróleo estão à altura do volume dos royalties. Destarte, este estudo buscou verificar quais municípios do estado do Rio Grande do Norte foram mais eficientes na aplicação da receita dos royalties de petróleo no ano de 2016. A metodologia aplicada na pesquisa foi do tipo descritiva, documental e de natureza quantitativa. A amostra abrange os 15 municípios produtores de petróleo. Enquanto procedimento de pesquisa, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA). As variáveis observadas foram a receita dos royalties de petróleo e o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM. Os resultados revelaram que apenas 4 (26,7%) municípios produtores de petróleo atingiram o score de eficiência, quais sejam: Apodi, Areia Branca, Caraúbas e Mossoró. Sugere-se que a eficiência não tem relação com o quantitativo da receita, pois foi possível perceber municípios que apresentam menor renda foram mais eficientes, fato este, que dentre outras possibilidades pode ser explicado pela má gestão municipal. Este estudo pode servir como indicativo para avaliação de eficiência técnica do gasto público municipal potiguar, uma vez que tal exercício apontou alguns municípios que podem ser utilizados como benchmark (referência) pelos demais e assim, despertar a atenção para uma alocação mais eficiente dos recursos públicos objetivando melhorias para a população.


  • Mostrar Abstract
  • A exploração do petróleo gera uma receita denominada royalties, uma compensação financeira devida por terceiros a Estados e Municípios. Tendo em vista esse cenário, tal afirmação leva-nos a questionar se as ações públicas ofertadas à população e financiadas com os recursos oriundo do petróleo estão à altura do volume dos royalties. Destarte, este estudo buscou verificar quais municípios do estado do Rio Grande do Norte foram mais eficientes na aplicação da receita dos royalties de petróleo no ano de 2016. A metodologia aplicada na pesquisa foi do tipo descritiva, documental e de natureza quantitativa. A amostra abrange os 15 municípios produtores de petróleo. Enquanto procedimento de pesquisa, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA). As variáveis observadas foram a receita dos royalties de petróleo e o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM. Os resultados revelaram que apenas 4 (26,7%) municípios produtores de petróleo atingiram o score de eficiência, quais sejam: Apodi, Areia Branca, Caraúbas e Mossoró. Sugere-se que a eficiência não tem relação com o quantitativo da receita, pois foi possível perceber municípios que apresentam menor renda foram mais eficientes, fato este, que dentre outras possibilidades pode ser explicado pela má gestão municipal. Este estudo pode servir como indicativo para avaliação de eficiência técnica do gasto público municipal potiguar, uma vez que tal exercício apontou alguns municípios que podem ser utilizados como benchmark (referência) pelos demais e assim, despertar a atenção para uma alocação mais eficiente dos recursos públicos objetivando melhorias para a população.

19
  • ÉRICA DOS SANTOS
  • ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO: Um estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no estado do Rio Grande do Norte

  • Orientador : NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • LUCIANA BATISTA SALES
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • Data: 16/08/2019

  • Mostrar Resumo
  • O ensino, a pesquisa e a extensão são os pilares de sustentação da universidade, eles têm a garantia constitucional de serem inseparáveis, e nenhum deles deve se está sobreposto ao outro em relação ao trato e relevância. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o quantitativo de docentes envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Para isso se propôs a traçar um panorama demonstrando a distribuição dos professores nos pilares universitários; comparar a distribuição dos docentes, no tripé universitário, por campus da IFES; e verificar a perspectivas dos gestores de cada pilar universitário, acerca da participação docente no tripé universitário. Quanto á metodologia, a pesquisa apresenta natureza qualitativa, exploratória descritiva, realizada por meio de estudo de caso com abordagem de triangulação de dados por meio de observação, análise documental e entrevista semiestruturada aplicada com os sete principais gestores institucionais responsáveis pela tomada de decisão quanto ao tripé universitário. Os dados referentes à distribuição docente foram tratados por meio do software Microsoft Excel® e os dados oriundos das entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo, neste as entrevistas foram transcritas e inseridas no software Atlas ti 8.4, em seguida foi realizado a codificação de informações de acordo com a abordagem desta pesquisa para serem criadas as redes e finalizado com as análises e discursões. Os resultados mostram que a distribuição docente nos três pilares universitário é desproporcional tanto a nível geral, quanto por campi, verificou-se que o pilar ensino tem o maior quantitativo de docentes, seguidos pelo pilar pesquisa e extensão. Em relação à perspectiva dos gestores acerca da participação docente os gestores consideraram que o quantitativo é alto em relação aos docentes que realizam atividades somente de ensino, quantitativo bom quanto ao quantitativo de docente que realizam pesquisa e baixo quanto ao quantitativo de educadores que desenvolvem extensão. Os gestores apresentaram as dificuldades existentes no cenário atual e, mesmo diante das dificuldades os entrevistados acreditam que essa realidade pode melhorar, ou seja, a pesquisa e a extensão podem ter uma maior adesão de docentes desde que haja investimentos internos e externos direcionada a melhorar o ambiente universitário vigente.


