PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO DAS CHAGAS DE FIGUEIREDO

DISCENTE : FRANCISCO DAS CHAGAS DE FIGUEIREDO
DATA : 02/02/2023
LOCAL: google meet

Uma Abordagem Sobre Dilatação de sólidos em Espaços Não Formais de Aprendizagem.

Ensino de Fisica, Dilatação Térmica, Sequência Didática espaços Nao-Formais.

O presente estudo aborda uma sequência didática sobre o ensino de física em ambientes não formais. Na qual foi colocado em prática uma nova metodologia de maneira atraente para as aulas de física no 2º ano do ensino médio. A proposta foi alicerçada nos pensamentos de Vygotsky. Este estudo foi aplicado na E.E.M.T.I Tabelião José Pinto Quezado nas turmas do ensino médio no ano de 2021, pertencente ao estado do Ceará na cidade de Aurora. A sequência didática foi feito através de observações nas aulas de física na sala de aula e nos ambientes não formais, onde a teoria e a prática permite identificar aqueles conteúdos que eles têm dificuldades e com o novo método possa melhorar os resultados na aprendizagem de física. Pois a utilização de instrumentos utilizados em ambientes não formais trouxe um grande aprendizado, por estar mais vinculada a realidade do alunado da cidade de Aurora, pois 60% pertence a zona rural. Portanto é necessário que o professor busque maneiras mais fáceis e atrativas e viáveis num espaço não formal de ensino, como o manejo com instrumentos utilizados na roça que são feitos de ferro, jardins, corrida de cavalo, o toque do chocalho, bicicletas e parque de diversões, certamente a ciência estará mais bem presente, bem como na desmistificação dos assuntos de física. Esta metodologia deseja tornar as aulas mais atrativas tornando essencial no aprendizado do aluno. De acordo com as aulas realizados fora da sala de aula constatou-se que o desenvolvimento dos exercícios ficou mais fácil, os alunos mostraram-se motivados quanto ao aproveitamento das aulas no meio não formal e que houve um aprendizado relevante na maior parte dos alunos. Foram desenvolvidas competências e habilidades, verificou-se que o estudo de física mostrou sua positividade com relação aos assuntos abordados. Espera-se que este estudo ajude os alunos de acordo com a teoria e a prática no papel da aprendizagem, tornando mais eficaz no desempenho das atividades dos livros de física.

Externo à Instituição - AUGUSTO CÉSAR LIMA MOREIRA - UFPE
Presidente - 1866964 - GEOVANI FERREIRA BARBOSA