Banca de DEFESA: MYCHELLE DO MONTE MORAIS BARBOSA

DISCENTE : MYCHELLE DO MONTE MORAIS BARBOSA
DATA : 19/04/2022
LOCAL: https://meet.google.com/qkg-kkgw-cym

BEM-ESTAR FINANCEIRO E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DO IFCE.

Bem-Estar Financeiro. Qualidade de Vida no Trabalho. Administração Pública.

A pesquisa a seguir busca analisar se o Bem-Estar Financeiro influencia na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), de uma instituição pública brasileira. Os dados relativos aos construtos Bem-Estar Financeiro e os fatores que afetam a Qualidade de Vida no Trabalho foram coletados junto ao quadro efetivo dos servidores do Instituto Federal (IF) do Ceará, por meio de aplicação de questionário estruturado e validado. Os dados foram analisados valendo-se de estatísticas descritivas, bem como por meio de técnicas relacionais, como análise de equações estruturais com o uso do Software SmartPLS. Os resultados estimados mostraram que Bem-Estar Financeiro possui influência direta na qualidade de vida do trabalho, considerando um nível de significância estatística de 5%. Ainda, ao analisar o perfil dos respondentes verificou-se que a maioria são docentes do sexo masculino, com idade entre 31 e 40 anos, casado com dependentes, renda acima de R$10.000,00 reais e que expressaram Qualidade de Vida no Trabalho como Respeito e Condições de Trabalho, mas também com Desmotivação. Isso reflete que as condições de trabalho oferecidas atualmente no IFCE têm gerado desmotivação e necessitam de maior orientação para o Bem-Estar Financeiro. Pensando nisso, como produto gerado após as análises, foi criada uma cartilha de Educação Financeira para os servidores de todas as unidades do Instituto Federal do Ceará com o propósito de proporcionar o Bem-Estar Financeiro e, por consequência, auxiliar na melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho. Para futuras pesquisas sugere-se fazer testagens de acordo com o perfil sociodemografico do público estudado, sendo assim possivel verificar o que uma váriavel interfere na outra (bem-estar financeiro e qualidade de vida no trabalho) sendo assim mais fácil direcionar programas para cada perfil sociodemográfico.

Presidente - 1500639 - ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
Externa ao Programa - 2403643 - KALLYSE PRISCILA SOARES DE OLIVEIRA FREIRE