Banca de DEFESA: OSKARINE DAS CHAGAS OLIVEIRA

DISCENTE: OSKARINE DAS CHAGAS OLIVEIRA
DATA: 31/05/2019
LOCAL: Sala 23 da PROPPG

BUROCRACIA E CUSTO DE TRANSAÇÃO ECONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO NOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)

Burocracia. Custo de transação. Projetos de extensão

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Esta pesquisa tem como objetivo identificar o efeito da burocracia no custo de transação econômica nos projetos de extensão, com financiamento externo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Nessa perspectiva, utilizou-se o método qualitativo, bem como o plano de enquete exploratório e descritivo. Para o desenvolvimento deste trabalho, aplicou-se o estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no qual empregou a triangulação dos dados mediante observação, entrevista e análise documental. Nesse ínterim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela tramitação, celebração e execução dos projetos de extensão com financiamento externo. Os participantes envolvidos nesta pesquisa são: Divisão de Projetos (DDP) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Divisão de Convênios (DICONV) da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Fundação Guimarães Duque (FGD), que atua como apoio técnico operacional na execução de projetos e três coordenadores de projetos de extensão. Os dados foram tratados, com vistas a atender aos preceitos da análise de conteúdo; para isso, primeiramente, foram transcritas as entrevistas que, posteriormente, foram importadas para o Software Atlas ti 8.4. Logo foi realizado o trabalho de codificação que, com a finalização, empregou-se a categorização dos dados, com o propósito de criar famílias, de acordo com as dimensões estudadas. Em seguida, foi possível conceber redes, para a devida análise e discussões. Os resultados evidenciaram que as normas e regulamentos, as quais regimentam a relação dos sujeitos da pesquisa, atenuam os efeitos da racionalidade limitada, da incerteza e do oportunismo. No entanto, identificou-se que o uso excessivo das normas e regulamentos ocasionam as disfunções da burocracia e acarretam custos de transação entre os agentes. Portanto, a contribuição desta pesquisa corresponde à evidenciação de que o exagero do uso da burocracia, ou seja, a sua disfunção, provoca implicações na relação entre os agentes, atuantes na tramitação dos projetos de extensão, acentuando o aumento dos custos de transação econômica.

Externo à Instituição - ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA - UERN
Presidente - 2639302 - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
Interno - 1715037 - CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1597112 - LUCIANA BATISTA SALES