Banca de DEFESA: HERICA KALIANNY LOPES FIGUEIREDO ROCHA

DISCENTE: HERICA KALIANNY LOPES FIGUEIREDO ROCHA
DATA: 09/07/2019
LOCAL: Sala 24 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação/UFERSA

ENTRINCHEIRAMENTO NA CARREIRA: UM ESTUDO NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR.

Entrincheiramento. Organizações. Carreira. Administração Pública

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Este estudo objetivou investigar a relação entre o entrincheiramento organizacional e a carreira de servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior situada no interior do Nordeste brasileiro. A pesquisa, do tipo survey, possui natureza descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa. Coletou-se dados de 107 técnico-administrativos de uma universidade federal localizada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Utilizou-se, para fins da pesquisa, a Escala de Entrincheiramento na Carreira, de Carson, Carson e Bedeian (1995), adaptada e validada para o Brasil por Magalhães (2008). A escala possui 12 variáveis dispostas em três dimensões, e cada dimensão possui quatro assertivas. As dimensões são Investimentos de Carreira, Custos Emocionais e Limitação de Alternativas. Os dados foram tratados estatisticamente, utilizando-se de módulos de estatística descritivas, bem como a Análise Fatorial e Análise de Variância (ANOVA). Os resultados apontaram para uma relação entre entrincheiramento e a carreira dos servidores estudados. O fator “Investimentos na carreira” prevaleceu entre as demais dimensões do entrincheiramento, mostrando que os investimentos que os técnicos- administrativos realizaram durante sua carreira podem levar muitos desses profissionais a acreditar que investiram demais para quererem enfrentar novos desafios. Constatou-se também que apenas na variável “gênero” houve diferenças significativas entre as médias, números encontrados por meio da ANOVA, em que se evidenciou que os homens tendem a temer mais a mudança de carreira devido aos investimentos realizados, enquanto as mulheres mantêm laços afetivos mais fortes com colegas, o que pode vir a ser um fator impeditivo para possíveis mudanças de carreira. A pesquisa contribuiu teoricamente trazendo a discussão do entrincheiramento para a Administração Pública, visando preencher lacunas existentes em estudos nessa área; e também colaborou com as organizações, no sentido de fazer com que os gestores conheçam melhor seus profissionais e desenvolvam estratégias que minimizem os impactos do problema no ambiente de trabalho e possam criar instrumentos para elevar o comprometimento afetivo de seus servidores, que é um dos grandes desafios de qualquer organização.

Presidente - 1715037 - CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1994956 - LUCAS LUCIO GODEIRO