Banca de QUALIFICAÇÃO: ANARA LUANA NUNES GOMES

DISCENTE: ANARA LUANA NUNES GOMES
DATA: 24/10/2018
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO -UFERSA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ELITES: HABILIDADES SOCIAIS NA ESFERA PÚBLICA JUDICIÁRIA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

esfera publica

habilidades sociais

judiciário

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas

partir de uma análise da trajetória histórica da Administração Pública brasileira, é possível identificar a presença permanente de elites conduzindo a gestão, reproduzindo seu poder e defendendo seus próprios interesses. Considerando esta premissa, tem-se como tema desta pesquisa o estudo da reprodução de elites na administração pública judiciária, especificamente por meio de habilidades sociais. O objetivo deste trabalho é identificar e discutir como e quais habilidades sociais a elite judiciária constrói ou utiliza para reproduz seu poder no campo onde está inserida. Para tanto, o trabalho toma como base a teoria dos campos de Pierre Bourdieu e estudos sobre habilidades sociais desenvolvidos por Neil Fligstein. Para isso, propõe-se uma pesquisa social do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Inicialmente foi utilizada a técnica da pesquisa bibliográfica para levantamento do referencial teórico sobre esfera pública, elites, administração pública no Brasil, teoria dos campos e das habilidades sociais. Propõe-se o uso da técnica de entrevista estruturada para coleta dos dados e alcance dos objetivos propostos. A instituição escolhida para o desenvolvimento deste estudo foi a Seção Judiciária Federal do Rio Grande do Norte, ligada ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, delimitando-se a pesquisa aos Juízes de Direito titulares das varas que compõem a Subseção de Mossoró.

Presidente - 1802971 - ANGELO MAGALHAES SILVA
Interno - 1541567 - NAPIE GALVE ARAUJO SILVA