Banca de DEFESA: JAIME VIRGINIO CAMARA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIME VIRGINIO CAMARA NETO
DATA: 11/03/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 24 da PROPPG
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA "E-SUS ATENÇÃO BÁSICA" NO MUNICÍPIO DE APODI-RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (POLICYCYCLE).

 


PALAVRAS-CHAVES:

Implementação de políticas públicas; Ciclo de políticas públicas; Atenção Básica; Estratégia e-SUS.


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a eficiência do processo de implementação da Estratégia "e-SUS Atenção Básica" no município de Apodi-RN, por meio do modelo do ciclo de políticas públicas (policy cycle). Para isso, traçamos alguns objetivos específicos, como: identificar as características pessoais e a influência do perfil profissional dos participantes do programa no seu processo de implementação; verificar a capacidade operacional das equipes e dos profissionais, e por fim, avaliar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, de acordo com os requisitos da Estratégia e-SUS. A pesquisa consistiu em um estudo de caso de caráter descritivo, baseado no método qualitativo, com emprego da técnica de análise de conteúdo. Teve como atores sociais pesquisados:o ex-coordenador da Atenção Básica; o coordenador atual e os 85 profissionais que integram as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de Saúde Bucal (ESB) e a da equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); todos pertencentes ao município de Apodi-RN. A coleta de dados, em termos secundários, ocorreu por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica especializada, bem como por uma vasta pesquisa documental, através da análise de portarias, notas técnicas e resoluções dos órgãos colegiados. Já, em termos primários, a coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários com os membros das equipes do programa e através da realização de entrevistas semiestruturadas com o ex-coordenador e os atuais gestores da Atenção Básica. Os resultados demonstraram que a maioria dos profissionais eram do sexo feminino, com idades entre 40 e 50 anos e com mais de 15 anos de atuação na atenção básica, revelando que a adesão a Estratégia trouxe forte impacto ao processo de trabalho desses profissionais. Apesar da maioria dos pesquisados relatarem aptidão para uso do computador, alguns ainda utilizam fichas de papel e não sabem manusear os softwares do e-SUS, sobretudo devido deficiências na capacitação. A pesquisa revelou ainda que as UBS não dispõe de infraestrutura mínima para implementação do programa, especialmente pela falta de computadores, tablets e impressoras; ausência de fornecimento de internet de boa qualidade e falta de suporte técnico de informática. Assim, conclui-se que o município de Apodi-RN não conseguiu implementar definitivamente o e-SUS, uma vez que o sistema com PEC, que consiste no sistema permanente do programa, ainda não funciona,permanecendo o sistema com CDS, que de acordo com o Ministério da Saúde, já deveria ter encerrado suas atividades desde o ano de 2016.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1228095 - DENISON MURILO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FABIO RESENDE DE ARAUJO - UFRN
Presidente - 1321668 - KAIO CESAR FERNANDES
Notícia cadastrada em: 08/03/2019 12:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03