Cultura Organizacional em instituições de ensino superior: do foco no cidadão ao cumprimento das normas.
Cultura Organizacional. Burocracia. Gerencialismo.
Considerando a coexistência dos modelos de gestão burocrática e gerencial no cotidiano das Instituições de Ensino Superior (IES), este trabalho pretende explorar, por meio da percepção dos servidores públicos e à luz da cultura organizacional, as práticas administrativas das Pró-Reitorias de uma Universidade Federal em relação ao cumprimento de normas e o foco no cidadão. Isto é, pretende-se observar a valorização (ou desvalorização) da formalidade, da impessoalidade, da hierarquia e do foco nas necessidades dos usuários, visando a melhor compreender de que maneira o apego dos servidores a tais elementos influencia nas práticas das organizações públicas, no que diz respeito à consecução de seu principal objetivo: o bem-estar social. Os procedimentos
metodológicos da dissertação incluíram, além de pesquisa bibliográfica, entrevistas com servidores da instituição estudada, compondo um estudo de caso do tipo exploratório. Foi possível observar o apego dos servidores entrevistados às características da burocracia, em especial o formalismo e a impessoalidade. O estudo demonstra que a burocracia, por meio de suas normas escritas, atua como ferramenta de proteção dos servidores contra uma desconfiança generalizada em relação às suas práticas. Desse modo, pôde-se concluir que os servidores da Universidade estudada direcionam suas práticas muito mais ao cumprimento de normas do que ao foco nas necessidades dos usuários de seus serviços.