Banca de QUALIFICAÇÃO: RANIEIRE PAULA RIBEIRO

DISCENTE: RANIEIRE PAULA RIBEIRO
DATA: 09/07/2018
LOCAL: Sala 24 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO E SISTEMAS DE CUSTEAMENTO: Um estudo sobre a eficiência na aplicação dos recursos públicos em uma universidade pública federal

Eficiência; Custos; Demonstração do Resultado Econômico.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Na administração pública é relevante que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, uma vez que a eficiência na gestão pública tem o objetivo de obter melhores resultados a menores custos. A gestão de custos tem um papel importante nessa eficiência, pois auxilia na tomada de decisão e na análise dos resultados, informando onde recebeu os maiores gastos e se eles realmente foram necessários. A Demonstração do Resultado Econômico - DRE é um instrumento de informação sobre o desempenho da gestão pública. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar se a Universidade Federal Rural do Semi-Árido está aplicando de forma eficiente os recursos públicos em seus cursos de graduação. A metodologia utilizada na pesquisa é do tipo exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, já a abordagem do problema será através da pesquisa qualitativa. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa serão utilizados dois modelos de custeamento dos serviços públicos para encontrar o custo de cada curso de graduação oferecido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, e os dois modelos de custeamento são: o modelo de Machado e Holanda (2010); e o modelo de Santos (2014). Após a obtenção dos custos, será calculado o resultado econômico de cada curso, utilizando cada um dos modelos de custos, por meio da DRE. Com o resultado econômico encontrado nessa demonstração, será possível verificar e analisar a eficiência na utilização do recurso público aplicado nas graduações da instituição analisada.

Externo ao Programa - 1500639 - ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
Presidente - 2639302 - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR