Banca de DEFESA: ALINE KELLY DE MENEZES

DISCENTE: ALINE KELLY DE MENEZES
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Sala 4 da Central de Aulas VII - UFERSA

RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO E CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: Um Estudo nas Universidades Federais do Brasil

Eficiência. Recursos Públicos. Desempenho. Custos.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A busca pela eficiência tem acendido discussões a respeito de mecanismos que subsidie na gestão dos recursos públicos, cada vez mais escassos. Nesse sentido, medidas de desempenho e sistemas de informações de custos têm se mostrado importantes instrumentos de governança, capazes de produzir informações gerenciais úteis para o planejar, controlar e decidir com maior eficiência, além do fornecimento de informações que contribuem para a transparência da gestão. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil. O estudo é caracterizado como uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, já a abordagem do problema foi através da pesquisa quantitativa. Os dados para aferição dos custos foram coletados das Variações Patrimoniais Diminutivas das universidades, obtidas por meio dos Balancetes contábeis, solicitados pelo Serviço de Informação ao Cidadão, e para o desempenho foram coletados os 09 (nove) indicadores de desempenho do Relatório de Gestão recomentados pelo TCU e o indicador IGC obtido no site do INEP/MEC, todos para o período de 2015 a 2017. Para atingir o objetivo geral, primeiramente, foi mensurado os custos das universidades através da metodologia de Santos (2014). Com o custo total obtido foi efetuado o rateio pelo quantitativo de alunos equivalentes, resultando no Custo por aluno equivalente, com objetivo de minimizar os efeitos do porte da universidade. Em seguida foi realizada uma análise descritiva dos 10 (dez) indicadores de desempenho, para, por fim, ser realizada a análise de correlação entre desempenho e custos. A correlação foi verificada pelo SPSS 20.0. Os resultados sugerem que existe relação entre desempenho e custos nas universidades federais do Brasil, na medida em que dos 10 (dez) indicadores de desempenho utilizados na pesquisa, 07 (sete) tem correlação estatisticamente significante com os custos, sendo 06 (seis) correlações positivas e moderadas e 01 (uma) correlação negativa e fraca. Outro achado importante dessa pesquisa foi na análise regional, onde as regiões sul e sudeste possuem os maiores custos por aluno equivalente, mas também os melhores valores para a maioria dos indicadores de desempenho, em especial os que são positivamente correlacionados com os custos. Isso sugere que os investimentos nas universidades afetam seus resultados, concedendo retorno em melhores desempenhos.

Presidente - 2639302 - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
Interno - 1715037 - CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA