Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA REGINA DA SILVA CABRAL

DISCENTE : SANDRA REGINA DA SILVA CABRAL
DATA : 01/03/2024
LOCAL: PROPPGPROPPG-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES MESTRADO EM COGNIÇÃO,

INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TRABALHO PRESCRITO E O TRABALHO REAL DE PROFISSIONAIS DE AEE EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ-RN

Palavras-chave: Professores, AEE, Inclusão escolar, Trabalho prescrito, Trabalho real.

RESUMO Os professores da sala regular e da sala de recurso multifuncional em escolas e unidades de Educação Infantil desempenham um papel importante na implementação de políticas públicas voltadas à promoção da educação inclusiva. Esses profissionais acompanham alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, visando o desenvolvimento de autonomia e potencialidades no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula regular. Apesar da importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ser destacada no Decreto nº 7.611/2011, que a define como parte do projeto político pedagógico da escola, há desafios na interação entre os professores da sala regular e os profissionais de AEE, bem como compreender essas interações ocorrem e como os profissionais lidam com as demandas específicas de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Esta pesquisa tem como objetivo identificar os desafios e estratégias de ação dos profissionais de AEE na interação com os professores da sala de aula regular. Além disso, busca analisar o trabalho real e o trabalho prescrito dos profissionais de educação nas escolas municipais de Mossoró-RN. A necessidade de compreender as dinâmicas entre professores da sala regular e professores de AEE surge da urgência em promover a inclusão escolar efetiva de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Esta pesquisa visa contribuir para o aprimoramento da prática profissional, destacando desafios e propondo alternativas para a efetivação da educação inclusiva. A pesquisa será conduzida por meio de um estudo de caso em escolas municipais de Mossoró-RN. Serão utilizadas técnicas qualitativas, como entrevistas e análise documental, para caracterizar o trabalho prescrito e o trabalho real do profissional de AEE. A análise dos desafios e estratégias de ação será fundamentada na compreensão das interações entre os profissionais de AEE e os professores da sala regular. Espera-se identificar as discrepâncias entre o trabalho prescrito e o trabalho real dos profissionais de AEE, bem como levantar alternativas para superar obstáculos na prática profissional. Além disso, a pesquisa visa promover uma discussão coletiva entre os professores sobre os desafios, estratégias de ação e novas possibilidades no trabalho inclusivo. Ao ampliar o entendimento sobre as práticas de inclusão escolar, esta pesquisa contribuirá para reflexões e aprimoramentos no trabalho dos professores da sala regular e da sala de recurso multifuncional, visando uma educação mais inclusiva e eficaz.

Externa à Instituição - ANA MARIA MAGALHAES CORREIA - UFPB
Presidente - 1866814 - ANDRE DUARTE LUCENA