  • Mostrar Abstract
  • O ensino, a pesquisa e a extensão são os pilares de sustentação da universidade, eles têm a garantia constitucional de serem inseparáveis, e nenhum deles deve se está sobreposto ao outro em relação ao trato e relevância. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o quantitativo de docentes envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Para isso se propôs a traçar um panorama demonstrando a distribuição dos professores nos pilares universitários; comparar a distribuição dos docentes, no tripé universitário, por campus da IFES; e verificar a perspectivas dos gestores de cada pilar universitário, acerca da participação docente no tripé universitário. Quanto á metodologia, a pesquisa apresenta natureza qualitativa, exploratória descritiva, realizada por meio de estudo de caso com abordagem de triangulação de dados por meio de observação, análise documental e entrevista semiestruturada aplicada com os sete principais gestores institucionais responsáveis pela tomada de decisão quanto ao tripé universitário. Os dados referentes à distribuição docente foram tratados por meio do software Microsoft Excel® e os dados oriundos das entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo, neste as entrevistas foram transcritas e inseridas no software Atlas ti 8.4, em seguida foi realizado a codificação de informações de acordo com a abordagem desta pesquisa para serem criadas as redes e finalizado com as análises e discursões. Os resultados mostram que a distribuição docente nos três pilares universitário é desproporcional tanto a nível geral, quanto por campi, verificou-se que o pilar ensino tem o maior quantitativo de docentes, seguidos pelo pilar pesquisa e extensão. Em relação à perspectiva dos gestores acerca da participação docente os gestores consideraram que o quantitativo é alto em relação aos docentes que realizam atividades somente de ensino, quantitativo bom quanto ao quantitativo de docente que realizam pesquisa e baixo quanto ao quantitativo de educadores que desenvolvem extensão. Os gestores apresentaram as dificuldades existentes no cenário atual e, mesmo diante das dificuldades os entrevistados acreditam que essa realidade pode melhorar, ou seja, a pesquisa e a extensão podem ter uma maior adesão de docentes desde que haja investimentos internos e externos direcionada a melhorar o ambiente universitário vigente.

20
  • DIEGO HENRIQUE BANDEIRA BEZERRA
  • PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS: UM ESTUDO SOBRE O SETOR DE OBRAS DA UFERSA.

  • Orientador : RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • BRENO BARROS TELLES DO CARMO
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • RAFAEL LAMERA GIESTA CABRAL
  • Data: 19/08/2019

  • Mostrar Resumo
  • O tema risco vem se tornando habitual, ganhando destaque na mídia, principalmente, quando ocorrem casos de tragédias, acidentes ou perda de recursos financeiros. Esses fatos geram questionamentos sobre a realização de ações preventivas para minimização dos impactos. No ambiente corporativo, também se deve adotar medidas para garantir cumprimento dos objetivos institucionais. Nesse sentido, a Instrução Normativa MP/CGU nº 01/2016 trouxe algumas inovações para o ambiente administrativo das instituições públicas do Poder Executivo Federal, sendo, a principal delas, a utilização da gestão de riscos nos seus processos diários. No entanto, existe uma problemática de como inserir essas mudanças no ambiente administrativo. É, nesse sentido, que esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo de plano de gerenciamento de riscos nos procedimentos de planejamento de obras na UFERSA. A pesquisa utilizou o método qualitativo, a estratégia do estudo de caso e de técnicas de pesquisa documental e de observação. Foram realizadas entrevistas não padronizadas e não dirigidas e aplicou-se o processo de implementação da gestão de riscos proposto pelo COSO ERM. Ao se analisar os dados, verificou-se que os contratos de obras da instituição do período de 2013 a 2018 sofreram diversas alterações de valores sem que houvessem ações previstas para mitigar esses tipos de acontecimentos, e que, também, a Política Gestão de Riscos da UFERSA não atende por completo o que estabelece a IN 01/2016. Diante disso, realizou-se uma proposta de intervenção com alterações ao processo de planejamento de obras da instituição a partir da metodologia do COSO ERM. Este trabalho auxiliará no processo de implementação da gestão de riscos da UFERSA e contribuirá para a melhoria do processo de planejamento de obras da instituição.


  • Mostrar Abstract
  • O tema risco vem se tornando habitual, ganhando destaque na mídia, principalmente, quando ocorrem casos de tragédias, acidentes ou perda de recursos financeiros. Esses fatos geram questionamentos sobre a realização de ações preventivas para minimização dos impactos. No ambiente corporativo, também se deve adotar medidas para garantir cumprimento dos objetivos institucionais. Nesse sentido, a Instrução Normativa MP/CGU nº 01/2016 trouxe algumas inovações para o ambiente administrativo das instituições públicas do Poder Executivo Federal, sendo, a principal delas, a utilização da gestão de riscos nos seus processos diários. No entanto, existe uma problemática de como inserir essas mudanças no ambiente administrativo. É, nesse sentido, que esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo de plano de gerenciamento de riscos nos procedimentos de planejamento de obras na UFERSA. A pesquisa utilizou o método qualitativo, a estratégia do estudo de caso e de técnicas de pesquisa documental e de observação. Foram realizadas entrevistas não padronizadas e não dirigidas e aplicou-se o processo de implementação da gestão de riscos proposto pelo COSO ERM. Ao se analisar os dados, verificou-se que os contratos de obras da instituição do período de 2013 a 2018 sofreram diversas alterações de valores sem que houvessem ações previstas para mitigar esses tipos de acontecimentos, e que, também, a Política Gestão de Riscos da UFERSA não atende por completo o que estabelece a IN 01/2016. Diante disso, realizou-se uma proposta de intervenção com alterações ao processo de planejamento de obras da instituição a partir da metodologia do COSO ERM. Este trabalho auxiliará no processo de implementação da gestão de riscos da UFERSA e contribuirá para a melhoria do processo de planejamento de obras da instituição.

