Banca de DEFESA: TALITA DE OLIVEIRA E SOUZA

DISCENTE : TALITA DE OLIVEIRA E SOUZA
DATA : 09/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/sop-ebyp-ijb

POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO TELETRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA DO TELETRABALHADOR

Teletrabalho; Qualidade de Vida no Teletrabalho; Potencialidades; Desafios

Este trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades e desafios, em relação à Qualidade de Vida no Teletrabalho, percebidos pelos gestores e pelos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Campus Pau dos Ferros/RN. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória, descritiva e com recorte temporal transversal. Para o seu desenvolvimento, foi aplicado o estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do qual procedeu-se a triangulação dos dados mediante entrevista, análise documental e observação. Os dados primários foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, considerando os princípios da análise de conteúdo. Para tal propósito, primeiramente, realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, foram importadas para o Software Atlas ti 23 1.2. Por meio da técnica de observação, analisou-se os processos de trabalho, a fim de averiguar as potencialidades e desafios do teletrabalho e seu impacto na qualidade de vida do teletrabalhador. Simultaneamente, realizou-se a análise documental dos normativos externos e internos que disciplinam a relação das universidades e o exercício do teletrabalho compulsório, durante o período de pandemia e do teletrabalho planejado, reiterado após o período pandêmico. Como resultado, identificou-se o perfil dos entrevistados, qual o entendimento deles sobre a Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT), qual a percepção da Qualidade de Vida no Teletrabalho no Campus Pau dos Ferros da UFERSA, quais as potencialidades e desafios do teletrabalho que impactam na qualidade de vida do teletrabalhador e, por fim, analisou-se as sugestões de melhoria da e-QVT do objeto de estudo. Estas sugestões dos entrevistados foram utilizadas na elaboração do produto técnico dessa pesquisa, a fim de ser entregue à Direção e à Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Campus Pau dos Ferros. Concluiu-se que as definições de e-QVT apresentadas na coleta de dados são compatíveis com a definição de teletrabalho adotada por este estudo, que foi elaborada por Andrade (2020). Com relação ao impacto do teletrabalho exercido no Campus Pau dos Ferros na qualidade de vida dos teletrabalhadores, observou-se que os possíveis ganhos de qualidade de vida inerentes ao teletrabalho foram praticamente anulados pelas adversidades impostas pela pandemia e pelo caráter compulsório e sem planejamento do teletrabalho desenvolvido durante esse intervalo de tempo. De forma geral, percebe-se que os desafios do teletrabalho apresentados relativos aos três eixos temáticos (Práticas de Gestão do Trabalho, Saúde Integral e Estilo de Vida) podem ser mitigados com o caráter planejado desta modalidade de trabalho, bem como por meio do amparo legal da Resolução Consuni/UFERSA Nº 69/2022 e demais normativos relacionados ao teletrabalho no âmbito do Poder Executivo Federal.

Externa à Instituição - ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA
Presidente - 1597112 - LUCIANA BATISTA SALES