Banca de QUALIFICAÇÃO: OSKARINE DAS CHAGAS OLIVEIRA

DISCENTE: OSKARINE DAS CHAGAS OLIVEIRA
DATA: 21/12/2018
LOCAL: Sala 22 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

O EFEITO DA BUROCRACIA NO CUSTO DE TRANSAÇÃO ECONÔMICA: ANÁLISE NOS PROJETOS DE EXTENSÃO COM FINANCIAMENTO EXTERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA), EXECUTADOS PELA FUNDAÇÃO GUIMARÃES DUQUE (FGD)

Palavras-chave: Burocracia. Custo de transação. Projetos de extensão

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Esta pesquisa tem como objetivo identificar o efeito da burocracia no custo de transação econômica nos projetos de extensão, com financiamento externo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, executados pela Fundação Guimarães Duque. Nessa perspectiva, será utilizada a abordagem qualitativa, que se desenvolverá por meio de um estudo multicaso. Para tanto, inicialmente, será posto em prática, o instrumento de coleta, por meio de uma entrevista semiestruturada com o coordenador de projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com a diretora da divisão de convênios, com o gerente da Fundação Guimarães Duque e com coordenadores de projetos de extensão. Os dados serão tratados, com vistas a atender aos preceitos da análise de conteúdo; para isso, primeiramente, serão transcritas as entrevistas que, posteriormente serão importadas para o Software Atlas ti 8.3. Logo após, será realizado o trabalho de codificação que, com a finalização, empregará a categorização dos dados, com o propósito de criar famílias, de acordo com as dimensões estudadas. Em seguida, será possível conceber redes, para a devida análise e discussões, a fim de encontrar resultados que respondam ao problema de pesquisa.

Presidente - 2639302 - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
Interno - 1715037 - CARLOS ALANO SOARES DE ALMEIDA