21
  • SALVIO DELMAS REGIS
  • TEORIA DOS CICLOS POLÍTICOS E INDICADORES MACROECONÔMICOS: um estudo sobre os estados brasileiros.

  • Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • FRANCISCO CARLOS CARVALHO DE MELO
  • Data: 23/08/2019

  • Mostrar Resumo
  • A literatura associada à teoria dos ciclos políticos assinala para a existência de manipulação de gastos em períodos eleitorais, sobretudo quanto às despesas públicas que têm maior capacidade de melhorar a imagem do governante e com isso exercer influência positiva sobre o seu desempenho eleitoral. Sustentado por esta constatação, este estudo tem por objetivo analisar se os ciclos políticos afetam os indicadores macroeconômicos nos estados brasileiros e no Distrito Federal, no período que compreende os anos de 2005 a 2016, compreendendo três ciclos eleitorais. O plano amostral será composto pelos 26 estados da federação, além do Distrito Federal. Em relação ao tempo, a pesquisa analisará e confrontará dados do período que compreende os anos de 2005 a 2016. As análises tiveram por objeto, indicadores macroeconômicos que contribuem para a compreensão do mercado e para a composição do Produto Interno Bruto (PIB), como é o caso da receita bruta das empresas, das remunerações pagas aos trabalhadores e do número absoluto de trabalhadores ocupados, de modo a verificar como os anos eleitorais e o primeiro mandato afetaram tais indicadores nos estados e no Distrito Federal, além disso, analisou-se também o comportamento dos indicadores no caso dos estados em que os filiados ao mesmo partido político do Presidente da República estão tentando a eleição para governador. Os dados coletados foram tratados por meio da técnica econométrica de regressão com dados em painel, para tanto os indicadores macroeconômicos serviram de variáveis dependentes e as variáveis independentes de interesse foram apresentadas sob a forma de dummies que indicam se o ano é eleitoral, se os governantes estão exercendo o primeiro mandato ou se os governantes estão em primeiro mandato e o ano é eleitoral. Os achados da pesquisa apontam que a coincidência partidária entre governadores e Presidente da República aumenta a probabilidade de reeleição, o que sugere a ocorrência de ciclos políticos. Acerca das outras variáveis, porém, foi possível constatar que os ciclos políticos não afetam, em níveis de significância estatística, os indicadores macroeconômicos pesquisados dos estados e do Distrito Federal.


  • Mostrar Abstract
  • A literatura associada à teoria dos ciclos políticos assinala para a existência de manipulação de gastos em períodos eleitorais, sobretudo quanto às despesas públicas que têm maior capacidade de melhorar a imagem do governante e com isso exercer influência positiva sobre o seu desempenho eleitoral. Sustentado por esta constatação, este estudo tem por objetivo analisar se os ciclos políticos afetam os indicadores macroeconômicos nos estados brasileiros e no Distrito Federal, no período que compreende os anos de 2005 a 2016, compreendendo três ciclos eleitorais. O plano amostral será composto pelos 26 estados da federação, além do Distrito Federal. Em relação ao tempo, a pesquisa analisará e confrontará dados do período que compreende os anos de 2005 a 2016. As análises tiveram por objeto, indicadores macroeconômicos que contribuem para a compreensão do mercado e para a composição do Produto Interno Bruto (PIB), como é o caso da receita bruta das empresas, das remunerações pagas aos trabalhadores e do número absoluto de trabalhadores ocupados, de modo a verificar como os anos eleitorais e o primeiro mandato afetaram tais indicadores nos estados e no Distrito Federal, além disso, analisou-se também o comportamento dos indicadores no caso dos estados em que os filiados ao mesmo partido político do Presidente da República estão tentando a eleição para governador. Os dados coletados foram tratados por meio da técnica econométrica de regressão com dados em painel, para tanto os indicadores macroeconômicos serviram de variáveis dependentes e as variáveis independentes de interesse foram apresentadas sob a forma de dummies que indicam se o ano é eleitoral, se os governantes estão exercendo o primeiro mandato ou se os governantes estão em primeiro mandato e o ano é eleitoral. Os achados da pesquisa apontam que a coincidência partidária entre governadores e Presidente da República aumenta a probabilidade de reeleição, o que sugere a ocorrência de ciclos políticos. Acerca das outras variáveis, porém, foi possível constatar que os ciclos políticos não afetam, em níveis de significância estatística, os indicadores macroeconômicos pesquisados dos estados e do Distrito Federal.

