Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSE RAFHAELY DA SILVA LOPES

DISCENTE: LARISSE RAFHAELY DA SILVA LOPES
DATA: 23/11/2021

Atuação do Programa Nacional de Assistência Estudantil sob a ótica das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA.

assistência estudantil; permanência; estudantes-mães.

ÁREA: Educação

As recentes políticas de acesso ao ensino superior, bem como a expansão das universidades públicas, trouxeram mais oportunidades de ingresso aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Fato este, que tornou as universidades um espaço mais diversificado, com estudantes de várias classes e gêneros. Junto à educação, a política de assistência estudantil deve cooperar para a diminuição dos efeitos das desigualdades sociais, criando meios que viabilizem a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica nas universidades. O perfil socioeconômico e cultural dos estudantes vem sofrendo transformações desde o início do processo de democratização do acesso às universidades federais. Assim, de acordo com a pesquisa realizada, pelo Fórum Nacional de Pró-reitores Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), estudantes do sexo feminino são maioria absoluta nas universidades federais, desde a primeira pesquisa. Ante o exposto, este trabalho se propõe a avaliar a atuação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na percepção das estudantes-mães, beneficiárias do auxílio-creche na UFERSA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados será por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com as estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche da UFERSA.

Externo ao Programa - 1321668 - KAIO CESAR FERNANDES
Presidente - 1597112 - LUCIANA BATISTA SALES