Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLISON DIEGO MELO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLISON DIEGO MELO DA SILVA
DATA: 31/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: via google meet
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologia de ensino. Desempenho acadêmico. Educação médica.


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

No contexto da formação profissional em saúde, observa-se uma confluência de estratégias
teóricas e metodológicas no processo de ensino-aprendizagem entre os cursos de graduação,
em especial nas escolas médicas. Destacam-se as estratégicas metodológicas de ensino
tradicionais ou convencionais. Embora se acredite em uma importante influência das
estratégias metodológicas no perfil dos alunos e egressos entre os cursos de medicina, os
resultados encontrados nas avaliações e estudos não se reportam especificamente para os
ganhos cognitivos significativos em relação às estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas.
Partindo deste contexto, o presente estudo objetiva analisar a influência das estratégias
metodológicas de ensino-aprendizagem no processo de formação de competências e
habilidades profissionais entre estudantes de medicina em instituições públicas de ensino de
Mossoró/RN. Tratar-se-á de uma pesquisa documental e descritiva com abordagem
quantitativa e qualitativa. O cenário de investigação serão duas instituições públicas de ensino
superior localizadas no município de Mossoró/RN. Os participantes serão estudantes dos
últimos períodos do curso de graduação em medicina e docentes que estão na função de
coordenação e docentes que integram o Núcleo Docente Estruturante das instituições. Na
coleta de dados se desdobrará em uma etapa documental utilizando os projetos pedagógicos
dos cursos, e, na pesquisa de campo, terá a aplicação de questionário online com estudantes,
além da realização de entrevistas semiestruturadas junto aos docentes. Na análise dos dados
quantitativos será elaborado um banco de dados e organizado em uma planilha do software
Microsoft Excel® com as respostas das questões fechadas do questionário, e os dados serão
analisados estatísticas com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences
(SPSS) versão 20.0. Para análise dos dados qualitativos, será empregado o referencial da
Análise do Conteúdo Temática proposta por Bardin. Em respeito aos preceitos éticos de
pesquisa com seres humanos, o projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética e
Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 968.355.404-00 - ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO - UERN
Externo à Instituição - FRANCISCO DE SALES CLEMENTINO - UFCG
Interno - 3825899 - FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR
Presidente - 1920159 - JOAO MARIO PESSOA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 29/03/2021 18:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02