22
  • THIAGO CAPISTRANO ANDRADE
  • VISÃO BASEADA EM RECURSOS NO SETOR PÚBLICO: Uma análise dos desempenhos, recursos e capacidades de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN

  • Orientador : JUDSON DA CRUZ GURGEL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AGOSTINHA MAFALDA BARRA DE OLIVEIRA
  • FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
  • JUDSON DA CRUZ GURGEL
  • Data: 28/08/2019

  • Mostrar Resumo
  • A Justiça Eleitoral, inserida no modelo gerencialista da Administração Pública, tem exercido a gestão estratégica buscando, sobretudo, eficiência, eficácia e efetividade de seu desempenho. As urnas eletrônicas, pode-se dizer, são a vitrine do trabalho dessa Justiça, tendo repercutido positivamente para sua imagem, especialmente pela diminuição drástica de tempo de apuração dos votos. A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva teórica que, desde a década de 1990, a partir da criação do modelo de análise VRIO, tem recebido grande atenção das pesquisas em gestão estratégica no setor privado. Preocupa-se com recursos e capacidades da firma como meio de alcançar a vantagem competitiva. Sua aplicação ao setor público, portanto, exige alguma adaptação. Dessa forma, considerando que as eleições são o propósito maior da Justiça Eleitoral e que a apuração dos votos é uma atividade importante do trabalho das eleições, a presente pesquisa objetivou analisar quais são os principais recursos e capacidades estratégicas na atividade de encerramento e totalização dos resultados da votação que empregam maior eficiência ao desempenho de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN. Logo, foi realizada, utilizando o modelo VRIO, uma análise dos recursos e capacidades de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN, relacionando-os aos seus desempenhos em eleições passadas e comparando-os entre si, a fim de identificar quais se apresentam como diferenciais para eficiência dos seus trabalhos. O método aplicado tem uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório/descritivo, realizada ex post facto, a partir de um estudo de caso único, em duas Zonas Eleitorais do TRE-RN. Como resultados, foram descritas as tarefas realizadas pelas Zonas, seus objetivos e desempenhos em eleições, para, posteriormente, serem identificados, analisados e descritos os recursos e capacidades mais relevantes para a eficiência das Zonas estudadas. A presente pesquisa está limitada apenas a atividade de encerramento da votação, em duas Zonas Eleitorais. Mas chegou a resultados que podem contribuir para a gestão da Justiça Eleitoral, com uma metodologia capaz de ser replicada em outras atividades e setores do Poder Judiciário. Sendo essa a sugestão para novas pesquisas.


  • Mostrar Abstract
  • A Justiça Eleitoral, inserida no modelo gerencialista da Administração Pública, tem exercido a gestão estratégica buscando, sobretudo, eficiência, eficácia e efetividade de seu desempenho. As urnas eletrônicas, pode-se dizer, são a vitrine do trabalho dessa Justiça, tendo repercutido positivamente para sua imagem, especialmente pela diminuição drástica de tempo de apuração dos votos. A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva teórica que, desde a década de 1990, a partir da criação do modelo de análise VRIO, tem recebido grande atenção das pesquisas em gestão estratégica no setor privado. Preocupa-se com recursos e capacidades da firma como meio de alcançar a vantagem competitiva. Sua aplicação ao setor público, portanto, exige alguma adaptação. Dessa forma, considerando que as eleições são o propósito maior da Justiça Eleitoral e que a apuração dos votos é uma atividade importante do trabalho das eleições, a presente pesquisa objetivou analisar quais são os principais recursos e capacidades estratégicas na atividade de encerramento e totalização dos resultados da votação que empregam maior eficiência ao desempenho de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN. Logo, foi realizada, utilizando o modelo VRIO, uma análise dos recursos e capacidades de duas Zonas Eleitorais do TRE-RN, relacionando-os aos seus desempenhos em eleições passadas e comparando-os entre si, a fim de identificar quais se apresentam como diferenciais para eficiência dos seus trabalhos. O método aplicado tem uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório/descritivo, realizada ex post facto, a partir de um estudo de caso único, em duas Zonas Eleitorais do TRE-RN. Como resultados, foram descritas as tarefas realizadas pelas Zonas, seus objetivos e desempenhos em eleições, para, posteriormente, serem identificados, analisados e descritos os recursos e capacidades mais relevantes para a eficiência das Zonas estudadas. A presente pesquisa está limitada apenas a atividade de encerramento da votação, em duas Zonas Eleitorais. Mas chegou a resultados que podem contribuir para a gestão da Justiça Eleitoral, com uma metodologia capaz de ser replicada em outras atividades e setores do Poder Judiciário. Sendo essa a sugestão para novas pesquisas.

2018
Dissertações
1
  • MARA RAQUEL DE SOUSA FREITAS
  • ANÁLISE DOS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UFERSA

  • Orientador : LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANÇOISE DOMINIQUE VALÉRY
  • GILCELIA BATISTA DE GÓIS
  • LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
  • Data: 27/07/2018

  • Mostrar Resumo
  • A gestão ambiental vem se tornando um fator essencial na administração pública, não somente por retratar os efeitos causados ao meio ambiente em decorrência das atividades organizacionais, mas também para atender dispositivos legais que vem sendo instituídos pelos governos na busca pela sustentabilidade. Um desses dispositivos criado pelo governo federal para promover o desenvolvimento sustentável nacional é o Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS, instituído pelo Decreto nº 7.746, de 05 de junho de 2012 e pela Instrução Normativa Nº 10/2012, e que consiste em uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite a órgãos ou entidades estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública. O PLS da UFERSA foi publicado em julho de 2013, e, portanto, após cinco anos de vigência, se faz necessário um estudo acerca dos efeitos do plano. Neste sentido, o presente trabalho se propõe a analisar os resultados da implantação do PLS para a gestão ambiental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, avaliando a implementação das boas práticas de sustentabilidade e de racionalização de materiais propostas no plano no tocante à energia elétrica, água e esgoto e gestão de resíduos. A pesquisa classifica-se como exploratória, com abordagem qualitativa, e utilizou-se das técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, extraindo em livros, periódicos, dissertações, teses, manuais, relatórios e legislações, os conhecimentos teóricos sobre a temática do desenvolvimento sustentável, da gestão ambiental e do marco legal. Através da análise das informações coletadas, pôde-se concluir que o indicador de energia elétrica obteve resultados satisfatórios, o indicador de água e esgoto foi considerado insuficiente, e a gestão de resíduos obteve um resultado excelente em relação as ações propostas pelo PLS.


  • Mostrar Abstract
  • A gestão ambiental vem se tornando um fator essencial na administração pública, não somente por retratar os efeitos causados ao meio ambiente em decorrência das atividades organizacionais, mas também para atender dispositivos legais que vem sendo instituídos pelos governos na busca pela sustentabilidade. Um desses dispositivos criado pelo governo federal para promover o desenvolvimento sustentável nacional é o Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS, instituído pelo Decreto nº 7.746, de 05 de junho de 2012 e pela Instrução Normativa Nº 10/2012, e que consiste em uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite a órgãos ou entidades estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública. O PLS da UFERSA foi publicado em julho de 2013, e, portanto, após cinco anos de vigência, se faz necessário um estudo acerca dos efeitos do plano. Neste sentido, o presente trabalho se propõe a analisar os resultados da implantação do PLS para a gestão ambiental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, avaliando a implementação das boas práticas de sustentabilidade e de racionalização de materiais propostas no plano no tocante à energia elétrica, água e esgoto e gestão de resíduos. A pesquisa classifica-se como exploratória, com abordagem qualitativa, e utilizou-se das técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, extraindo em livros, periódicos, dissertações, teses, manuais, relatórios e legislações, os conhecimentos teóricos sobre a temática do desenvolvimento sustentável, da gestão ambiental e do marco legal. Através da análise das informações coletadas, pôde-se concluir que o indicador de energia elétrica obteve resultados satisfatórios, o indicador de água e esgoto foi considerado insuficiente, e a gestão de resíduos obteve um resultado excelente em relação as ações propostas pelo PLS.

2
  • MOISES MARK PORCINIO DA SILVA
  • ECONOMIA COLABORATIVA ENQUANTO MODELO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA.

  • Orientador : FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
  • MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
  • LEONARDO QUERIDO CARDENAS
  • ANTÔNIO SERGIO ARAÚJO FERNANDES
  • Data: 03/09/2018

  • Mostrar Resumo
  • Desafios contemporâneos têm sido impostos à gestão pública reivindicando a busca de soluções inovadoras e permanentes na prestação de serviços aos cidadãos. A economia colaborativa, impulsionada pelo fenômeno da globalização, pode possibilitar uma nova abordagem dentro do paradigma do novo gerencialismo no setor público? Essa questão se torna relevante na medida em que se observam limitações na gestão dos serviços públicos municipais. Para tanto, esta dissertação teve como objetivo central analisar se a gestão colaborativa do serviço público pode aprimorar a governança e as capacidades institucionais municipais. A abordagem metodológica teve caráter qualitativo exploratório descritivo. Foram realizadas entrevistas com gestores públicos atuais de cinco municípios do semiárido nordestino e com o presidente da FEMURN, e os dados coletados foram tratados utilizando a técnica análise de conteúdo. Os resultados observados confirmam as limitações gerenciais na gestão dos serviços municipais, bem como indica que a gestão colaborativa do serviço público pode trazer uma perspectiva positiva a partir da efetiva e direta atuação do cidadão. Contudo, o interesse por parte dos gestores públicos e a vontade em desenvolver mecanismos efetivos de incentivo à colaboração se apresenta ainda arraigada à herança pública e cria obstáculos à inovação colaborativa gerencial dos serviços públicos. Além disso, a falta de interesse dos cidadãos em colaborar com a esfera pública é citada como a principal barreira para esse modelo gerencial colaborativo público.


  • Mostrar Abstract
  • Desafios contemporâneos têm sido impostos à gestão pública reivindicando a busca de soluções inovadoras e permanentes na prestação de serviços aos cidadãos. A economia colaborativa, impulsionada pelo fenômeno da globalização, pode possibilitar uma nova abordagem dentro do paradigma do novo gerencialismo no setor público? Essa questão se torna relevante na medida em que se observam limitações na gestão dos serviços públicos municipais. Para tanto, esta dissertação teve como objetivo central analisar se a gestão colaborativa do serviço público pode aprimorar a governança e as capacidades institucionais municipais. A abordagem metodológica teve caráter qualitativo exploratório descritivo. Foram realizadas entrevistas com gestores públicos atuais de cinco municípios do semiárido nordestino e com o presidente da FEMURN, e os dados coletados foram tratados utilizando a técnica análise de conteúdo. Os resultados observados confirmam as limitações gerenciais na gestão dos serviços municipais, bem como indica que a gestão colaborativa do serviço público pode trazer uma perspectiva positiva a partir da efetiva e direta atuação do cidadão. Contudo, o interesse por parte dos gestores públicos e a vontade em desenvolver mecanismos efetivos de incentivo à colaboração se apresenta ainda arraigada à herança pública e cria obstáculos à inovação colaborativa gerencial dos serviços públicos. Além disso, a falta de interesse dos cidadãos em colaborar com a esfera pública é citada como a principal barreira para esse modelo gerencial colaborativo público.

