Banca de DEFESA: FABIO EZEQUIEL AZEVEDO BRAGA

DISCENTE : FABIO EZEQUIEL AZEVEDO BRAGA
DATA : 29/04/2022

TRABALHO REMOTO E PERSPECTIVAS SOBRE TELETRABALHO: Estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Teletrabalho. Pandemia. Covid-19. Pós-pandemia.

A implementação do teletrabalho no serviço público federal está sendo ampliada a partir da expedição de normas específicas, especialmente em decorrência da pandemia de Covid-19, cujo contexto exigiu a adoção de um regime trabalho a distância, como medida preventiva de distanciamento social nas repartições públicas. O trabalho remoto como medida sanitária transformou de forma repentina o serviço público em um grande laboratório de trabalho a distância. Imerso nessa realidade, este estudo busca compreender a adaptação dos servidores com o objetivo de sintetizá-las, de forma a contribuir para os planos de implantação do teletrabalho no pós-pandemia. Houve um esforço investigativo de caráter qualitativo, com interpretação dos dados orientados pela Análise de Conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti. Foram aplicados questionários semiestruturados dirigidos aos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) com questões focadas no aprofundamento dos impactos do fenômeno na vida desses servidores, para colher suas percepções do momento em isolamento social compreendido entre março de 2019 e fevereiro de 2022. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para um entendimento que oriente os responsáveis pela implementação do teletrabalho, nos termos da Instrução Normativa Nº 65, em vista da melhoria das necessidades reais dos servidores.

Externa à Instituição - ANDREA KALIANY DA COSTA LIMA
Externo à Instituição - FLÁVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA