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Dissertações |
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ALDECIR PEIXOTO MAIA
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O CONFORTO TÉRMICO: UM CONTEXTO PARA ESTUDAR TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : CARLOS ANTONIO LÓPEZ RUIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ANTONIO LÓPEZ RUIZ
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JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA
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LAZARO LUIS DE LIMA SOUSA
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LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
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Data: 24/01/2020
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No presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e aplicado em uma turma de segundo ano do ensino médio matutino, na Escola Novo Mundo (ENOM), na cidade de Baraúna/RN, apresentamos uma sequência didática, com doze aulas de 40 minutos cada, sobre fundamentos de termologia, contextualizada na concepção de conforto térmico em ambientes fechados. Apresentam-se situações de aprendizagem visando a atribuição por parte dos alunos de significados a grandezas físicas relacionadas com a propagação do calor, considerando universo vivencial mais imediato desses alunos, suas residências e a escola. Para tanto, são contemplados recursos didáticos diversificados, tais como: aulas dialogadas, vídeos, experimentos demonstrativos, a mediação da umidade relativa do ar e a resistência térmica de paredes, utilizando o Arduino. Tal concepção da sequência didática está em sintonia com os referenciais teóricos presentes nas recomendações didático pedagógicas sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. A discussão dos resultados das medições de grandezas físicas relacionadas com o conforto térmico, realizadas pelos alunos nas suas residências e na escola, e as avaliações realizadas indicam para um satisfatório cumprimento dos objetivos da presente proposta de intervenção em sala de aula.
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No presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e aplicado em uma turma de segundo ano do ensino médio matutino, na Escola Novo Mundo (ENOM), na cidade de Baraúna/RN, apresentamos uma sequência didática, com doze aulas de 40 minutos cada, sobre fundamentos de termologia, contextualizada na concepção de conforto térmico em ambientes fechados. Apresentam-se situações de aprendizagem visando a atribuição por parte dos alunos de significados a grandezas físicas relacionadas com a propagação do calor, considerando universo vivencial mais imediato desses alunos, suas residências e a escola. Para tanto, são contemplados recursos didáticos diversificados, tais como: aulas dialogadas, vídeos, experimentos demonstrativos, a mediação da umidade relativa do ar e a resistência térmica de paredes, utilizando o Arduino. Tal concepção da sequência didática está em sintonia com os referenciais teóricos presentes nas recomendações didático pedagógicas sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. A discussão dos resultados das medições de grandezas físicas relacionadas com o conforto térmico, realizadas pelos alunos nas suas residências e na escola, e as avaliações realizadas indicam para um satisfatório cumprimento dos objetivos da presente proposta de intervenção em sala de aula.
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FRANCISCO VANDERLEY DA COSTA JÚNIOR
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USO DO JOGO “MARINHEIROS DO ESPAÇO” COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NAS AULAS DE ASTRONOMIA DO ENSINO MÉDIO.
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Orientador : TACIANO AMARAL SORRENTINO
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
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MÁRIO CÉSAR SOARES XAVIER
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SUBENIA KARINE DE MEDEIROS
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TACIANO AMARAL SORRENTINO
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Data: 31/01/2020
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Esse trabalho é o resultado da aplicação do jogo de RPG (Roleplaying Game), Marinheiros do Espaço, como ferramenta pedagógica nas aulas de física relacionadas a astronomia. O jogo foi aplicado em uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola privada da cidade de Aracati/CE. O objetivo foi analisar como o RPG pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na física trazendo aos alunos, de uma forma lúdica, uma maneira diferente e prazerosa de interação com conceitos apresentados. Para culminarmos com a aplicação do produto, propriamente dito, tivemos que ter quatro encontros para que os discentes pudessem ter acesso a um processo de construção de conceitos que seriam necessários na aventura. A fundamentação teórica foi baseada na Teoria Sócio Construtivista de Vygotsky. Ao término da aplicação do nosso trabalho percebemos um resultado positivo relacionado a assimilação dos conceitos físicos apresentados no jogo. O uso desse recurso também promoveu uma maior interação entre os alunos antes, durante e depois de sua aplicação.
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Esse trabalho é o resultado da aplicação do jogo de RPG (Roleplaying Game), Marinheiros do Espaço, como ferramenta pedagógica nas aulas de física relacionadas a astronomia. O jogo foi aplicado em uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola privada da cidade de Aracati/CE. O objetivo foi analisar como o RPG pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na física trazendo aos alunos, de uma forma lúdica, uma maneira diferente e prazerosa de interação com conceitos apresentados. Para culminarmos com a aplicação do produto, propriamente dito, tivemos que ter quatro encontros para que os discentes pudessem ter acesso a um processo de construção de conceitos que seriam necessários na aventura. A fundamentação teórica foi baseada na Teoria Sócio Construtivista de Vygotsky. Ao término da aplicação do nosso trabalho percebemos um resultado positivo relacionado a assimilação dos conceitos físicos apresentados no jogo. O uso desse recurso também promoveu uma maior interação entre os alunos antes, durante e depois de sua aplicação.
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JORGE LUIS MOURA LESSA
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Máquinas eletrostáticas no ensino fundamental: uma proposta educacional para motivar o Ensino de Física conduzida por uma aprendizagem sociocultural.
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Orientador : GEOVANI FERREIRA BARBOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
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ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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GEOVANI FERREIRA BARBOSA
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Data: 07/02/2020
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Neste trabalho realizamos uma análise nos livros: Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade de Assis e na teoria sócio histórica de Vygotsky para desenvolver uma atividade de cunho pedagógico relacionada ao ensino de Física em ciências para alunos da oitava série do ensino fundamental. Na atividade foram executadas oficinas através de textos e práticas experimentais em ensino de ciências conectadas a teoria da aprendizagem de Vygotsky, para falar sobre máquinas eletrostáticas e apontá-la como possível estratégia metodológica na transposição didática do conteúdo de física na parte de eletrostática. Neste percurso, desenvolvemos uma abordagem didática direcionada a aprendizagem de Física com aplicação de textos temáticos bem como atividades experimentais fáceis de serem desenvolvidas no ambiente de sala de aula. Na sequência didática, tratamos qualitativamente os conceitos de carga elétrica, campo elétrico e capacitores. Nesta proposta de trabalho foram utilizados materiais de baixo custo para gerar o produto educacional concretizado por meio de três aparatos eletrostáticos: eletróforos, uma máquina de Wimshurst e a chuva elétrica de Kelvin. O modelo de ensino apresentado pode incrementar na ação docente uma interação com maior valorização das relações sociais ligadas à temática eletrostática facilitando a compreensão do conteúdo. Os resultados do pós-teste e do questionário de avaliação indicam indícios eficazes na aprendizagem do aluno e interesse pela Física.
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Neste trabalho realizamos uma análise nos livros: Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade de Assis e na teoria sócio histórica de Vygotsky para desenvolver uma atividade de cunho pedagógico relacionada ao ensino de Física em ciências para alunos da oitava série do ensino fundamental. Na atividade foram executadas oficinas através de textos e práticas experimentais em ensino de ciências conectadas a teoria da aprendizagem de Vygotsky, para falar sobre máquinas eletrostáticas e apontá-la como possível estratégia metodológica na transposição didática do conteúdo de física na parte de eletrostática. Neste percurso, desenvolvemos uma abordagem didática direcionada a aprendizagem de Física com aplicação de textos temáticos bem como atividades experimentais fáceis de serem desenvolvidas no ambiente de sala de aula. Na sequência didática, tratamos qualitativamente os conceitos de carga elétrica, campo elétrico e capacitores. Nesta proposta de trabalho foram utilizados materiais de baixo custo para gerar o produto educacional concretizado por meio de três aparatos eletrostáticos: eletróforos, uma máquina de Wimshurst e a chuva elétrica de Kelvin. O modelo de ensino apresentado pode incrementar na ação docente uma interação com maior valorização das relações sociais ligadas à temática eletrostática facilitando a compreensão do conteúdo. Os resultados do pós-teste e do questionário de avaliação indicam indícios eficazes na aprendizagem do aluno e interesse pela Física.
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JOSÉ CARLOS DE FRANÇA
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UTILIZANDO UM JOGO VIRTUAL PARA ENFATIZAR CONCEITOS DE GRANDEZAS FÍSICAS NO ESTUDO DA ATMOSFERA NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ANTONIO LÓPEZ RUIZ
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ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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GILVAN LUIZ BORBA
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MARCELO NUNES COELHO
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Data: 14/02/2020
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As grandezas da Física estão diretamente relacionadas ao entendimento dos mais diversos fenômenos do cotidiano. No entanto, a compreensão de seus conceitos, por parte dos alunos, na maioria das vezes, é comprometida, em decorrência da forma como são trabalhados em sala de aula. Isso se torna mais evidente, no Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, na qual esses conceitos estão presentes. Entre os fatores que contribuem para isso, e que podem agir isoladamente, ou de forma conjunta estão: professores que não possuem formação especifica na área de Ciências da Natureza, especialmente de Física; uso de metodologias que privilegiam o livro didático; a não abordagem ou tratamento superficial desses conceitos, negligenciando seu potencial para explicar situações do dia a dia. Diante disso, esse trabalho apresenta a aplicação de um produto educacional, que corresponde a uma sequência didática, a partir do jogo virtual educacional Viagem Na Atmosfera Terrestre, fazendo uso da aprendizagem baseada em jogos digitais, que por sua vez, teve a pretensão de desenvolver nos alunos uma aprendizagem significativa, colocando os alunos no centro desse processo. Esse jogo, que simula a atmosfera terrestre, foi desenvolvido no Unity 3D, com a finalidade de enfatizar os conceitos das grandezas físicas presentes no estudo da atmosfera terrestre, no Ensino Fundamental II (anos finais), na 6ª ou 7ª série dessa etapa de ensino. Essas grandezas, a saber, volume, massa, peso, densidade, pressão, temperatura, calor e umidade, estão presentes em situações e fenômenos do cotidiano. A aplicação do produto educacional, em uma turma da 6ª série do Ensino Fundamental II, de uma escola do município de Afonso Bezerra/RN, foi satisfatória, havendo ampla aceitação do jogo, evidenciados nos questionários de opinião, participação e comentários dos alunos durante todas as etapas dessa proposta, que permitiu que os mesmos entrassem em contato com esses conceitos físicos, fazendo-os perceber sua importância no entendimento de fatos presentes na realidade, e de certa forma, contribuindo ainda, para diminuir o possível impacto que os conteúdos da disciplina de Física possam ter futuramente no Ensino Médio.
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As grandezas da Física estão diretamente relacionadas ao entendimento dos mais diversos fenômenos do cotidiano. No entanto, a compreensão de seus conceitos, por parte dos alunos, na maioria das vezes, é comprometida, em decorrência da forma como são trabalhados em sala de aula. Isso se torna mais evidente, no Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, na qual esses conceitos estão presentes. Entre os fatores que contribuem para isso, e que podem agir isoladamente, ou de forma conjunta estão: professores que não possuem formação especifica na área de Ciências da Natureza, especialmente de Física; uso de metodologias que privilegiam o livro didático; a não abordagem ou tratamento superficial desses conceitos, negligenciando seu potencial para explicar situações do dia a dia. Diante disso, esse trabalho apresenta a aplicação de um produto educacional, que corresponde a uma sequência didática, a partir do jogo virtual educacional Viagem Na Atmosfera Terrestre, fazendo uso da aprendizagem baseada em jogos digitais, que por sua vez, teve a pretensão de desenvolver nos alunos uma aprendizagem significativa, colocando os alunos no centro desse processo. Esse jogo, que simula a atmosfera terrestre, foi desenvolvido no Unity 3D, com a finalidade de enfatizar os conceitos das grandezas físicas presentes no estudo da atmosfera terrestre, no Ensino Fundamental II (anos finais), na 6ª ou 7ª série dessa etapa de ensino. Essas grandezas, a saber, volume, massa, peso, densidade, pressão, temperatura, calor e umidade, estão presentes em situações e fenômenos do cotidiano. A aplicação do produto educacional, em uma turma da 6ª série do Ensino Fundamental II, de uma escola do município de Afonso Bezerra/RN, foi satisfatória, havendo ampla aceitação do jogo, evidenciados nos questionários de opinião, participação e comentários dos alunos durante todas as etapas dessa proposta, que permitiu que os mesmos entrassem em contato com esses conceitos físicos, fazendo-os perceber sua importância no entendimento de fatos presentes na realidade, e de certa forma, contribuindo ainda, para diminuir o possível impacto que os conteúdos da disciplina de Física possam ter futuramente no Ensino Médio.
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MAXWELL LIMA MACIEL FILHO
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USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO “USS FREEDOM” PARA O ENSINO DE FÍSICA
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Orientador : ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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GILVAN LUIZ BORBA
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HIDALYN THEODORY CLEMENTE MATTOS DE SOUZA
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LAZARO LUIS DE LIMA SOUSA
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Data: 14/02/2020
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Desde o começo do século passado as histórias em quadrinhos (HQ) já eram conhecidas por uma parcela da população e foram difundidas no decorrer de todo o século. Usadas inicialmente para o entretenimento do público infanto-juvenil atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional. Com sua linguagem simples e ilustrações que chamam a atenção do publico jovem, os HQ são boas alternativas na busca de novos métodos de ensino e aprendizagem. Dentro deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estimular o interesse dos discentes pela Física utilizando como ferramenta pedagógica uma história em quadrinhos, sobre uma viagem que retrata uma aventura de quatro tripulantes em uma nave espacial tentando salvar a humanidade. Ao longo da história, podemos observar situações cujos tripulantes estabelecem diálogos entre si a respeito de fenômenos físicos, e desenvolvem várias discussões e indagações, aguçando a curiosidade e causando envolvimento do leitor com a temática, . A aplicação do produto foi realizada com a turma do primeiro ano do ensino médio na escola pública Governador Adauto Bezerra localizado em Fortaleza. Os resultados foram coletados a partir de problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos na história. Essa problemática possibilita que os alunos expressem suas ideais, interagindo com os colegas e com o professor na construção do conhecimento. Sendo assim, esse trabalho auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz e julgamos que esse material servirá como ferramenta de incentivo aos docentes na construção do conhecimento.
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Desde o começo do século passado as histórias em quadrinhos (HQ) já eram conhecidas por uma parcela da população e foram difundidas no decorrer de todo o século. Usadas inicialmente para o entretenimento do público infanto-juvenil atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional. Com sua linguagem simples e ilustrações que chamam a atenção do publico jovem, os HQ são boas alternativas na busca de novos métodos de ensino e aprendizagem. Dentro deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estimular o interesse dos discentes pela Física utilizando como ferramenta pedagógica uma história em quadrinhos, sobre uma viagem que retrata uma aventura de quatro tripulantes em uma nave espacial tentando salvar a humanidade. Ao longo da história, podemos observar situações cujos tripulantes estabelecem diálogos entre si a respeito de fenômenos físicos, e desenvolvem várias discussões e indagações, aguçando a curiosidade e causando envolvimento do leitor com a temática, . A aplicação do produto foi realizada com a turma do primeiro ano do ensino médio na escola pública Governador Adauto Bezerra localizado em Fortaleza. Os resultados foram coletados a partir de problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos na história. Essa problemática possibilita que os alunos expressem suas ideais, interagindo com os colegas e com o professor na construção do conhecimento. Sendo assim, esse trabalho auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz e julgamos que esse material servirá como ferramenta de incentivo aos docentes na construção do conhecimento.
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AGENILDO ALVES DE VASCONCELOS
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PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO MOVIMENTO ORBITAL.
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Orientador : HIDALYN THEODORY CLEMENTE MATTOS DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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HIDALYN THEODORY CLEMENTE MATTOS DE SOUZA
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ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
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JOSE RONALDO PEREIRA DA SILVA
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Data: 18/02/2020
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No contexto científico regional não poderia abdicar da oportunidade de explorar elementos teóricos pautados nos conhecimentos de grandes pensadores da arte da Astronomia que tanto fascina estudantes e os amantes da mesma. A astronomia, desde a antiguidade, deslumbra atenção por ser um tema que levanta curiosidades. Observar o céu sempre foi algo esplêndido em diversas culturas, que através de suas observações eram capazes de descrever uma ampla quantidade de fenômenos e eventos astronômicos. O estudo do universo e do movimento dos corpos celestes ajudou no desenvolvimento científico e crescimento intelectual de várias nações. Contudo, o ensino de Cosmologia e Astrofísica nas escolas brasileiras merece um olhar criterioso na abordagem desse tema, no qual, torna sua proposta didática nas instituições de nível fundamental e médio ainda um grande desafio. A Astronomia é uma das áreas de maior fascínio porque desperta a curiosidade entre os alunos. O universo é uma vasta imensidão, em seu espaço-tempo e matéria, governado por leis da física, cuja origem permanece um mistério para os cientistas. O universo se revela diante dos nossos olhos com beleza magistral, com enigmas intrigantes e sofisticados conhecimentos. Descobrir a dinâmica das relações desse espaço é uma tarefa complexa e intrigante que nos desafia a ir muito além de nós mesmos, da nossa lógica, das fronteiras do nosso planeta, do conhecido e do observável. O estudo teórico de ensino estará respaldado na aprendizagem significativa de David Ausubel (2003) e Moreira (2014) com a aprendizagem significativa crítica, entre outros, que agregaram valor teórico aos conceitos de Física e Astronomia. O tipo de pesquisa utilizado no referido trabalho foi à pesquisa qualitativa. A utilização desse tipo de pesquisa permite ao pesquisador ir de encontro com o objeto pesquisado. Sua escolha foi pensada porque seria mais fácil descobrir, tendo contato direto com os alunos e por meio da colaboração do professor titular, os conhecimentos prévios que os mesmos tinham com relação à disciplina de Física. A pesquisa ocorreu na Escola de Ensino Profissionalizante Guilherme Teles Gouveia, INEP 23236655, localizada na cidade de Granja, na CE 85, Km 324, Sítio Iperuy, voltada para cursos técnicos agrícolas e agropecuários, a cerca de 330 km de Fortaleza e aproximadamente 100 km de Sobral – CE. O roteiro da instrumentalização da pesquisa consistiu na entrevista descritiva. A intervenção sintetiza-se em uma sequência didática, constituída por cinco oficinas com 50 minuto de duração cada. Os resultados apontam que a maioria dos alunos tem conceitos fragmentados e fragilizados em relação aos conceitos de Astronomia e Física e isso ficou evidenciado nas entrevistas. Com relação à observação das posturas dos alunos, isso permitiu visualizar características do seu grau de autonomia em relação aos assuntos tratados, haja vista os conceitos discutidos no tópico análise das entrevistas, sendo possível observar algumas características de alunos mais reflexivos.
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No contexto científico regional não poderia abdicar da oportunidade de explorar elementos teóricos pautados nos conhecimentos de grandes pensadores da arte da Astronomia que tanto fascina estudantes e os amantes da mesma. A astronomia, desde a antiguidade, deslumbra atenção por ser um tema que levanta curiosidades. Observar o céu sempre foi algo esplêndido em diversas culturas, que através de suas observações eram capazes de descrever uma ampla quantidade de fenômenos e eventos astronômicos. O estudo do universo e do movimento dos corpos celestes ajudou no desenvolvimento científico e crescimento intelectual de várias nações. Contudo, o ensino de Cosmologia e Astrofísica nas escolas brasileiras merece um olhar criterioso na abordagem desse tema, no qual, torna sua proposta didática nas instituições de nível fundamental e médio ainda um grande desafio. A Astronomia é uma das áreas de maior fascínio porque desperta a curiosidade entre os alunos. O universo é uma vasta imensidão, em seu espaço-tempo e matéria, governado por leis da física, cuja origem permanece um mistério para os cientistas. O universo se revela diante dos nossos olhos com beleza magistral, com enigmas intrigantes e sofisticados conhecimentos. Descobrir a dinâmica das relações desse espaço é uma tarefa complexa e intrigante que nos desafia a ir muito além de nós mesmos, da nossa lógica, das fronteiras do nosso planeta, do conhecido e do observável. O estudo teórico de ensino estará respaldado na aprendizagem significativa de David Ausubel (2003) e Moreira (2014) com a aprendizagem significativa crítica, entre outros, que agregaram valor teórico aos conceitos de Física e Astronomia. O tipo de pesquisa utilizado no referido trabalho foi à pesquisa qualitativa. A utilização desse tipo de pesquisa permite ao pesquisador ir de encontro com o objeto pesquisado. Sua escolha foi pensada porque seria mais fácil descobrir, tendo contato direto com os alunos e por meio da colaboração do professor titular, os conhecimentos prévios que os mesmos tinham com relação à disciplina de Física. A pesquisa ocorreu na Escola de Ensino Profissionalizante Guilherme Teles Gouveia, INEP 23236655, localizada na cidade de Granja, na CE 85, Km 324, Sítio Iperuy, voltada para cursos técnicos agrícolas e agropecuários, a cerca de 330 km de Fortaleza e aproximadamente 100 km de Sobral – CE. O roteiro da instrumentalização da pesquisa consistiu na entrevista descritiva. A intervenção sintetiza-se em uma sequência didática, constituída por cinco oficinas com 50 minuto de duração cada. Os resultados apontam que a maioria dos alunos tem conceitos fragmentados e fragilizados em relação aos conceitos de Astronomia e Física e isso ficou evidenciado nas entrevistas. Com relação à observação das posturas dos alunos, isso permitiu visualizar características do seu grau de autonomia em relação aos assuntos tratados, haja vista os conceitos discutidos no tópico análise das entrevistas, sendo possível observar algumas características de alunos mais reflexivos.
