Banca de DEFESA: LUIZ EDUARDO MOURA BARBALHO

DISCENTE : LUIZ EDUARDO MOURA BARBALHO
DATA : 31/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/kkm-gccw-cbm

O ESTADO FRENTE À VULNERABILIDADE SOCIAL: O PAPEL DA UFERSA CAMPUS ANGICOS NO COMBATE À VULNERABILIDADE POR MEIO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

vulnerabilidade social; universidades; assistência estudantil; Covid-19.

Esta pesquisa se dedica à análise do fenômeno da vulnerabilidade social e sua relação com a universidade pública. Assim, o objetivo principal da pesquisa consiste em analisar qual foi o papel do Estado, por meio da UFERSA, no sentido de prover condições para amenizar a vulnerabilidade social em face da pandemia da Covid-19, através da política de assistência estudantil, executada durante o biênio 2020-2021, no âmbito do campus da UFERSA Angicos. Para a análise do fenômeno da vulnerabilidade social, a metodologia pautou-se teoricamente na abordagem de Rúben Kaztman e seu Paradigma Ativos, Vulnerabilidade e Estruturas de Oportunidades. Nesse sentido, a relevância da pesquisa resgata a importância de explorar o cenário pandêmico e seus efeitos locais, que afetaram o ensino superior público federal, exigindo da esfera pública ações de contenção da vulnerabilidade social entre os alunos. Logo, este exame parte da compreensão de que o Estado operacionalizou, por meio da UFERSA e no contexto da pandemia da Covid-19, o Programa Nacional de Assistência Estudantil, conforme disposto no Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010, que tem como objetivo ampliar as condições de permanência dos jovens no ensino superior público federal. Em termos metodológicos, a pesquisa se trata de um estudo de caso de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, e que utilizou como fonte de dados os documentos oficiais da instituição, como regimentos, resoluções, editais, relatórios, dentre outros. A técnica utilizada para a interpretação dos dados foi a análise documental, que foi realizada por meio da observação indireta. Os resultados revelaram que, diante do cenário pandêmico, a UFERSA campus Angicos desempenhou a função de provedora direta de capital físico, na forma de subvenções financeiras para à aquisição de equipamentos digitais e planos de internet para os discentes mais vulneráveis, predominantemente através do Programa Institucional de Assistência Estudantil. Por meio da concessão destes recursos, permitiu-se o acesso desses estudantes ao capital humano que reside em suas estruturas de oportunidade.

Presidente - 1802971 - ANGELO MAGALHAES SILVA
Externa ao Programa - 1346264 - MARA BETANIA JALES DOS SANTOS