Banca de QUALIFICAÇÃO: HERICA KALIANNY LOPES FIGUEIREDO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERICA KALIANNY LOPES FIGUEIREDO ROCHA
DATA: 25/01/2019
LOCAL: Sala 24 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

ENTRICHEIRAMENTO NA CARREIRA: ESTUDO NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Entrincheiramento. Organizações. Carreira. Administração Pública.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Este estudo objetiva investigar como se dá a relação do entrincheiramento na carreira dos servidores técnicos-administrativos de uma Universidade Federal Brasileira. A pesquisa, do tipo survey, possui natureza descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa. Pretende-se coletar os dados de aproximadamente 120 técnicos administrativos de uma Universidade Federal localizada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Utilizar-se-á, para fins da pesquisa, a escala de Entrincheiramento na Carreira, de Carson, Carson e Bedeian (1995), adaptada e validada para o Brasil por Magalhães (2008). A escala possui 12 itens dispostos em três dimensões, e cada dimensão possui quatro assertivas. As dimensões são investimentos de carreira, custos emocionais e limitação de alternativas. Os dados serão tratados estatisticamente, utilizando-se de módulos de estatística descritivas, bem como a Análise Fatorial, Correlação de Pearson e Análise de Variância (ANOVA). A pesquisa busca contribuir teoricamente trazendo a discussão do entrincheiramento para a Administração Pública, visando preencher lacunas existentes em estudos nessa área; e também colabora para as organizações, no sentido de fazer com que os gestores conheçam melhor seus profissionais e desenvolvam estratégias que minimizem os impactos da temática no ambiente de trabalho e possam criar instrumentos para elevar o comprometimento afetivo de seus servidores.

Presidente - 1715037 - CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA
Interno - 1321668 - KAIO CESAR FERNANDES