POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WYLLAMY SAMUEL DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WYLLAMY SAMUEL DA COSTA
DATA : 14/03/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

 

RACIONALIDADE NEOLIBERAL, PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E NARRATIVAS DE SI: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO.

PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Subjetividade. Projeto de Vida. Neoliberalismo. Novo Ensino Médio.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

A pesquisa parte do objetivo de analisar como as narrativas de si são abordadas em coleções didáticas de Projeto de Vida do NEM e como podem engendrar o processo de constituição da subjetividade, tendo em vista o regime de verdade da racionalidade neoliberal e os impactos no campo da educação. A pesquisa classifica-se como descritiva – interpretativa, uma vez que descreve as materialidades, igualmente, as analisa segundo conformidade com a revisão de literatura, a qual se ancora em uma discussão arquegenealógica por meio dos estudos discursivos foucaultianos, bem como, a respeito do neoliberalismo por meio de Dardot e Laval (2016), Han (2028) Casara (2021). Ainda, dialoga-se com Passeggi (2011; 2021) no tocante às narrativas de si e noções no que compete a autobiografia. Além disso, essa pesquisa se configura como documental, porque importa descrever e interpretar os dados, a partir de diversos documentos do NEM. O corpus recobre enunciados extraídos de 11 (onze) coleções didáticas aprovadas Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, edição 2021. Por meio dessas análises, foi possível examinar o tratamento dispensado pelas coleções didáticas de Projeto de Vida às narrativas de si e noções adjacentes, como o reconhecimento de si e a relação com o sujeito da racionalidade neoliberal. Em vista disso, pode-se afirmar a influência da governamentabilidade neoliberal nas políticas educacionais brasileiras, assim como a presença de relações de poder que visam governar o sujeito, sobretudo, a partir do autoconhecimento como um recurso para ingressar na competitividade do mercado laboral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Interno - 1376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI
Externa à Instituição - Laurênia Souto Sales - UFPB
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 14:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02