3
  • ELAINY DANIELLE GUEDES PEREIRA
  • ROTATIVIDADE DE PESSOAL NO SERVIÇO PÚBLICO: um estudo das universidades federais do Nordeste brasileiro.

  • Orientador : CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
  • FABIANO DA COSTA DANTAS
  • LEONARDO ANDRADE ROCHA
  • Data: 22/11/2018

  • Mostrar Resumo
  • Esse estudo objetivou a realização de um exame empírico quanto aos principais aspectos da rotatividade de pessoal nas universidades federais do Nordeste brasileiro, refletindo os possíveis motivos que a proporciona. Desse modo, o trabalho desenvolveu-se inicialmente por meio de pesquisa bibliográfica, buscando explorar as principais contribuições teóricas existentes sobre o assunto e, posteriormente, por meio de pesquisa junto às universidades federais do Nordeste do Brasil. Após o estabelecimento das variáveis e da coleta de dados, foram estabelecidas as relações entre as variáveis dependentes (índice de rotatividade, número de provimentos e números de vacâncias) e as variáveis independentes (variáveis institucionais e municipais), utilizando uma regressão múltipla para indicar como as variáveis independentes afetam o índice de rotatividade dos Órgãos estudados. Os provimentos na Administração Pública Federal são, em sua maioria, estáveis e com vínculos duradouros. Contudo, apesar dos relativos padrões remuneratórios e das distintas condições de trabalho, servidores públicos têm abandonado seus cargos em busca de outras Carreiras ou instituições. Por conseguinte, reconhecer as possíveis causas e motivações para a saída desses servidores pode promover uma revisão nos processos e políticas de gestão das Instituições, de modo a identificar e desenvolver estratégias de combate à rotatividade e aos custos organizacionais dela decorrentes. A partir dos dados obtidos, tem-se que somente uma instituição, das que compõem a amostra estudada, realiza acompanhamento periódico dos índices de rotatividade de pessoal efetivo e que nenhuma informou possuir estratégias de combate à essa ocorrência. Com a análise dos dados, reconhece-se que a principal forma de ingresso de servidores efetivos, no período considerado, é a Nomeação. Em relação à principal movimentação de desligamento voluntário, no ano de 2017, temos a Vacância por posse em outro cargo inacumulável. Ante o exposto, tem-se que na maioria das ocorrências no período, sejam de ingresso ou saída de servidores, observa-se a superioridade das movimentações ocorrida entre os servidores técnico-administrativos. Buscando-se identificar quais variáveis impactaram, positiva ou negativamente, no desligamento voluntário dos servidores das universidades públicas federais no Nordeste, percebe-se que a maioria das variáveis municipais influencia negativamente o Índice de Rotatividade. No número de provimentos e saídas, destaca-se a influência da distância entre o município e a capital da Unidade da Federação. Assim, os resultados podem evidenciar a relação das expectativas do servidor quando da opção por uma instituição, observada sua localização municipal. Logo, a escolha por ingressar ou sair de um determinado campus de uma instituição pode estar relacionada às expectativas pessoais quanto a possibilidade do município poder ofertar bem estar social e econômico ao servidor e seus familiares, evidenciando que a rotatividade de pessoal pode estar mais relacionada aos interesses pessoais e familiares do que à uma provável projeção profissional. Destarte, apesar da importância de identificar os fatores influenciadores da rotatividade e considerando a relevância e os principais efeitos desta no processo organizacional, é possível constatar a carência de estudos e políticas de gestão inerentes ao turnover na gestão de pessoas no setor público. Essa carência de estudos e de estratégias organizacionais é, portanto, uma questão crítica.


  • Mostrar Abstract
  • Esse estudo objetivou a realização de um exame empírico quanto aos principais aspectos da rotatividade de pessoal nas universidades federais do Nordeste brasileiro, refletindo os possíveis motivos que a proporciona. Desse modo, o trabalho desenvolveu-se inicialmente por meio de pesquisa bibliográfica, buscando explorar as principais contribuições teóricas existentes sobre o assunto e, posteriormente, por meio de pesquisa junto às universidades federais do Nordeste do Brasil. Após o estabelecimento das variáveis e da coleta de dados, foram estabelecidas as relações entre as variáveis dependentes (índice de rotatividade, número de provimentos e números de vacâncias) e as variáveis independentes (variáveis institucionais e municipais), utilizando uma regressão múltipla para indicar como as variáveis independentes afetam o índice de rotatividade dos Órgãos estudados. Os provimentos na Administração Pública Federal são, em sua maioria, estáveis e com vínculos duradouros. Contudo, apesar dos relativos padrões remuneratórios e das distintas condições de trabalho, servidores públicos têm abandonado seus cargos em busca de outras Carreiras ou instituições. Por conseguinte, reconhecer as possíveis causas e motivações para a saída desses servidores pode promover uma revisão nos processos e políticas de gestão das Instituições, de modo a identificar e desenvolver estratégias de combate à rotatividade e aos custos organizacionais dela decorrentes. A partir dos dados obtidos, tem-se que somente uma instituição, das que compõem a amostra estudada, realiza acompanhamento periódico dos índices de rotatividade de pessoal efetivo e que nenhuma informou possuir estratégias de combate à essa ocorrência. Com a análise dos dados, reconhece-se que a principal forma de ingresso de servidores efetivos, no período considerado, é a Nomeação. Em relação à principal movimentação de desligamento voluntário, no ano de 2017, temos a Vacância por posse em outro cargo inacumulável. Ante o exposto, tem-se que na maioria das ocorrências no período, sejam de ingresso ou saída de servidores, observa-se a superioridade das movimentações ocorrida entre os servidores técnico-administrativos. Buscando-se identificar quais variáveis impactaram, positiva ou negativamente, no desligamento voluntário dos servidores das universidades públicas federais no Nordeste, percebe-se que a maioria das variáveis municipais influencia negativamente o Índice de Rotatividade. No número de provimentos e saídas, destaca-se a influência da distância entre o município e a capital da Unidade da Federação. Assim, os resultados podem evidenciar a relação das expectativas do servidor quando da opção por uma instituição, observada sua localização municipal. Logo, a escolha por ingressar ou sair de um determinado campus de uma instituição pode estar relacionada às expectativas pessoais quanto a possibilidade do município poder ofertar bem estar social e econômico ao servidor e seus familiares, evidenciando que a rotatividade de pessoal pode estar mais relacionada aos interesses pessoais e familiares do que à uma provável projeção profissional. Destarte, apesar da importância de identificar os fatores influenciadores da rotatividade e considerando a relevância e os principais efeitos desta no processo organizacional, é possível constatar a carência de estudos e políticas de gestão inerentes ao turnover na gestão de pessoas no setor público. Essa carência de estudos e de estratégias organizacionais é, portanto, uma questão crítica.

