GOVERNANÇA PÚBLICA E LEGITIMIDADE PARA CONCURSOS PÚBLICOS DE CARREIRA DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
administração pública, governança, legitimidade, patrimonialismo, práticas de processo seletivo docente
A presente pesquisa tem como objetivo estudar os normativos referentes aos concursos públicos para carreira docente na UFERSA, a fim de descrever as práticas de governança pública adotadas pela instituição, bem como apresentar novas práticas que podem ser implementadas na perspectiva de conferir maior legitimidade ao processo.
Para consecução dos objetivos, adotar-se-á uma pesquisa descritiva, analítica propositiva e de abordagem documental qualitativa. Quanto à coleta de dados será feita por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental.
A pesquisa ainda será desenvolvida em quatro etapas: a primeira etapa consistirá em estudo exploratório baseado na revisão teórica; a segunda etapa corresponderá na mapeamento documental das práticas de governança pública adotadas pela UFERSA e especificadas nos regimentos, resoluções, editais, portarias, perfis dos candidatos e bancas examinadoras dos concursos para provimento de cargo docente nos últimos cinco anos, estabelecendo a relação entre estas e os princípios de governança pública; a terceira etapa será compreendida pela análise e interpretação dos dados, tabulados e categorizados. Por fim, na quarta etapa, será criada a proposta de intervenção com sugestão de práticas e protocolo de Governança Pública a serem sugeridas à instituição, visando à melhoria da legitimidade dos certames, corroborando ao interesse público e social.