Banca de DEFESA: MONALIZA FERREIRA RODRIGUES DE PAULA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONALIZA FERREIRA RODRIGUES DE PAULA
DATA : 24/07/2023
HORA: 13:00
LOCAL: meet.google.com/pfh-jtin-ewo
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DA ESTABILIDADE POLÍTICA E DA ACCOUNTABILITY NA GOVERNANÇA ECONÔMICA: UM ESTUDO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.


PALAVRAS-CHAVES:

estabilidade política; vendas; accountability; governança; Covid-19.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

A COVID-19 trouxe consequências econômicas significativas, e, por vezes, irreversíveis para o mundo inteiro. A governança de um país, portanto, possui papel fundamental no enfrentamento de períodos de crise. Nesse cenário, este estudo dedica-se à análise macroeconômica dos efeitos da governança sobre as vendas das empresas durante a pandemia do novo Coronavírus, tendo como objetivo principal demonstrar que seu impacto é positivo e significativo. Como objetivos específicos nos propusemos a: a) demonstrar que estabilidade política e ausência de violência/terrorismo e voz/accountability são indicadores eficazes de governança em um país b) ratificar o impacto positivo da estabilidade política e ausência de violência/terrorismo sobre as vendas das empresas durante o ano de 2020; c) comprovar o impacto significativo da voz/accountability sobre as vendas das empresas durante o ano de 2020; e d) mapear o impacto desses dois indicadores de governança sobre outras subáreas da economia como mão-de-obra, método de trabalho e gênero. Para tanto, foram adotados dois indicadores principais: estabilidade política e ausência de violência/terrorismo, e voz/accountability. A metodologia aplicada foi por meio da construção de um modelo econométrico e os dados, de natureza secundária, foram obtidos do Enterprise Surveys (ES) e do The Worldwide Governance Indicators (WGI) project, incluindo mais de 160 mil empresas de pequeno, médio e grande porte. As quais são distribuídas em mais de 140 países, sendo sua análise por meio de métodos estatísticos econométricos. A relevância do estudo se justifica pelo fato de suscitar o debate acerca de ação da governança sobre a economia diante de uma crise devastadora e atual, analisando influência da estabilidade política e accountability sobre o crescimento de vendas das empresas durante o ano pandêmico de 2020.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JORGE DA SILVA CORREIA NETO - UFRPE
Presidente - 1541567 - NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
Externo à Instituição - RICARDO GEORGE DE ARAUJO SILVA - PESQUISADOR
Notícia cadastrada em: 12/07/2023 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01