Banca de DEFESA: SÂMELLA MEDLEY BEZERRA TEIXEIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÂMELLA MEDLEY BEZERRA TEIXEIRA DE LIMA
DATA : 28/09/2023
HORA: 18:00
LOCAL: https://meet.google.com/toa-yfbe-iom
TÍTULO:

EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA A AMBIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ambientação; Educação Corporativa; IFES; Integração.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O presente estudo tem como principal foco abordar a Educação Corporativa como estratégia para a ambientação e integração de novos servidores nas Instituições Federais de Ensino. O objetivo geral do estudo é mapear as melhores práticas para o desenvolvimento de programas de ambientação e integração de servidores em outras instituições de ensino, identificando as tecnologias digitais mais utilizadas para a ambientação e integração de novos servidores. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as necessidades e expectativas dos servidores em relação à ambientação e integração na instituição de ensino; b) analisar como a educação corporativa pode ser utilizada como estratégia para aprimorar o processo de ambientação e integração de novos servidores nas Instituições Federais de Ensino; e c) definir as etapas e os elementos-chave para a estruturação de um programa de ambientação e integração de servidores na instituição de ensino. Em um contexto de evolução das práticas de gestão de pessoas no setor público, o estudo busca aperfeiçoar a integração e colaboração dos servidores, impactando a qualidade do serviço prestado. O estudo consiste em pesquisa exploratória e descritiva, coletando dados primários por meio de questionários e informações institucionais. Os resultados revelaram que algumas instituições possuem boas práticas de integração e lideranças eficazes, mas também revelam falta de uniformização das práticas e a sobrecarga de trabalho dos gestores e carência de pessoal na área de Gestão de Pessoas. O estudo também apontou que a adoção de tecnologias nos programas foi positiva, porém os programas ainda carecem de uso de uma maior diversidade de métodos e avaliação mais robusta. A adoção das recomendações alinhadas às diretrizes da Universidade Corporativa em Rede pode aprimorar a eficácia dos programas, beneficiando os servidores, as organizações e a sociedade como um todo. O impacto se estende a sociedade, visto que as IFEs desempenham um papel tão importante na formação educacional e profissional para o país.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CAROLINE MIRIÃ FONTES MARTINS - UFSJ
Interna - 3295197 - ANDREIA MOREIRA DA FONSECA BOECHAT
Presidente - 1541567 - NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 08:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02