Banca de DEFESA: LARISSE RAFHAELY DA SILVA LOPES

DISCENTE : LARISSE RAFHAELY DA SILVA LOPES
DATA : 29/04/2022
LOCAL: http://meet.google.com/urk-zqae-bbw

A efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA Campus Mossoró/RN.

políticas públicas; assistência estudantil; permanência; estudantes-mães.

As recentes políticas públicas de acesso ao ensino superior, bem como a expansão das universidades públicas, trouxeram mais oportunidades de ingresso aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Fato este, que tornou as universidades um espaço mais diversificado, com estudantes de várias classes e gêneros. Junto à educação, a política de assistência estudantil deve cooperar para a diminuição dos efeitos das desigualdades sociais, criando meios que viabilizem a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica nas universidades. O perfil socioeconômico dos estudantes vem sofrendo transformações desde o início do processo de democratização do acesso às universidades federais. Assim, de acordo com a pesquisa realizada, pelo Fórum Nacional de Pró-reitores Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), estudantes do sexo feminino são a maioria absoluta nas universidades federais, desde a primeira pesquisa. Muitas dessas estudantes são mães e, precisam de suporte para enfrentar, além das dificuldades decorrentes da situação de vulnerabilidade socioeconômica, as dificuldades de serem mães e estudantes. Ante o exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com as estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche da UFERSA e com profissionais lotados na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Como resultado foi identificado perfil das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche, suas condições de permanência, quais as ações de assistência estudantil direcionadas às estudantes-mães são executadas na UFERSA, como são avaliadas essas ações e quais são as possibilidades, limites e desafios da assistência estudantil, no que diz respeito ao público das estudantes-mães.

Presidente - 1597112 - LUCIANA BATISTA SALES
Externo ao Programa - 1321668 - KAIO CESAR FERNANDES