4
  • WENDSON MAX SILVINO
  • A EQUIDADE NO ACESSO ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS E A APLICAÇÃO DA AÇÃO AFIRMATIVA DE REGIONALIDADE NA UFERSA

  • Orientador : ERIC AMARAL FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERIC AMARAL FERREIRA
  • MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
  • NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
  • Data: 14/12/2018

  • Mostrar Resumo
  • O atual plano nacional de educação, na sua meta 12, estabelece que sejam elevadas as taxas de escolarização superior, a taxa bruta para 50% e a taxa líquida para 33%, fazendo o Brasil mudar do sistema de ensino de elite para um sistema de massas. Para cumprir a meta, o plano estabelece estratégias que visam a diminuição das desigualdades de acesso de grupos que historicamente têm sido privados dessa liberdade, são os egressos do ensino médio de escolas públicas, os pretos, pardos e indígenas, as pessoas de baixa renda, e os deficientes. A pesquisa analisou a inclusão desses grupos do ponto de vista da equidade sugerida para esses na lei das cotas. METODOLOGIAS. A pesquisa bibliográfica foi realizada sobre os temas de igualdade, liberdades e equidade, e sobre eficiência, eficácia e efetividade nas políticas públicas. Foi feito também um resumo sobre o histórico, crescimento de vagas, formas de acesso, elitização e ações afirmativas no ensino superior no Brasil. Na pesquisa exploratória foram analisados os atuais índices da meta e a colaboração da UFERSA, para isso foi dimensionada a taxa líquida dos ingressantes. Na segunda parte, foi feita uma análise qualitativa da eficiência da equidade das ações na rede federal. Na UFERSA essa análise se deu de forma também quantitativa, pelo dimensionamento das taxas de participação dos ingressantes dos grupos. Na terceira parte, ocorreu a aplicação de uma nova ação afirmativa, o fator de regionalidade. Foi sugerida a aplicação desse fator para a UFERSA e medidas as Taxas de regionalidade antes e depois da simulação. RESULTADOS. A análise mostrou que o Brasil dificilmente alcançará os índices da meta 12 do atual plano. Apesar disso, as universidades federais têm colaborado positivamente através da lei das cotas, que está possibilitando mais ingresso de alunos das escolas públicas, negros, pardos e índios, de baixa renda e deficientes. Mas a lei tem que ser aprimorada e exigir comprovação da cota por raça; deve também atentar às diferenças regionais na cota por renda e às diferenças entre as escolas estaduais e federais. A única ação que garante equidade é a cota para deficientes, pois exige comprovação médica. A ação de regionalidade vem sendo implantada pelas universidades e tem se mostrado necessária, especialmente para cursos de elite como medicina, para garantir maior ingresso dos candidatos da região. Na UFERSA, a implantação dessa ação aumentaria a regionalidade em cursos de elite, assim como aumentaria a taxa líquida dos ingressantes. 


