Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA EVEN ALVES BRAGA

DISCENTE: PRISCILLA EVEN ALVES BRAGA
DATA: 17/09/2021
LOCAL: ambiente virtual - meet

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ROTATIVIDADE DE SERVIDORES ENTRE SETORES: um estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semiárido

Gestão do conhecimento. Organizações. Universidade. Práticas administrativas.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

As organizações públicas e privadas passaram por transformações ao longo do tempo, sempre tentando acompanhar o dinamismo das relações sociais. As atenções nos últimos anos concentraram-se no capital humano em primeiro lugar. Em tempos remotos o capital mais importante estava relacionado aos ativos tangíveis, os bens materiais, os imóveis. Atualmente, o ativo mais importante para a organização é o humano. Dentro desse contexto de mudanças e de valorização do capital humano é que nasce a sociedade do conhecimento. O conhecimento passa a ser bem precioso e a Gestão do Conhecimento torna-se ferramenta necessária dentro de toda organização. Nas organizações públicas, a Gestão do Conhecimento ganha importância à medida em que as mudanças trazem a necessidade de aumento na eficiência e eficácia da prestação dos serviços. Diante deste novo cenário, o presente estudo busca compreender o universo das práticas administrativas na tentativa de demonstrar quais as dificuldades vivenciadas pelos servidores da Universidade Federal Rural do Semiárido na mudança de setor e quais ferramentas podem ser utilizadas para melhorar o compartilhamento do conhecimento dentro da Instituição. Para o diagnóstico das dificuldades, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores da Instituição, especificamente lotados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. A natureza metodológica da pesquisa é qualitativa, com método de estudo de caso. As práticas e ferramentas a serem adotadas devem estar voltadas para a difusão do conhecimento que os servidores dispõem para que, na ausência destes, os setores possam manter as atividades administrativas com presteza.

Externo à Instituição - ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA - UERN
Presidente - 1715037 - CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA