Banca de DEFESA: ALEXANDRE MIRANDA ROCHA

DISCENTE: ALEXANDRE MIRANDA ROCHA
DATA: 27/06/2019
LOCAL: Sala 22 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS GERADOS COM A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO NO MUNICÍPIO DE ANGICOS-RN

Campus UFERSA Angicos, Educação Superior, IFES, impacto socioeconômico, REUNI.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A evolução da educação pelos séculos com a descoberta da escrita na Mesopotâmia a 6.000 a.C. proporcionou o desenvolvimento dos conhecimentos, estudos e disciplinas às futuras civilizações, destacando-se a egípcia, grega, romana, entre outras que a partir do século IX proporcionaram o surgimento das escolas monásticas e catedrais que tinham na personificação da Igreja uma detentora dos conhecimentos específicos que culminaram na criação das primeiras universidades, com total destaque as universidades de Bolonha (Itália), Paris (França) e Oxford e Cambridge (Grã-Bretanha), sendo a primeira a mais antiga em atividade e com total destaque a realização da Declaração de Bolonha em 1999 que determinava um ambicioso programa de reforma da educação superior na Europa que objetivava fortalecer a partir das bases de inovação, da competitividade e da produtividade, cuja delimitação proporcionou a sua influência no modelo utilizado na América Latina, assim como o Brasil que proporcionou mudanças no Ensino Superior, assim como nas pós-graduações (Lato Sensu e Stricto Sensu), cuja historicidade brasileira se destaca pela criação da Escola de Cirurgia de Salvador em 1808 com a vinda da família real portuguesa, passando pela criação das primeiras universidades ao final do século XIX, desenvolvimento e implantação de inúmeras universidades em pleno período militar na década de 1960 até os anos de 2000 com a adoção do REUNI que promoveu a reestruturação das IFES já existentes e criação de novas pelo interior do país, que em conjunto com o ENEM e o SISU vem promovendo a cada ano uma maior leva de estudantes a ingressarem na IFES, cuja grande maioria provem de famílias com rendas inferiores a 1,5 salários mínimos que contribuem com as economias emergentes de pequenas e médias cidades onde estas Instituições estão presentes. Diante desse cenário vem a tona os impactos socioeconômicos gerados pela presença destas as comunidades, assim como verificado na cidade de Angicos/RN através da presença de um campus da UFERSA, o que vem a ser o principal objetivo desta pesquisa, assim descrever as contribuições desta Instituição e mudanças geradas a dinâmica local e seus agentes modificadores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa-quantitativa, com a utilização de entrevistas por meio de questionários com perguntas objetivas que foram aplicados a 04 grupos distintos de entrevistados (discentes, docentes, técnicos administrativos e laboratoriais e funcionários terceirizados e moradores circunvizinhos ao Campus UFERSA Angicos/RN) que diretamente e indiretamente são influenciados pelas ações realizadas pela Instituição, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica e utilização de registros fotográficos. Cuja análise pode visualizar a participação ativa da Instituição a localidade, reconhecimento dos entrevistados quanto a participação desta e principalmente a visualização do real impacto socioeconômico gerado mesmo num ambiente conturbado e com uma considerável falta de infraestrutura nas áreas de urbanização, saúde e segurança de responsabilidade dos poderes municipal e estadual. Além disso foram analisadas e propostas ações que visem promover o desenvolvimento da região por meio da participação ativa dos níveis governamentais (municipal, estadual e federal), com a participação ativa da comunidade local e principalmente da IFES.

Externo ao Programa - 2079536 - ALMIR MARIANO DE SOUSA JUNIOR
Externo ao Programa - 1998769 - JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO