Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE FRANCA RIBEIRO

DISCENTE: DANIELLE FRANCA RIBEIRO
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Online via Google Meet

EDUCAÇÃO E TRABALHO FEMININO: Impactos sociais e econômicos da desigualdade de gênero

Mulheres. Educação. Força de trabalho feminina. Crescimento Econômico.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A desigualdade de gênero impacta no bem-estar das mulheres e de toda a sociedade, assim como, também tem efeito sobre o desempenho econômico dos países. Por ser um fenômeno social complexo, é reforçada por variados eventos que ocorrem ao longo da vida das mulheres. Consistindo em um problema histórico e atual, deve ser objeto de reflexão a fim de diminuir as distâncias sociais e econômicas entre os homens e mulheres. Dessa forma, este estudo tem como objetivo discutir, a nível internacional e sob perspectiva de gênero, as relações entre educação das mulheres, trabalho feminino e economia dos países. Para isso, esta dissertação é formada por três ensaios: i) o primeiro mede a relação entre o trabalho infantil feminino e a evasão na educação básica; ii) o segundo mensura o impacto da força de trabalho feminina no crescimento econômico; iii) o terceiro investiga o efeito dos anos de escolaridade das mulheres sobre o nível de desemprego feminino. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Serão utilizados dados secundários da base de pesquisa internacional Quality of Government Institute (QoG) e a análise ocorrerá por meio de métodos estatísticos e econométricos.

Externo à Instituição - JORGE DA SILVA CORREIA NETO - UFRPE
Interno - 1923106 - LEONARDO ANDRADE ROCHA