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JOÃO PAULO SOARES
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ELABORAÇÃO DE UMA COMPONENTE CURRICULAR ELETIVA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL (EEMTIs) DO CEARÁ COM FOCO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA (OBA)
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Orientador : RAFAEL CASTELO GUEDES MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE
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JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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LEONARDO ANDRADE DE ALMEIDA
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RAFAEL CASTELO GUEDES MARTINS
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Data: 19/02/2020
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O presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizados durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A criação do material de apoio faz um apanhado geral da Astronomia desde a idade antiga até a renascença apontando os filósofos que se destacaram e contribuíram para o avanço da Ciência bem como suas teorias, Leis e aplicações matemáticas. Paralelo ao estudo de Astronomia acrescentou-se os objetos específicos de Astronáutica com ênfase na olimpíada. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científica.
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O presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizados durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A criação do material de apoio faz um apanhado geral da Astronomia desde a idade antiga até a renascença apontando os filósofos que se destacaram e contribuíram para o avanço da Ciência bem como suas teorias, Leis e aplicações matemáticas. Paralelo ao estudo de Astronomia acrescentou-se os objetos específicos de Astronáutica com ênfase na olimpíada. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científica.
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RONALDO ZACARIAS DE SOUZA
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO LABORATÓRIO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM CALORIMETRIA, ÓPTICA E ELETROMAGNETISMO
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Orientador : JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
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JOSE RONALDO PEREIRA DA SILVA
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JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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Data: 19/02/2020
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Este trabalho propõe uma sequência didática com práticas experimentais utilizando materiais reciclados e de baixo custo para os alunos do ensino médio da Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel Valente, localizada na cidade de Fortim – CE, vislumbrando uma aprendizagem potencialmente mais significativa. Devido à realidade das salas de aulas das escolas públicas, infelizmente o uso de atividades experimentais dificilmente acontece, tornando a disciplina de física apenas teórica e com linguagem matemática exaustiva. Um dos motivos é a falta de laboratórios, ou quando existe, não há materiais para execução dos experimentos. Acreditamos que as aulas experimentais contribuam de forma direta e lúdica na verificação de conceitos apresentados nas aulas teóricas, além da construção de um pensamento científico que desperte o interesse pela física no ambiente escolar, bem como, o desenvolvimento de habilidades experimentais por parte dos estudantes. A sequência didática apresenta três experimentos para a 2ª série, sobre as temáticas: dilatação térmica, calorimetria e óptica; e três experimentos para 3ª série: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. O referencial teórico usando foram as teorias de aprendizagem de Lev Semyonovitch Vygotsky, que é fundamentada na interação social entre os indivíduos, e na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Cada prática aconteceu em seis horas/aulas, sendo uma prática por bimestre. A metodologia utilizada em cada prática foi: levantamentos dos conhecimentos prévios; relação da prática com o cotidiano, sem intervenção do professor; fundamentação teórica; realização do experimento e constatação da aprendizagem do conteúdo discutido. Durante a aplicação do produto percebemos que os experimentos ligados ao cotidiano permitem uma melhor construção do conhecimento para o estudante.
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Este trabalho propõe uma sequência didática com práticas experimentais utilizando materiais reciclados e de baixo custo para os alunos do ensino médio da Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel Valente, localizada na cidade de Fortim – CE, vislumbrando uma aprendizagem potencialmente mais significativa. Devido à realidade das salas de aulas das escolas públicas, infelizmente o uso de atividades experimentais dificilmente acontece, tornando a disciplina de física apenas teórica e com linguagem matemática exaustiva. Um dos motivos é a falta de laboratórios, ou quando existe, não há materiais para execução dos experimentos. Acreditamos que as aulas experimentais contribuam de forma direta e lúdica na verificação de conceitos apresentados nas aulas teóricas, além da construção de um pensamento científico que desperte o interesse pela física no ambiente escolar, bem como, o desenvolvimento de habilidades experimentais por parte dos estudantes. A sequência didática apresenta três experimentos para a 2ª série, sobre as temáticas: dilatação térmica, calorimetria e óptica; e três experimentos para 3ª série: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. O referencial teórico usando foram as teorias de aprendizagem de Lev Semyonovitch Vygotsky, que é fundamentada na interação social entre os indivíduos, e na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Cada prática aconteceu em seis horas/aulas, sendo uma prática por bimestre. A metodologia utilizada em cada prática foi: levantamentos dos conhecimentos prévios; relação da prática com o cotidiano, sem intervenção do professor; fundamentação teórica; realização do experimento e constatação da aprendizagem do conteúdo discutido. Durante a aplicação do produto percebemos que os experimentos ligados ao cotidiano permitem uma melhor construção do conhecimento para o estudante.
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GLAUCO EDUARDO ROCHA
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CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO EM SALA DE AULA DE ANÁLOGO MECÂNICO PARA O ENSINO DA TEORIA CINÉTICA DOS GASES.
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Orientador : GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
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JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE
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TIBÉRIO MAGNO DE LIMA ALVES
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Data: 27/02/2020
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A teoria cinética dos gases é apresentada aos alunos de ensino médio na maioria dos casos de uma forma estritamente abstrata. Esta problemática está presente nos estudos de pressão, trabalho, temperatura, primeira lei da termodinâmica, máquinas térmicas, processos termodinâmicos, e o que mais relacionarmos ao estudo de um gás. Visando amenizar este problema, construímos uma sequência didática e um dispositivo didático que tem como objetivo modelar o movimento térmico de um gás ideal monoatômico. Abordamos a utilização deste dispositivo didático, de baixo custo, nas aulas de Física para alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Ipanguaçu/RN. Norteamos nosso trabalho, do ponto de vista teórico-pedagógico, a partir da teoria sociocultural de Vygotsky, segundo a qual, os alunos são os protagonistas e o professor mediador. Como forma de analisarmos a intervenção pedagógica registramos os relatos das experiências dos alunos e utilizamos questionários prévios e posteriores à aplicação do produto. Nesse sentido, a análise dos questionários demonstrou resultados significativos na compreensão dos conteúdos com destaque aos momentos em que foram usados o nosso dispositivo.
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A teoria cinética dos gases é apresentada aos alunos de ensino médio na maioria dos casos de uma forma estritamente abstrata. Esta problemática está presente nos estudos de pressão, trabalho, temperatura, primeira lei da termodinâmica, máquinas térmicas, processos termodinâmicos, e o que mais relacionarmos ao estudo de um gás. Visando amenizar este problema, construímos uma sequência didática e um dispositivo didático que tem como objetivo modelar o movimento térmico de um gás ideal monoatômico. Abordamos a utilização deste dispositivo didático, de baixo custo, nas aulas de Física para alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Ipanguaçu/RN. Norteamos nosso trabalho, do ponto de vista teórico-pedagógico, a partir da teoria sociocultural de Vygotsky, segundo a qual, os alunos são os protagonistas e o professor mediador. Como forma de analisarmos a intervenção pedagógica registramos os relatos das experiências dos alunos e utilizamos questionários prévios e posteriores à aplicação do produto. Nesse sentido, a análise dos questionários demonstrou resultados significativos na compreensão dos conteúdos com destaque aos momentos em que foram usados o nosso dispositivo.
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JOSÉ AÉCIO VIEIRA DAMACENO
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CIRCUITOS ELÉTRICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONCEBIDA COM BASE NA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS DE GALPERIN
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Orientador : CARLOS ANTONIO LÓPEZ RUIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ANTONIO LÓPEZ RUIZ
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GILVAN LUIZ BORBA
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MARCELO NUNES COELHO
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TACIANO AMARAL SORRENTINO
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Data: 20/05/2020
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Os circuitos elétricos fazem parte do conteúdo da Eletrodinâmica, área da Física que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento, cujo aprendizado é de suma importância para os alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas do Brasil. No entanto, como mostrou a revisão sistemática realizada nas principais revistas de Ensino de Física do Brasil, no banco de dissertações de Mestrado Profissional em Ensino de Física das universidades consolidadas nesta área têm demonstrado que há carência em estudos que contemplem conteúdos de instalações elétricas residenciais diretamente relacionados a circuitos elétricos. Nesse trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da cidade de Mossoró, situada no Rio Grande do Norte, apresenta-se uma sequência didática, abordando os seguintes conteúdos: corrente elétrica; Leis de Ohm; Associação de resistores; Potência elétrica em circuitos; medidas de grandezas elétricas como: tensão elétrica (diferença de potencial) e intensidade de corrente. Foram adotados como referencial teórico textos de Galperin (2009); Vygotsky (1998); Vygotsky; Luria; Leontiev (2018); Nuñez; Pacheco (1998); Nuñez; Ramalho (2018); e orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM (Brasil, 2002). Sua implementação ocorreu no laboratório de Física do Colégio Estadual Liceu de Caucaia, em Caucaia, no Ceará, com duas turmas do terceiro ano noturno, através da realização de cinco encontros, com duas aulas cada, perfazendo um total de dez aulas. A sequência didática foi projetada através de aulas motivadoras, dinâmicas, participativas e interativas, mediadas pela intervenção do professor, com o objetivo de propiciar aos alunos uma aprendizagem significativa, valorizando, sobretudo, os seus conhecimentos prévios. Compreender os conceitos científicos das grandezas físicas, como, corrente elétrica, potência, resistência, energia, dentre outras, é de suma relevância para os alunos, seja no âmbito profissional, ou nas práticas do seu dia a dia. Observou-se nos resultados das atividades desenvolvidas que os objetivos e estratégias elaboradas para a sequência didática tiveram êxito, comparando os resultados dos pré-testes e pós-testes realizados pelos alunos.
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Os circuitos elétricos fazem parte do conteúdo da Eletrodinâmica, área da Física que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento, cujo aprendizado é de suma importância para os alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas do Brasil. No entanto, como mostrou a revisão sistemática realizada nas principais revistas de Ensino de Física do Brasil, no banco de dissertações de Mestrado Profissional em Ensino de Física das universidades consolidadas nesta área têm demonstrado que há carência em estudos que contemplem conteúdos de instalações elétricas residenciais diretamente relacionados a circuitos elétricos. Nesse trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da cidade de Mossoró, situada no Rio Grande do Norte, apresenta-se uma sequência didática, abordando os seguintes conteúdos: corrente elétrica; Leis de Ohm; Associação de resistores; Potência elétrica em circuitos; medidas de grandezas elétricas como: tensão elétrica (diferença de potencial) e intensidade de corrente. Foram adotados como referencial teórico textos de Galperin (2009); Vygotsky (1998); Vygotsky; Luria; Leontiev (2018); Nuñez; Pacheco (1998); Nuñez; Ramalho (2018); e orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM (Brasil, 2002). Sua implementação ocorreu no laboratório de Física do Colégio Estadual Liceu de Caucaia, em Caucaia, no Ceará, com duas turmas do terceiro ano noturno, através da realização de cinco encontros, com duas aulas cada, perfazendo um total de dez aulas. A sequência didática foi projetada através de aulas motivadoras, dinâmicas, participativas e interativas, mediadas pela intervenção do professor, com o objetivo de propiciar aos alunos uma aprendizagem significativa, valorizando, sobretudo, os seus conhecimentos prévios. Compreender os conceitos científicos das grandezas físicas, como, corrente elétrica, potência, resistência, energia, dentre outras, é de suma relevância para os alunos, seja no âmbito profissional, ou nas práticas do seu dia a dia. Observou-se nos resultados das atividades desenvolvidas que os objetivos e estratégias elaboradas para a sequência didática tiveram êxito, comparando os resultados dos pré-testes e pós-testes realizados pelos alunos.
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MARCELO DE AMORIM OLIVEIRA
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS E ATIVIDADES PRÁTICAS.
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Orientador : GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
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MEMBROS DA BANCA :
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ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
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JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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TIBÉRIO MAGNO DE LIMA ALVES
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Data: 01/07/2020
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Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio. Este produto educacional foi aplicado em um grupo de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, CE. A proposta, baseada na teoria do sócio interacionismo de Lev Vygotsky, se apresenta por meio do desenvolvimento de atividades experimentais nas plataformas virtuais PhET Simulações e Física na Escola, mescladas com atividades experimentais reais desenvolvidas em laboratório didático com o uso de ímãs de neodímio, bobinas, condutores, baterias, led’s e outros. O desenvolvimento das atividades busca contemplar as recomendações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao usar estratégias de ensino que contextualizam os conteúdos e os conectam a realidade do estudante por meio de ações de manuseio, interação, investigação em grupo, discussão, montagem, simulação e expressão de hipóteses. O produto educacional está dividido em quatro encontros e sua aplicação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico que exigiu maior envolvimento e atenção dos estudantes. A avaliação do produto educacional apresentou resultados de aprendizagem positivos e permitiram uma sistematizada comunicação de ideias.
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Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio. Este produto educacional foi aplicado em um grupo de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, CE. A proposta, baseada na teoria do sócio interacionismo de Lev Vygotsky, se apresenta por meio do desenvolvimento de atividades experimentais nas plataformas virtuais PhET Simulações e Física na Escola, mescladas com atividades experimentais reais desenvolvidas em laboratório didático com o uso de ímãs de neodímio, bobinas, condutores, baterias, led’s e outros. O desenvolvimento das atividades busca contemplar as recomendações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao usar estratégias de ensino que contextualizam os conteúdos e os conectam a realidade do estudante por meio de ações de manuseio, interação, investigação em grupo, discussão, montagem, simulação e expressão de hipóteses. O produto educacional está dividido em quatro encontros e sua aplicação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico que exigiu maior envolvimento e atenção dos estudantes. A avaliação do produto educacional apresentou resultados de aprendizagem positivos e permitiram uma sistematizada comunicação de ideias.
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FRANCISCO BISMAK FREIRE BATISTA
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A CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO “ELETRO NA MÃO” COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO
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Orientador : JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA
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JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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LAZARO LUIS DE LIMA SOUSA
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RAFAEL CASTELO GUEDES MARTINS
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Data: 22/07/2020
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A influência das tecnologias sob a vida do homem moderno, em especial aparelhos como smartphones e tablets, cresce diariamente nos tornando cada vez mais dependentes de suas comodidades. Em contrapartida o uso dessas ferramentas em sala de aula ainda é um tabu e não acompanha o desenvolvimento tecnológico em nossa sociedade. Buscando inserir o uso da tecnologia como uma ferramenta adicional de ensino, foi desenvolvido o aplicativo Eletro na Mão que aborda os principais conteúdos de eletromagnetismo lecionados no ensino médio, usando uma linguagem simples, dinâmica e lúdica. O objetivo enfatizar a importância de dinamizar o ensino de física através do uso de dispositivos eletrônicos, estimulando o processo ensino-aprendizagem de forma que o aluno se torne protagonista de seu aprendizado. A elaboração e construção do produto educacional teve como suporte a plataforma Fabrica de Aplicativos, e aborda tópicos de física como Introdução a Eletricidade, Campo Elétrico, Corrente Elétrica, Potencial Elétrico e Campo Magnético, assuntos geralmente contemplados na terceira série do ensino médio. Após a aplicação do produto, resultados mostram que houve maior interesse dos alunos quando o aplicativo era utilizando, os mesmo se mostravam mais motivados e estimulados no processo de ensino-aprendizagem.
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A influência das tecnologias sob a vida do homem moderno, em especial aparelhos como smartphones e tablets, cresce diariamente nos tornando cada vez mais dependentes de suas comodidades. Em contrapartida o uso dessas ferramentas em sala de aula ainda é um tabu e não acompanha o desenvolvimento tecnológico em nossa sociedade. Buscando inserir o uso da tecnologia como uma ferramenta adicional de ensino, foi desenvolvido o aplicativo Eletro na Mão que aborda os principais conteúdos de eletromagnetismo lecionados no ensino médio, usando uma linguagem simples, dinâmica e lúdica. O objetivo enfatizar a importância de dinamizar o ensino de física através do uso de dispositivos eletrônicos, estimulando o processo ensino-aprendizagem de forma que o aluno se torne protagonista de seu aprendizado. A elaboração e construção do produto educacional teve como suporte a plataforma Fabrica de Aplicativos, e aborda tópicos de física como Introdução a Eletricidade, Campo Elétrico, Corrente Elétrica, Potencial Elétrico e Campo Magnético, assuntos geralmente contemplados na terceira série do ensino médio. Após a aplicação do produto, resultados mostram que houve maior interesse dos alunos quando o aplicativo era utilizando, os mesmo se mostravam mais motivados e estimulados no processo de ensino-aprendizagem.
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ROBERTO WANDERLEY DE SOUZA
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UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O USO DO MULTÍMETRO COMO UMA FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE MEDIDAS ELÉTRICAS NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : GEOVANI FERREIRA BARBOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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AUGUSTO CÉSAR LIMA MOREIRA
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ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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GEOVANI FERREIRA BARBOSA
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JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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Data: 29/07/2020
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O trabalho buscou mostrar através da experimentação uma sequência didática a ser realizada com o auxílio do instrumento de medição multímetro como uma ferramenta alternativa na aprendizagem de medidas elétricas estudas nos conteúdos didáticos de física do ensino médio em eletrodinâmica. Sendo a presente proposta didática aplicada a 24 alunos do 3 ano do ensino médio, turma B, da Escola Estadual do Ensino Médio em Tempo Integral Desembargador Silvério Soares, situada na cidade de Areia Branca, no estado do Rio Grande do Norte. Tendo nesta uma sequência iniciada por meio de pré-teste como forma de averiguar os conhecimentos prévios dos alunos. Seguido estas por revisões de dissertações, artigos de universidades, revistas e sites confiáveis para elaboração de referências, com metodologia baseada em troca de experiências essenciais na construção da aprendizagem. Além de roteiro didático de aulas expositivas, demonstrativas e de questionário de atividades para a realização das práticas experimentais realizadas com o auxílio do multímetro digital, entre outros componentes elétricos como lâmpadas e resistores, que permitiu ao alunado ativamente construísse e soluciona-se os problemas propostos. Com os resultados das fases anteriores visemos uma análise qualitativa dos dados colhidos, cujos estes resultados apontaram uma apropriação no conhecimento das grandezas físicas da eletrodinâmica e suas medições através do aparelho multímetro por parte dos grupos formados.
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O trabalho buscou mostrar através da experimentação uma sequência didática a ser realizada com o auxílio do instrumento de medição multímetro como uma ferramenta alternativa na aprendizagem de medidas elétricas estudas nos conteúdos didáticos de física do ensino médio em eletrodinâmica. Sendo a presente proposta didática aplicada a 24 alunos do 3 ano do ensino médio, turma B, da Escola Estadual do Ensino Médio em Tempo Integral Desembargador Silvério Soares, situada na cidade de Areia Branca, no estado do Rio Grande do Norte. Tendo nesta uma sequência iniciada por meio de pré-teste como forma de averiguar os conhecimentos prévios dos alunos. Seguido estas por revisões de dissertações, artigos de universidades, revistas e sites confiáveis para elaboração de referências, com metodologia baseada em troca de experiências essenciais na construção da aprendizagem. Além de roteiro didático de aulas expositivas, demonstrativas e de questionário de atividades para a realização das práticas experimentais realizadas com o auxílio do multímetro digital, entre outros componentes elétricos como lâmpadas e resistores, que permitiu ao alunado ativamente construísse e soluciona-se os problemas propostos. Com os resultados das fases anteriores visemos uma análise qualitativa dos dados colhidos, cujos estes resultados apontaram uma apropriação no conhecimento das grandezas físicas da eletrodinâmica e suas medições através do aparelho multímetro por parte dos grupos formados.
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FRANCISCA DANIELE COSTA DE LIMA BESERRA
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UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA NO ESTUDO DE GRÁFICOS EM CINEMÁTICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DE ASSIS SOUSA
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FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE
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JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
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Data: 05/08/2020
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Diante do modelo de ensino tradicional predominante nas escolas nos dias atuais, os professores se encontram despreparados em inovar na abordagem dos conteúdos de física e acabam por optar pela maneira clássica de ensinar, que pouco atrai os alunos. Na intenção de colaborar com o desenvolvimento de novas estratégias didáticas que promovam a melhoria do ensino de Física, este trabalho realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física traz a proposta de elaborar, aplicar e avaliar as potencialidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) idealizada por Moreira, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O conteúdo escolhido para ser trabalhado foi as representações gráficas das funções horárias do Movimento Retilíneo Uniforme e do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, por acreditarmos ser um tópico tratado com pouca relevância principalmente no nível de ensino fundamental. A intervenção pedagógica de aplicação da sequência foi realizada em seis encontros entre os meses de março e maio de 2019 em uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino do município de Russas, Ceará. O primeiro passo na implementação da UEPS foi o levantamento dos conhecimentos prévios através de um questionário inicial, para que em seguida os alunos fossem apresentados ao conteúdo por meio de situações-problema e atividades colaborativas e individuais. Entre essas atividades propostas estavam: a exibição de um vídeo, a realização de um jogo de tabuleiro e uma prática experimental, todos previamente organizados de acordo com a sequência de aplicação da UEPS e buscando sempre a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. De natureza qualitativa, essa pesquisa possibilita a coleta de resultados centrada na observação realizada no decorrer da intervenção pedagógica. Durante e após a aplicação dessa sequência foram encontradas evidências de aprendizagem significativa, pois as atividades possibilitaram aos alunos, superar as dificuldades tanto na elaboração como na interpretação dos gráficos das funções horárias, muito disso devido a proposta de se resgatar os conhecimentos prévios e modificar a ancoragem de novos conhecimentos. A avaliação por parte dos alunos foi muito positiva, o que nos incentiva a fazer aplicações futuras abordando outros conteúdos.
