Banca de DEFESA: WENDSON MAX SILVINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WENDSON MAX SILVINO
DATA: 14/12/2018
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório do Centro de Engenharias - Campus Leste UFERSA Mossoró
TÍTULO:

A EQUIDADE NO ACESSO ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS E A APLICAÇÃO DA AÇÃO AFIRMATIVA DE REGIONALIDADE NA UFERSA


PALAVRAS-CHAVES:

equidade; lei das cotas; ação afirmativa; inclusão regional; acesso à educação superior; avaliação de política pública


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO:

O atual plano nacional de educação, na sua meta 12, estabelece que sejam elevadas as taxas de escolarização superior, a taxa bruta para 50% e a taxa líquida para 33%, fazendo o Brasil mudar do sistema de ensino de elite para um sistema de massas. Para cumprir a meta, o plano estabelece estratégias que visam a diminuição das desigualdades de acesso de grupos que historicamente têm sido privados dessa liberdade, são os egressos do ensino médio de escolas públicas, os pretos, pardos e indígenas, as pessoas de baixa renda, e os deficientes. A pesquisa analisou a inclusão desses grupos do ponto de vista da equidade sugerida para esses na lei das cotas. METODOLOGIAS. A pesquisa bibliográfica foi realizada sobre os temas de igualdade, liberdades e equidade, e sobre eficiência, eficácia e efetividade nas políticas públicas. Foi feito também um resumo sobre o histórico, crescimento de vagas, formas de acesso, elitização e ações afirmativas no ensino superior no Brasil. Na pesquisa exploratória foram analisados os atuais índices da meta e a colaboração da UFERSA, para isso foi dimensionada a taxa líquida dos ingressantes. Na segunda parte, foi feita uma análise qualitativa da eficiência da equidade das ações na rede federal. Na UFERSA essa análise se deu de forma também quantitativa, pelo dimensionamento das taxas de participação dos ingressantes dos grupos. Na terceira parte, ocorreu a aplicação de uma nova ação afirmativa, o fator de regionalidade. Foi sugerida a aplicação desse fator para a UFERSA e medidas as Taxas de regionalidade antes e depois da simulação. RESULTADOS. A análise mostrou que o Brasil dificilmente alcançará os índices da meta 12 do atual plano. Apesar disso, as universidades federais têm colaborado positivamente através da lei das cotas, que está possibilitando mais ingresso de alunos das escolas públicas, negros, pardos e índios, de baixa renda e deficientes. Mas a lei tem que ser aprimorada e exigir comprovação da cota por raça; deve também atentar às diferenças regionais na cota por renda e às diferenças entre as escolas estaduais e federais. A única ação que garante equidade é a cota para deficientes, pois exige comprovação médica. A ação de regionalidade vem sendo implantada pelas universidades e tem se mostrado necessária, especialmente para cursos de elite como medicina, para garantir maior ingresso dos candidatos da região. Na UFERSA, a implantação dessa ação aumentaria a regionalidade em cursos de elite, assim como aumentaria a taxa líquida dos ingressantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714158 - ERIC AMARAL FERREIRA
Externo à Instituição - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO - UERN
Interno - 1541567 - NAPIE GALVE ARAUJO SILVA
Notícia cadastrada em: 06/12/2018 13:04
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