Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE KELLY DE MENEZES

DISCENTE: ALINE KELLY DE MENEZES
DATA: 19/11/2018
LOCAL: UFERSA - PROPPG

RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO E CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: Um Estudo Nas Universidades Federais Do Nordeste Brasileiro.

eficiência; recursos públicos; desempenho; custos.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A busca pela eficiência tem acendido discussões a respeito de mecanismos que subsidie gestores na gestão dos recursos públicos, cada vez mais escassos. Nesse sentido, medidas de desempenho e sistemas de informações de custos têm se mostrado importantes instrumentos de governança, capazes de produzir informações gerenciais úteis para o planejar, controlar e decidir com maior eficiência e eficácia, além do fornecimento de informações que contribuem para a transparência da gestão. O objetivo geral do presente estudo é analisar a relação entre o desempenho e os custos dos serviços prestados das universidades federais do nordeste brasileiro. A metodologia aplicada na pesquisa é do tipo exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, já a abordagem do problema será através da pesquisa quantitativa. O universo será as universidades federais do Brasil, e a amostra será composta pelas universidades federais do Nordeste. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa será utilizado a metodologia de Santos (2014) para aferição dos custos das universidades, e, para o desempenho, serão utilizados 06 (seis) indicadores de desempenho retirados dos relatórios de gestão das instituições estudadas, do site do INEP/MEC e do site folha UOL. De posse dessas informações, será utilizado da estatística descritiva para estratificar a amostra, e, posteriormente, a relação entre desempenho e custos será efetuada através de uma correlação paramétrica ou não-paramétrica, utilizando como sistema o pacote estatístico do SPSS.

Externo ao Programa - 1500639 - ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
Presidente - 2639302 - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR