Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA RAQUEL DE SOUSA FREITAS

DATA: 22/03/2018
LOCAL: Sala 24 do Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

Análise da Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFERSA

Sustentabilidade; Gestão Ambiental; IES; Plano de Gestão de Logística Sustentável

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Ciente de seu papel frente às questões ambientais, o Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, instituiu o Decreto nº 7.746, de 05 de junho de 2012 e a Instrução Normativa Nº 10/2012, que versam sobre o Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS, o qual deve ser elaborado e implementado pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes. O PLS é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite a órgãos ou entidades estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública. A elaboração e implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável no âmbito das IES, pode trazer uma série de benefícios como a economia pelo melhoramento da produtividade e da redução no consumo de energia, água e materiais de expediente; o estabelecimento das conformidades com a legislação ambiental; a evidência de práticas responsáveis e melhora na imagem externa da instituição; e a geração de oportunidades de pesquisa. Como universidade pública, a UFERSA possui responsabilidades que vão além do ensino, da pesquisa e da extensão, pois ao ocupar uma região territorial e consumir quantidades significativas de recursos naturais, ela deve promover práticas sustentáveis em seus campi, para que sirvam de exemplo a todos os setores da sociedade. Consciente dessa necessidade, a instituição implantou no ano de 2013 o Plano de Gestão de Logística Sustentável com o intuito de viabilizar a gestão adequada das mais diversas áreas como energia elétrica, água e esgoto, resíduos sólidos, além da qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis e deslocamento de pessoal. Neste sentido, o presente trabalho se propõe a analisar os resultados da implantação do PLS para a gestão ambiental da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, verificando se as boas práticas de sustentabilidade e de racionalização de materiais apresentados no plano no tocante à energia elétrica, água e esgoto e gestão de resíduos, estão sendo implementados de forma satisfatória.

Externo à Instituição - FRANÇOISE DOMINIQUE VALÉRY - UFRN
Externo à Instituição - GILCELIA BATISTA DE GÓIS - UERN