Banca de DEFESA: ERICA DOS SANTOS

DISCENTE: ERICA DOS SANTOS
DATA: 16/08/2019
LOCAL: Sala 22 da PROPPG

ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO: Um estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no estado do Rio Grande do Norte

Universidade. Ensino. Pesquisa. Extensão.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O ensino, a pesquisa e a extensão são os pilares de sustentação da universidade, eles têm a garantia constitucional de serem inseparáveis, e nenhum deles deve se está sobreposto ao outro em relação ao trato e relevância. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o quantitativo de docentes envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Para isso se propôs a traçar um panorama demonstrando a distribuição dos professores nos pilares universitários; comparar a distribuição dos docentes, no tripé universitário, por campus da IFES; e verificar a perspectivas dos gestores de cada pilar universitário, acerca da participação docente no tripé universitário. Quanto á metodologia, a pesquisa apresenta natureza qualitativa, exploratória descritiva, realizada por meio de estudo de caso com abordagem de triangulação de dados por meio de observação, análise documental e entrevista semiestruturada aplicada com os sete principais gestores institucionais responsáveis pela tomada de decisão quanto ao tripé universitário. Os dados referentes à distribuição docente foram tratados por meio do software Microsoft Excel® e os dados oriundos das entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo, neste as entrevistas foram transcritas e inseridas no software Atlas ti 8.4, em seguida foi realizado a codificação de informações de acordo com a abordagem desta pesquisa para serem criadas as redes e finalizado com as análises e discursões. Os resultados mostram que a distribuição docente nos três pilares universitário é desproporcional tanto a nível geral, quanto por campi, verificou-se que o pilar ensino tem o maior quantitativo de docentes, seguidos pelo pilar pesquisa e extensão. Em relação à perspectiva dos gestores acerca da participação docente os gestores consideraram que o quantitativo é alto em relação aos docentes que realizam atividades somente de ensino, quantitativo bom quanto ao quantitativo de docente que realizam pesquisa e baixo quanto ao quantitativo de educadores que desenvolvem extensão. Os gestores apresentaram as dificuldades existentes no cenário atual e, mesmo diante das dificuldades os entrevistados acreditam que essa realidade pode melhorar, ou seja, a pesquisa e a extensão podem ter uma maior adesão de docentes desde que haja investimentos internos e externos direcionada a melhorar o ambiente universitário vigente.

Interno - 1715037 - CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1597112 - LUCIANA BATISTA SALES