A INOBSERVÂNCIA versus EFICIÊNCIA ACADÊMICA DOCENTE: Análise em uma Universidade Federal do RN.
Eficiência. Ensino, Pesquisa e Extensão.
As universidades públicas federais possuem a incumbência constitucional de manter o funcionamento equilibrado e eficiente dos três pilares universitários: ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, o docente desempenha um papel relevante por está diretamente ligado a atividade meio da universidade, e o faz através do desempenho laboral de capacitar profissionais, da prática de atividades direcionadas à comunidade, como também por meio do desenvolvimento de pesquisas. Por sua vez, o desenvolvimento eficiente do tripé universitário a Administração Pública conta com de dispositivos legais que regulamentam e incentivam o desempenho laboral do servidor público em prol da eficiência. Contudo, observar-se que nem sempre a importância dada aos pilares acadêmicos é equivalente, desta forma percebe-se que o pilar ensino tem se prevalecido em relação aos pilares pesquisa e extensão. Em fase do exposto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a inobservância docente em face da
eficiência acadêmica nos pilares universitários: pesquisa e extensão, para isso escolheu-se para analise a Resolução CONSUNI/UFERSA nº 010/2014, que discorre sobre o Sistema de acompanhamento das atividades docentes na UFERSA. Esta pesquisa justifica-se por ter a intenção de aferir a inobservância de docentes em relação a eficiência dos resultados acadêmicos. A ineficiência explanada nesta pesquisa pode ser observada através do comprometimento laboral assimétrico entre os eixos dos pilares universitário. A metodologia ocorrerá através do método de estatística descritiva para coleta, processamento e interpretação de dados.