Banca de DEFESA: RANIEIRE PAULA RIBEIRO

DISCENTE: RANIEIRE PAULA RIBEIRO
DATA: 17/12/2018
LOCAL: Sala 22 do Prédio da PROPPG

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO: Um estudo sobre a eficiência na aplicação dos recursos públicos em uma universidade pública federal do semiárido potiguar

Eficiência; Custos; Demonstração do Resultado Econômico.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Na administração pública é relevante que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, assim o presente trabalho tem como objetivo geral analisar se a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está aplicando de forma eficiente os recursos públicos nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), sob a luz da Demonstração do Resultado Econômico. A metodologia utilizada na pesquisa é do tipo exploratória, descritiva, aplicada, bibliográfica, documental e um estudo de caso, já a análise dos dados foi através da pesquisa qualitativa. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa foi utilizado o modelo de custeamento dos serviços públicos proposto por Santos (2014) para encontrar o custo de cada curso de graduação oferecido pela UFERSA, Campus Mossoró. Após a obtenção dos custos, foi apurado o resultado econômico dos cursos de graduação do CCSAH da UFERSA, por meio da Demonstração do Resultado Econômico (DRE). Com a apuração dos custos, obteve-se como resultado que o curso de Medicina Veterinária apresentou o maior custo e o curso de Licenciatura em Educação do Campo como o curso de menor custo entre as graduações do Campus estudado, sendo o quantitativo de alunos equivalentes o fator determinante nesse resultado. O resultado econômico apurado no ano de 2017 para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito apresentaram resultados econômicos negativos, sendo economicamente ineficientes. Por considerar insuficiente a avaliação da eficiência apenas com dados quantitativos, o estudo também incluiu a análise de aspectos qualitativos. Foram apresentados os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), do exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e do exame da Ordem dos Advogados do Brasil para os cursos que foram apurados o resultado econômico em comparação aos cursos da iniciativa privada de Mossoró/RN, e as graduações da UFERSA obtiveram melhores desempenhos. Esses resultados comprovam que apesar da ineficiência econômica apurada na DRE, nos aspectos qualitativos os cursos da instituição analisada apresentaram desempenho superior, resultado da qualidade do ensino e justificando os recursos públicos investidos.

Externo ao Programa - 1500639 - ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
Presidente - 2639302 - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR