Cultura organizacional em instituições de ensino: do foco no cidadão ao cumprimento das normas.
Cultura Organizacional. Burocracia. Gerencialismo.
Na constante mudança de necessidades da sociedade em sua relação com o Estado e com as organizações públicas que o compõem, pressupõe-se a existência de diferentes maneiras de gerir a “coisa pública”. Considerando a coexistência dos modelos de gestão burocrática e gerencial no cotidiano das Instituições de Ensino Superior (IES), este trabalho pretende explorar, por meio da percepção dos servidores públicos e à luz da cultura organizacional, as práticas administrativas de três Instituições de Ensino Superior públicas em relação ao cumprimento de normas e o foco no cidadão.Isto é, observando a valorização (ou desvalorização) da formalidade, da impessoalidade, da hierarquia e do foco nas necessidades dos usuários, visando a melhor compreender de que maneira o apego dos servidores a tais elementos influencia nas práticas das organizações públicas, no que diz respeito à consecução de seu principal objetivo: o bem-estar social.Os procedimentos metodológicos do artigo incluirão, além de intensa pesquisa bibliográfica,entrevistas em profundidade com servidores das instituições estudadas, compondo um estudo de caso do tipo exploratório.