  • Mostrar Abstract
  • O atual plano nacional de educação, na sua meta 12, estabelece que sejam elevadas as taxas de escolarização superior, a taxa bruta para 50% e a taxa líquida para 33%, fazendo o Brasil mudar do sistema de ensino de elite para um sistema de massas. Para cumprir a meta, o plano estabelece estratégias que visam a diminuição das desigualdades de acesso de grupos que historicamente têm sido privados dessa liberdade, são os egressos do ensino médio de escolas públicas, os pretos, pardos e indígenas, as pessoas de baixa renda, e os deficientes. A pesquisa analisou a inclusão desses grupos do ponto de vista da equidade sugerida para esses na lei das cotas. METODOLOGIAS. A pesquisa bibliográfica foi realizada sobre os temas de igualdade, liberdades e equidade, e sobre eficiência, eficácia e efetividade nas políticas públicas. Foi feito também um resumo sobre o histórico, crescimento de vagas, formas de acesso, elitização e ações afirmativas no ensino superior no Brasil. Na pesquisa exploratória foram analisados os atuais índices da meta e a colaboração da UFERSA, para isso foi dimensionada a taxa líquida dos ingressantes. Na segunda parte, foi feita uma análise qualitativa da eficiência da equidade das ações na rede federal. Na UFERSA essa análise se deu de forma também quantitativa, pelo dimensionamento das taxas de participação dos ingressantes dos grupos. Na terceira parte, ocorreu a aplicação de uma nova ação afirmativa, o fator de regionalidade. Foi sugerida a aplicação desse fator para a UFERSA e medidas as Taxas de regionalidade antes e depois da simulação. RESULTADOS. A análise mostrou que o Brasil dificilmente alcançará os índices da meta 12 do atual plano. Apesar disso, as universidades federais têm colaborado positivamente através da lei das cotas, que está possibilitando mais ingresso de alunos das escolas públicas, negros, pardos e índios, de baixa renda e deficientes. Mas a lei tem que ser aprimorada e exigir comprovação da cota por raça; deve também atentar às diferenças regionais na cota por renda e às diferenças entre as escolas estaduais e federais. A única ação que garante equidade é a cota para deficientes, pois exige comprovação médica. A ação de regionalidade vem sendo implantada pelas universidades e tem se mostrado necessária, especialmente para cursos de elite como medicina, para garantir maior ingresso dos candidatos da região. Na UFERSA, a implantação dessa ação aumentaria a regionalidade em cursos de elite, assim como aumentaria a taxa líquida dos ingressantes. 

5
  • RANIEIRE PAULA RIBEIRO
  • DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO: Um estudo sobre a eficiência na aplicação dos recursos públicos em uma universidade pública federal do semiárido potiguar

  • Orientador : ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
  • ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
  • JUDSON DA CRUZ GURGEL
  • Data: 17/12/2018

  • Mostrar Resumo
  • Na administração pública é relevante que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, assim o presente trabalho tem como objetivo geral analisar se a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está aplicando de forma eficiente os recursos públicos nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), sob a luz da Demonstração do Resultado Econômico. A metodologia utilizada na pesquisa é do tipo exploratória, descritiva, aplicada, bibliográfica, documental e um estudo de caso, já a análise dos dados foi através da pesquisa qualitativa. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa foi utilizado o modelo de custeamento dos serviços públicos proposto por Santos (2014) para encontrar o custo de cada curso de graduação oferecido pela UFERSA, Campus Mossoró. Após a obtenção dos custos, foi apurado o resultado econômico dos cursos de graduação do CCSAH da UFERSA, por meio da Demonstração do Resultado Econômico (DRE). Com a apuração dos custos, obteve-se como resultado que o curso de Medicina Veterinária apresentou o maior custo e o curso de Licenciatura em Educação do Campo como o curso de menor custo entre as graduações do Campus estudado, sendo o quantitativo de alunos equivalentes o fator determinante nesse resultado. O resultado econômico apurado no ano de 2017 para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito apresentaram resultados econômicos negativos, sendo economicamente ineficientes. Por considerar insuficiente a avaliação da eficiência apenas com dados quantitativos, o estudo também incluiu a análise de aspectos qualitativos. Foram apresentados os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e do exame da Ordem dos Advogados do Brasil para os cursos que foram apurados o resultado econômico em comparação aos cursos da iniciativa privada de Mossoró/RN, e as graduações da UFERSA obtiveram melhores desempenhos. Esses resultados comprovam que apesar da ineficiência econômica apurada na DRE, nos aspectos qualitativos os cursos da instituição analisada apresentaram desempenho superior, resultado da qualidade do ensino e justificando os recursos públicos investidos.


  • Mostrar Abstract
  • Na administração pública é relevante que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, assim o presente trabalho tem como objetivo geral analisar se a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está aplicando de forma eficiente os recursos públicos nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), sob a luz da Demonstração do Resultado Econômico. A metodologia utilizada na pesquisa é do tipo exploratória, descritiva, aplicada, bibliográfica, documental e um estudo de caso, já a análise dos dados foi através da pesquisa qualitativa. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa foi utilizado o modelo de custeamento dos serviços públicos proposto por Santos (2014) para encontrar o custo de cada curso de graduação oferecido pela UFERSA, Campus Mossoró. Após a obtenção dos custos, foi apurado o resultado econômico dos cursos de graduação do CCSAH da UFERSA, por meio da Demonstração do Resultado Econômico (DRE). Com a apuração dos custos, obteve-se como resultado que o curso de Medicina Veterinária apresentou o maior custo e o curso de Licenciatura em Educação do Campo como o curso de menor custo entre as graduações do Campus estudado, sendo o quantitativo de alunos equivalentes o fator determinante nesse resultado. O resultado econômico apurado no ano de 2017 para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito apresentaram resultados econômicos negativos, sendo economicamente ineficientes. Por considerar insuficiente a avaliação da eficiência apenas com dados quantitativos, o estudo também incluiu a análise de aspectos qualitativos. Foram apresentados os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e do exame da Ordem dos Advogados do Brasil para os cursos que foram apurados o resultado econômico em comparação aos cursos da iniciativa privada de Mossoró/RN, e as graduações da UFERSA obtiveram melhores desempenhos. Esses resultados comprovam que apesar da ineficiência econômica apurada na DRE, nos aspectos qualitativos os cursos da instituição analisada apresentaram desempenho superior, resultado da qualidade do ensino e justificando os recursos públicos investidos.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02