Banca de DEFESA: ERANDI CANAFÍSTULA ARAUJO

DISCENTE: ERANDI CANAFÍSTULA ARAUJO
DATA: 24/04/2019
LOCAL: Sala 22 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação/UFERSA

ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLAVEIS NO CAMPUS DO PICI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Sustentabilidade. Resíduos Recicláveis. Campus do Pici/UFC.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A Lei 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, traz em seu texto a responsabilidade de atuação do poder público no combate aos principais problemas ambientais decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Já o Decreto nº 5.940, de 2006, determina que a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública deve ser feita na fonte geradora e sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Diante desse cenário, emerge a seguinte questão: como a universidade lida com os resíduos recicláveis tendo em vista a sustentabilidade ambiental? A presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o gerenciamento de tais resíduos no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará sob o aspecto sustentável. Especificamente, propõe identificar os principais resíduos recicláveis gerados no referido Campus; realizar um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis; determinar os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, identificar práticas sustentáveis já existentes e propor diretrizes de gestão ambiental relacionadas aos resíduos recicláveis. Trata-se, quanto à abordagem, de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de técnicas como entrevista, observação direta, pesquisa documental e bibliográfica. Como resultados, foram identificados os principais resíduos recicláveis gerados no Campus, com destaque para o papel branco, principal resíduo produzido, seguido de papel misto, jornal, papelão e vidro. Também foi realizado um diagnóstico de manuseio, segregação, coleta, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos recicláveis, apresentando os 42 pontos de coletas presentes no campus em dezembro de 2018 e suas distribuições. Determinaram-se também os principais impactos ambientais dos resíduos recicláveis gerados no Campus do Pici, como a própria coleta em si, que representa um impacto positivo e a doação do material reciclável às associações e cooperativas de catadores, proporcionando, além de uma fonte de renda, inclusão social. Foram identificadas também as práticas sustentáveis já existentes na universidade, como: existência de guia com boas práticas sustentáveis; presença de departamento para gestão ambiental interna; construções e reformas na instituição seguindo padrões sustentáveis. Além disso, foram propostas diretrizes no sentido de promover a melhoria da gestão ambiental na temática relacionada aos resíduos recicláveis, como: promover a inclusão de demais áreas da universidade, como lanchonetes, pátios e salas de aula na coleta de materiais recicláveis; disponibilização de coletores com as cores correspondentes às da resolução CONAMA 275; promoção de programas de capacitação junto às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e aumento de programas de conscientização junto à comunidade acadêmica no que diz respeito ao consumo consciente e preocupação com o meio ambiente e saúde pública.

Externo à Instituição - Adryane Gorayeb Nogueira Caetano - UFC
Externo ao Programa - 1998769 - JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO