Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO CARVALHO DE OLIVEIRA FREITAS FILHO

DISCENTE: ROBERTO CARVALHO DE OLIVEIRA FREITAS FILHO
DATA: 29/03/2021

CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: Uma Proposta de Implantação do Sistema de Custos da Universidade Federal Rural do Semiárido

Eficiência. Administração Pública. Sistema de Custos.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A busca constante pelo aumento da eficiência do setor público tem demandado transformações no modo de administrar as organizações públicas. Sendo assim, as Universidades Federais precisam constantemente desenvolver seus instrumentos de gestão para o alcance de seus objetivos visando à qualidade no gasto, responsabilidade social e transparência com os recursos públicos. Nesse sentido, a UFERSA instituiu uma comissão de custos, que por sua vez, elaborou o Manual de Apuração de Custos (MAC), este contém o sistema de custos da instituição, porém, ainda não está sendo utilizado, necessitando da sua implantação. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral propor um plano de ação para a implantação do sistema de custos da UFERSA, de forma a permitir a adequada mensuração de seus custos. No que compete à metodologia, a presente pesquisa será classificada quanto à abordagem do problema em pesquisa qualitativa, quanto à natureza será uma pesquisa aplicada, no tocante aos objetivos será uma pesquisa descritiva, e no que se refere aos procedimentos, serão realizadas entrevistas, pesquisas bibliográficas, documentais e estudo de caso. Para a realização desta pesquisa, o primeiro passo será analisar o Manual de Apuração de Custos da UFERSA; o segundo passo será mapear os processos de modo a possibilitar a compreensão dos fluxos e identificar os gargalos e barreiras referentes à implantação do sistema de custos na UFERSA; o terceiro passo será a proposição do plano de ação para implantação do MAC, incluindo as alterações necessárias nos fluxos e no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC).

Presidente - 2639302 - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
Externo à Instituição - RENATO HENRIQUE GURGEL MOTA - UFRN