Banca de DEFESA: ROBERTO CARVALHO DE OLIVEIRA FREITAS FILHO

DISCENTE: ROBERTO CARVALHO DE OLIVEIRA FREITAS FILHO
DATA: 23/09/2021
LOCAL: Via Google Meet

CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: Uma Proposta de Implantação do Sistema de Custos da Universidade Federal Rural do Semiárido

Eficiência; sistema de custos; plano de ação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A busca constante pelo aumento da eficiência do setor público tem demandado transformações no modo de administrar as organizações públicas. Sendo assim, as Universidades Federais precisam constantemente desenvolver seus instrumentos de gestão para o alcance de seus objetivos visando à qualidade no gasto, responsabilidade social e transparência com os recursos públicos. Nesse sentido, a UFERSA instituiu uma comissão de custos, que por sua vez, elaborou o Manual de Apuração de Custos (MAC), este contém o sistema de custos da instituição, porém, ainda não está sendo utilizado, necessitando da sua implantação. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o fluxo das informações ligadas ao processo de custos da instituição, de forma a elaborar o plano de ação para implantar o sistema de apuração de custos previsto no Manual de Apuração de Custos da UFERSA. No que compete à metodologia, a presente pesquisa classifica-se quanto à abordagem do problema em pesquisa qualitativa, quanto à natureza tratou-se de uma pesquisa aplicada, no tocante aos objetivos, uma pesquisa descritiva, e no que se refere aos procedimentos, foram realizadas entrevistas, pesquisas bibliográficas, documentais e estudo de caso. Os resultados do estudo permitiram a descrição do Manual de Custos da UFERSA; o mapeamento de cada processo envolvendo os custos de acordo com as Variações Patrimoniais Diminutivas, contendo o fluxo atual, mediante centro de custo genérico e o fluxo de acordo com a presente proposta, indicando centro de custo definitivo ou para tratamento; apresentou-se como a informação de custo deve ser tratada para ser alocada aos cursos de graduação e pós-graduação da UFERSA; e, por fim, propôs-se um Plano de Ação para a implantação do Sistema de Apuração de Custos, podendo a Gestão optar pela criação de uma Divisão responsável ou anualmente nomear Comissão para apurar os custos da instituição, realizando o tratamento das informações para aquelas despesas que necessitam. Outra ação foi a criação de um questionário de múltipla escolha para que os requisitantes consigam no momento que estão fazendo sua solicitação, gerar corretamente o respectivo código do centro de custo, com o intuito de alocar o custo de forma discriminada.

Presidente - 2639302 - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
Externo à Instituição - RENATO HENRIQUE GURGEL MOTA - UFRN