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Diante do modelo de ensino tradicional predominante nas escolas nos dias atuais, os professores se encontram despreparados em inovar na abordagem dos conteúdos de física e acabam por optar pela maneira clássica de ensinar, que pouco atrai os alunos. Na intenção de colaborar com o desenvolvimento de novas estratégias didáticas que promovam a melhoria do ensino de Física, este trabalho realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física traz a proposta de elaborar, aplicar e avaliar as potencialidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) idealizada por Moreira, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O conteúdo escolhido para ser trabalhado foi as representações gráficas das funções horárias do Movimento Retilíneo Uniforme e do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, por acreditarmos ser um tópico tratado com pouca relevância principalmente no nível de ensino fundamental. A intervenção pedagógica de aplicação da sequência foi realizada em seis encontros entre os meses de março e maio de 2019 em uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino do município de Russas, Ceará. O primeiro passo na implementação da UEPS foi o levantamento dos conhecimentos prévios através de um questionário inicial, para que em seguida os alunos fossem apresentados ao conteúdo por meio de situações-problema e atividades colaborativas e individuais. Entre essas atividades propostas estavam: a exibição de um vídeo, a realização de um jogo de tabuleiro e uma prática experimental, todos previamente organizados de acordo com a sequência de aplicação da UEPS e buscando sempre a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. De natureza qualitativa, essa pesquisa possibilita a coleta de resultados centrada na observação realizada no decorrer da intervenção pedagógica. Durante e após a aplicação dessa sequência foram encontradas evidências de aprendizagem significativa, pois as atividades possibilitaram aos alunos, superar as dificuldades tanto na elaboração como na interpretação dos gráficos das funções horárias, muito disso devido a proposta de se resgatar os conhecimentos prévios e modificar a ancoragem de novos conhecimentos. A avaliação por parte dos alunos foi muito positiva, o que nos incentiva a fazer aplicações futuras abordando outros conteúdos.
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MARÍLIA DE QUEIROZ SENA
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PROPOSTA DE GINCANA ASTRONÔMICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL USANDO O APLICATIVO PARA SMARTPHONE: ASTRONOMIA EM CASA
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Orientador : RAFAEL CASTELO GUEDES MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DE ASSIS SOUSA
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FRANCISCO FRANCINE MAIA JUNIOR
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JUSCIANE DA COSTA E SILVA
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RAFAEL CASTELO GUEDES MARTINS
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Data: 21/12/2020
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A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) surgiu com o objetivo do desenvolvimento da ciência com o intuito de motivar nos estudantes o interesse sobre o tema. A ideia central da pesquisa deste trabalho é investigar a percepção dos alunos sobre a OBA, verificando as possíveis dificuldades enfrentadas pelos mesmos durante o processo de participação na OBA. Este trabalho apresenta um estudo preliminar através da aplicação de um questionário de opinião com os alunos do nível II (4º e 5º ano), da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bessa (Beberibe – CE), que participaram da Olimpíada no ano de 2019. Após esse levantamento realizamos um estudo diagnóstico da prova aplicada na escola procurando identificar as dificuldades dos estudantes. Com base nos dados coletados constatamos que os estudantes apresentam dificuldade na resolução de algumas questões da prova. Diante dessa problemática o próximo passo dado na pesquisa foi a realização da Gincana Astronômica em formato totalmente virtual por meio do uso do Web App Astronomia em Casa vinculado a plataformas digitais educacionais como: Google Meet, Wordwall e WhatsApp. No decorrer da gincana abordamos os conteúdos que consta no edital da OBA, através de metodologias interativas que possam manifestar no aluno o desejo em aprender. Ao final da gincana foi realizado a aplicação do simulado online disponível no website da OBA com o objetivo de motivar e aprimorar a qualidade de ensino dos conteúdos de astronomia e astronáutica como parte da obtenção de resultados satisfatórios posteriormente. Para concluir, realizou-se a aplicação do questionário de satisfação do produto acerca da aplicabilidade do Web App. Espera-se que o jogo tenha cumprido com o objetivo e contribuído para o processo de aprendizagem de forma divertida e prazerosa.
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A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) surgiu com o objetivo do desenvolvimento da ciência com o intuito de motivar nos estudantes o interesse sobre o tema. A ideia central da pesquisa deste trabalho é investigar a percepção dos alunos sobre a OBA, verificando as possíveis dificuldades enfrentadas pelos mesmos durante o processo de participação na OBA. Este trabalho apresenta um estudo preliminar através da aplicação de um questionário de opinião com os alunos do nível II (4º e 5º ano), da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bessa (Beberibe – CE), que participaram da Olimpíada no ano de 2019. Após esse levantamento realizamos um estudo diagnóstico da prova aplicada na escola procurando identificar as dificuldades dos estudantes. Com base nos dados coletados constatamos que os estudantes apresentam dificuldade na resolução de algumas questões da prova. Diante dessa problemática o próximo passo dado na pesquisa foi a realização da Gincana Astronômica em formato totalmente virtual por meio do uso do Web App Astronomia em Casa vinculado a plataformas digitais educacionais como: Google Meet, Wordwall e WhatsApp. No decorrer da gincana abordamos os conteúdos que consta no edital da OBA, através de metodologias interativas que possam manifestar no aluno o desejo em aprender. Ao final da gincana foi realizado a aplicação do simulado online disponível no website da OBA com o objetivo de motivar e aprimorar a qualidade de ensino dos conteúdos de astronomia e astronáutica como parte da obtenção de resultados satisfatórios posteriormente. Para concluir, realizou-se a aplicação do questionário de satisfação do produto acerca da aplicabilidade do Web App. Espera-se que o jogo tenha cumprido com o objetivo e contribuído para o processo de aprendizagem de forma divertida e prazerosa.
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JOÃO PAULO FERREIRA
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CONSTRUÇÃO DE FOGUETES COM GARRAFAS PET PARA A MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (MOBFOG) DA OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA): UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA UTILIZANDO GIBI
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Orientador : RAFAEL CASTELO GUEDES MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DE ASSIS SOUSA
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GEOVANI FERREIRA BARBOSA
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RAFAEL CASTELO GUEDES MARTINS
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Data: 22/12/2020
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Os foguetes foram os veículos autônomos mais antigos que já existiram na humanidade e que, hoje, com a evolução das tecnologias e o avanço nos estudos da ciência, sobretudo na área na física, pudemos ver o crescimento na construção de foguetes modernizados, em que já possibilitaram o homem de chegar até a lua. Considerando a admiração por esses estudos, surgiu em 1988, a então Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com o propósito de fazer e incentivar à ciência nas escolas do Brasil. Com isso, esta pesquisa emergiu do interesse em levar alunos, da cidade de Rodolfo Fernandes, interior do Estado do Rio Grande do Norte, a elaborarem seus próprios foguetes com a utilização de garrafas PET e, principalmente, a produzirem seu manual. No entanto, para se chegar a esses resultados, partimos de objetivos específicos: i) aula preparatória para a prova da OBA; ii) realizar à prova da OBA e ser medalhista; iii) oficina para a construção de foguetes, utilizando o manual que apresenta no site da OBA; iv) competição interna realizada na escola, buscando um alcance horizontal que classifique para à MOBFOG, que ocorre na Barra do Piraí – RJ e v) participar da MOBFOG e ser medalhista. Em nosso trabalho, o professor será apenas o mediador do conhecimento, uma vez que, o aluno, irá despertar seu interesse pela busca e pesquisa para aprofundar seus conhecimentos. Como resultados, na prova da OBA tivemos um aluno medalhista de bronze e, uma equipe com três alunos, foram premiados com medalha de prata no MOBFOG no Rio de Janeiro.
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Os foguetes foram os veículos autônomos mais antigos que já existiram na humanidade e que, hoje, com a evolução das tecnologias e o avanço nos estudos da ciência, sobretudo na área na física, pudemos ver o crescimento na construção de foguetes modernizados, em que já possibilitaram o homem de chegar até a lua. Considerando a admiração por esses estudos, surgiu em 1988, a então Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com o propósito de fazer e incentivar à ciência nas escolas do Brasil. Com isso, esta pesquisa emergiu do interesse em levar alunos, da cidade de Rodolfo Fernandes, interior do Estado do Rio Grande do Norte, a elaborarem seus próprios foguetes com a utilização de garrafas PET e, principalmente, a produzirem seu manual. No entanto, para se chegar a esses resultados, partimos de objetivos específicos: i) aula preparatória para a prova da OBA; ii) realizar à prova da OBA e ser medalhista; iii) oficina para a construção de foguetes, utilizando o manual que apresenta no site da OBA; iv) competição interna realizada na escola, buscando um alcance horizontal que classifique para à MOBFOG, que ocorre na Barra do Piraí – RJ e v) participar da MOBFOG e ser medalhista. Em nosso trabalho, o professor será apenas o mediador do conhecimento, uma vez que, o aluno, irá despertar seu interesse pela busca e pesquisa para aprofundar seus conhecimentos. Como resultados, na prova da OBA tivemos um aluno medalhista de bronze e, uma equipe com três alunos, foram premiados com medalha de prata no MOBFOG no Rio de Janeiro.
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CLÁUDIA SOARES FEITOSA BARBOSA
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A INTERDISCIPLINARIDADE E A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COMO INCENTIVO PARA O ENSINO DE ACÚSTICA: ESTUDO DE CASO DO VIOLÃO E CAVAQUINHO
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Orientador : ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALBANO OLIVEIRA NUNES
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ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
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FRANCISCO NAIRON MONTEIRO JÚNIOR
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SUBENIA KARINE DE MEDEIROS
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Data: 28/12/2020
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Atualmente a educação vem atravessando um período de grandes transformações em virtude dos avanços científicos e tecnológicos. No entanto, as práticas escolares estão cada vez mais distantes desta realidade, por exemplo, uma das maiores dificuldades encontradas no ensino de Física, está no fato de que a Física, é vista como algo difícil e desconectada do cotidiano dos alunos. Este cenário nos tem desafiado a propor novas estratégias e metodologias educacionais que oriente as práticas pedagógicas dos docentes e permitam aos estudantes desempenhar um papel mais ativo no processo de aprendizagem. Desta forma o presente trabalho centra sua atenção na elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica, utilizando o violão e o cavaquinho como ferramentas para o ensino de acústica, onde os fenômenos sonoros são interpretados com ferramentas teóricas simples, através de uma abordagem dialógica no qual se busca explorar as interpretações expostas pelos estudantes para os fenômenos sonoros observados. Nossa pesquisa se fundamenta na Teoria sociocultural de aprendizagem do psicólogo Lev Vygotsky que explicita que o conhecimento ocorre a partir das relações sociais, seja da história ou da cultura onde o indivíduo está inserido, afirmação que corrobora com a concepção do conceituado educador brasileiro Paulo Freire. Verificamos que envolver os alunos cognitivamente na tarefa de ler o mundo pela perspectiva dos conceitos científicos presentes, particularmente associar fenômenos sonoros com situações reais do cotidiano mesclando com o uso dos instrumentos musicais, tornar o estudo da acústica mais atrativa para alunos. A natureza dialógica das atividades permitiu explorar os limites explicativos das interpretações dos alunos para os fenômenos sonoros observados de forma coletiva, cooperativa, interdisciplinar e democrática. Desenvolvendo nos estudantes mais autonomia e um pensamento crítico diante da sociedade na qual está inserido. A receptividade, motivação e interação dos alunos observados durante a realização das atividades indicam que o produto Educacional Física Música cumpriu seu objetivo de enfatizar os conceitos físicos, destacando a presença e importância dos mesmos nas situações do cotidiano.
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Atualmente a educação vem atravessando um período de grandes transformações em virtude dos avanços científicos e tecnológicos. No entanto, as práticas escolares estão cada vez mais distantes desta realidade, por exemplo, uma das maiores dificuldades encontradas no ensino de Física, está no fato de que a Física, é vista como algo difícil e desconectada do cotidiano dos alunos. Este cenário nos tem desafiado a propor novas estratégias e metodologias educacionais que oriente as práticas pedagógicas dos docentes e permitam aos estudantes desempenhar um papel mais ativo no processo de aprendizagem. Desta forma o presente trabalho centra sua atenção na elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica, utilizando o violão e o cavaquinho como ferramentas para o ensino de acústica, onde os fenômenos sonoros são interpretados com ferramentas teóricas simples, através de uma abordagem dialógica no qual se busca explorar as interpretações expostas pelos estudantes para os fenômenos sonoros observados. Nossa pesquisa se fundamenta na Teoria sociocultural de aprendizagem do psicólogo Lev Vygotsky que explicita que o conhecimento ocorre a partir das relações sociais, seja da história ou da cultura onde o indivíduo está inserido, afirmação que corrobora com a concepção do conceituado educador brasileiro Paulo Freire. Verificamos que envolver os alunos cognitivamente na tarefa de ler o mundo pela perspectiva dos conceitos científicos presentes, particularmente associar fenômenos sonoros com situações reais do cotidiano mesclando com o uso dos instrumentos musicais, tornar o estudo da acústica mais atrativa para alunos. A natureza dialógica das atividades permitiu explorar os limites explicativos das interpretações dos alunos para os fenômenos sonoros observados de forma coletiva, cooperativa, interdisciplinar e democrática. Desenvolvendo nos estudantes mais autonomia e um pensamento crítico diante da sociedade na qual está inserido. A receptividade, motivação e interação dos alunos observados durante a realização das atividades indicam que o produto Educacional Física Música cumpriu seu objetivo de enfatizar os conceitos físicos, destacando a presença e importância dos mesmos nas situações do cotidiano.
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