Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE MIRANDA ROCHA

DISCENTE: ALEXANDRE MIRANDA ROCHA
DATA: 20/12/2018
LOCAL: Campus UFERSA - Pau dos Ferros/RN

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS GERADOS COM A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO NO MUNICÍPIO DE ANGICOS-RN

UFERSA; Campus Angicos/RN; impactos socioeconômicos; REUNI; investimento governamental.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O presente estudo se ocupa da temática da avaliação de impactos socioeconômicos gerados a partir da implantação do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, na cidade de Angicos/RN, a qual foi instituída no ano de 2009. A expansão da educação de nível superior teve importante papel de crescimento e desenvolvimento graças ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, que teve como principal objetivo a ampliação e acesso e a permanência dos alunos a educação de nível superior, onde foram adotadas medidas para retomação do crescimento do Ensino Superior Público, proporcionando a criação de condições e promoção à expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação superior, tendo sua iniciação em 2003, durante o início do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, cuja formalização do REUNI se consolidou através da instituição do Decreto n.° 6.096/2007, de 24 de abril de 2007, que integrava o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE (REUNI, 2010). Com tal investimento governamental o mapa nacional das novas instituições disseminava o desbravamento destas no interior do país proporcionando seus surgimentos em localidades de médio e pequeno porte, as quais direta e indiretamente sofrem sobre as ações positivas e negativas quanto à implantação destes campi que acabam mudando a vida dos habitantes locais por meio da influência econômica, cultural, social, ambiental, etc. Para tanto, serão realizadas entrevistas com a aplicação de questionários a comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnicos administrativos, laboratoriais e funcionário terceirizados), além de pesquisa documental. A abordagem de pesquisa será qualitativa-quantitativa. Quanto aos fins, a pesquisa pode ser classificada como exploratória e descritiva. A técnica empregada à coleta de dados será por meio de um estudo de caso com a aplicação de questionários e registro fotográficos para comparação do antes e depois da implantação do campus universitário, buscando-se contextualizar os resultados obtidos com a pesquisa in-loco com os objetivos estabelecidos ao estudo.

Externo ao Programa - 2079536 - ALMIR MARIANO DE SOUSA JUNIOR
Externo ao Programa - 1998769 - JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO